Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »



Como realizo o cadastro de cartões Identfid pelo CBC (Manual)?


O cartão Identfid funciona como uma chave que libera o funcionamento das bombas de combustível, possibilitando assim realizar o abastecimento nos veículos. Este produto tem como objetivo registrar e controlar a utilização das bombas. O cadastro manual dos cartões do Identfid pode ser realizado quando, por algum motivo, ocorrer algum erro no cadastro automático e deve ser realizado alguns processos, primeiramente no CBC (software de gerenciamento do aparelho da automação - concentrador), depois no Postofácil - Módulo Retaguarda e por último no PFCBI.

Como fazer?

CBC - Para cadastrar um novo cartão Identfid manualmente, o primeiro passo será executar o software gerenciador da automação no computador onde o equipamento está instalado. O PFCBI deverá estar fechado antes de abrir o CBC Manager.


Ao executar o CBC Manager, deverá ser informado o usuário Técnico Companytec e a senha:





Com o sistema gerenciador em execução, no menu principal é exibido a aba Cartões. Na tela exibida através da aba Cartões, deve ser clicado no botão Ler Cartões.





Após o término da leitura dos cartões, a inclusão do novo cartão é iniciada ao clicar no botão Incluir.




Importante:


Anotar o código hexadecimal do cartão.



Ao aproximar o novo cartão em um dos leitores instalados nas bombas, será preenchido no campo Código Identfid, o código do novo cartão. A opção a ser selecionada no campo Controle deve ser F - Controle TotalApós realizar a leitura do código do cartão e definir o tipo de controle, basta clicar no botão Gravar para que o cartão possa autorizar as venda nas bombas, mas por não haver vínculo com nenhum funcionário, as vendas realizadas com ele serão identificadas como 0 no Postofácil - Módulo PDV.


Postofácil - Módulo Retaguarda  Com o cartão devidamente registrado na automação é necessário registrar o código do cartão no cadastro do funcionário. O cadastro do cartão é realizado através do menu Cadastros  Funcionários  aba Cartão Magnético.





Após inserir os dados no cadastro, basta gravar as alterações.


PFCBI: Para que o novo cartão seja identificado pelo serviço PFCBI, é necessário verificar se o PFCBI está comunicando corretamente com o servidor. Esse teste é realizado clicando com o botão direito do mouse no PFCBI (ícone de uma engrenagem localizada ao lado do relógio do computador) e em seguida em Configurar:






Na aba Web service PFSOA deverão estar configurados os campos Endereço IP (PFSOA)PortaCNPJ deste posto. Se ao clicar no botão F2 do campo CNPJ deste posto e a empresa (o Posto) existente no banco de dados do Postofácil - Módulo Retaguarda for exibida, a comunicação com o servidor (e serviço PFSOA) estará normal, caso contrário deverá ser verificado o motivo da falha de comunicação.






Se a comunicação estiver funcionando corretamente o arquivo PFCBI.DAT (arquivo que contém os registros dos cartões identfid) será atualizado com o novo código inserido. Porém em alguns casos, essa atualização automática não ocorre, sendo necessário finalizar o PFCBI e renomear o arquivo PFCBI.dat (arquivo localizado na pasta bin do PFCBI).





       

Após renomear o arquivo e executar o PFCBI novamente, no momento em que um cartão for utilizado em um dos leitores do Identfid, um novo arquivo PFCBI.dat será criado contendo todos os registros dos cartões, inclusive o novo cartão.


Se todo o procedimento for executado corretamente, este novo cartão será identificado com o número do funcionário na venda.


Observações:


Este procedimento pode ser aplicado para um ou mais cartões de uma única vez.


  • Sem rótulos