Como realizo o cadastro de cartões Identfid pelo CBC (Manual)?


O cartão Identfid funciona como uma chave que libera o funcionamento das bombas de combustível, possibilitando assim realizar o abastecimento nos veículos. Esse produto tem como objetivo registrar e controlar a utilização das bombas. O cadastro manual dos cartões do Identfid pode ser realizado quando, por algum motivo, ocorrer algum erro no cadastro automático e deve ser realizado alguns processos, primeiramente no CBC (software de gerenciamento do aparelho da automação - concentrador) e depois no Postofácil Módulo Retaguarda, e por último no PFCBI.

Como fazer?

CBC - Para cadastrar um novo cartão Identfid manualmente, o primeiro passo será executar o software gerenciador da automação no computador onde o equipamento está instalado. O PFCBI deverá estar fechado antes de abrir o CBC Manager.


Ao executar o CBC Manager, deverá ser informado o usuário Técnico Companytec e a senha:



Com o sistema gerenciador em execução, no menu principal é exibido a aba Cartões. Na tela exibida através da aba Cartões, deve ser clicado no botão Ler Cartões.



Após o término da leitura dos cartões, a inclusão do novo cartão é iniciada ao clicar no botão Incluir.



Importante:


Anotar o código hexadecimal do cartão.



Ao aproximar o novo cartão em um dos leitores instalados nas bombas, será preenchido no campo Código Identfid (tela anterior) o código do novo cartão. A opção a ser selecionada no campo Controle deve ser F - Controle TotalApós realizar a leitura do código do cartão e definir o tipo de controle, basta clicar no botão Gravar para que o cartão possa autorizar as vendas nas bombas, mas por não haver vínculo com nenhum funcionário, as vendas realizadas com ele serão identificadas como 0 no Postofácil Módulo PDV.


Postofácil Módulo Retaguarda  Com o cartão devidamente registrado na automação é necessário registrar o código do cartão no cadastro do funcionário. O cadastro do cartão é realizado através do menu Cadastros  Funcionários  aba Cartão Magnético:



Após inserir os dados no cadastro, basta gravar as alterações.


PFCBI: Para que o novo cartão seja identificado pelo serviço PFCBI, é necessário verificar se o PFCBI está comunicando corretamente com a base de dados do caixa. Esse teste é realizado clicando com o botão direito do mouse no PFCBI (ícone de uma engrenagem localizada ao lado do relógio do computador) e em seguida em Status de comunicação:





Ao clicar na opção Status de comunicação, será apresentada uma tela indicando as configurações do serviço PFCBI:




Ao clicar no botão de atualização do status, será apresentada a situação da comunicação:




Caso apresente falha na comunicação, contate o suporte técnico.


Observações:


Esse procedimento pode ser aplicado para um ou mais cartões de uma única vez.