- No Meu Computador vá até as Opções de Pasta e Pesquisa e verifique se na aba Modo de Exibição está marcada a opção Usar assistente de Compartilhamento (Recomendado).
- Verifique se esta liberada no Firewall da máquina a opção de Compartilhamento de arquivo e impressora.
- Caso ainda não consiga efetuar o compartilhamento da pasta provavelmente o serviço Server ou Servidor está desativado na máquina, inicie o serviço.
Solução detalhada
Quando não é possível efetuar o compartilhamento da pasta C:\SistemaBig precisamos efetuar os seguintes procedimentos:
01 - Vá até o menu Iniciar do windows e selecione a opção Computador.
Figura 01 - Meu computador
02 - Clique no botão e selecione a opção Opções de pasta e pesquisa.
Figura 02 - Opções de pasta e pesquisa
03 - Verifique se na aba Modo de Exibição está marcada a opção Usar assistente de Compartilhamento (Recomendado), conforme pode ser visualizado na imagem abaixo:
Figura 03 - Modo de exibição
04 - Após efetuar este procedimento clique sobre o menu Iniciar, clique sobre Painel de Controle, selecione a opção Sistema e Segurança e logo em seguida clique em Firewall do Windows. Verifique se esta liberada no Firewall da máquina a opção de Compartilhamento de arquivo e impressora.
Figura 04 - Opções do painel de controle
05 - Caso ainda não consiga efetuar o compartilhamento da pasta provavelmente o serviço Server ou Servidor está desativado na máquina. Para verificação vá até o menu Iniciar do windows e digite na linha de comando: services.msc e dê um enter. Localize o serviço Server ou Servidor e verifique se está parado ou desabilitado e inicie o serviço.
Figura 05 - Serviço iniciado
06 - Após efetuar estes procedimentos, pode-se realizar um teste na máquina novamente.