Solução Rápida
  • No Meu Computador vá até as Opções de Pasta e Pesquisa e verifique se na aba Modo de Exibição está marcada a opção Usar assistente de Compartilhamento (Recomendado).
  • Verifique se esta liberada no Firewall da máquina a opção de Compartilhamento de arquivo e impressora.
  • Caso ainda não consiga efetuar o compartilhamento da pasta provavelmente o serviço Server ou Servidor está desativado na máquina, inicie o serviço. 


Solução Detalhada


Quando não é possível efetuar o compartilhamento da pasta C:\SistemaBig precisamos efetuar os seguintes procedimentos:


01 - Vá até o menu Iniciar do windows e selecione a opção Computador.


Figura 01 - Meu Computador


02 -  Clique no botão  e selecione a opção Opções de pasta e pesquisa.


Figura 02 - Opções de Pasta e Pesquisa


03 - Verifique se na aba Modo de Exibição está marcada a opção Usar assistente de Compartilhamento (Recomendado), conforme pode ser visualizado na imagem abaixo:


Figura 03 - Modo de Exibição


04 - Após efetuar este procedimento  clique sobre o menu Iniciar,  clique sobre Painel de Controle, selecione a opção Sistema e Segurança e logo em seguida  clique em Firewall do Windows. Verifique se esta liberada no Firewall da máquina a opção de Compartilhamento de arquivo e impressora.


     

Figura 04 - Opções do Painel de Controle


05 - Caso ainda não consiga efetuar o compartilhamento da pasta provavelmente o serviço Server ou Servidor está desativado na máquina. Para verificação vá até o menu Iniciar do windows e digite na linha de comando:   services.msc   e dê um enter. Localize o serviço Server ou Servidor e verifique se está parado ou desabilitado e inicie o serviço.


Figura 05 - Serviço Iniciado


06 - Após efetuar estes procedimentos, pode-se realizar um teste na máquina novamente.