Neste documento disponibilizamos algumas perguntas que visam auxiliar nas dúvidas e também melhor utilização da ferramenta Plugpharma.
1. O que é o Plugpharma?
O Plugpharma é uma ferramenta de apoio a Associação na gestão de informações dos seus Associados, onde é possível acompanhar as movimentações de compras e vendas realizadas pelos Associados. Além disso, os gestores poderão gerar tabloides, lista de preços e lista de produtos alternativos e disponibilizá-los aos Associados via webservice.
2. O que é e como é feito o cadastro de uma Rede Associativa?
As Redes Associativas ou Associações são compostas de lojas individuais e pequenas redes de farmácias centralizando o processo de compras visando a conquistar melhores preços e aumentar a competitividade de mercado. O cadastro da Rede Associativa é feito através da tela Associação localizada no módulo Cadastro, após salvar será gerado um código sequencial que será utilizado no cadastro de Associado e no sistema de gestão da farmácia (ERP) para efetuar as futuras comunicações entre os sistemas.
Observamos que no Plugpharma é possível cadastrar uma ou mais Associações.
3. O que é e como é feito o cadastro de um Associado?
Associado é o nome que se dá para cada uma das farmácias vinculadas a Rede Associativa. O cadastro é feito através da tela Associado localizada no módulo Cadastro, e durante o cadastro é obrigatório vincular a uma Associação. Após salvar será gerado um código sequencial que será utilizado no sistema de gestão da farmácia para efetuar as futuras comunicações entre os sistemas.
4. Como é feito o acompanhamento das transmissões dos arquivos de carga inicial e movimentação diária?
Através da tela de Transmissões, localizada em Parâmetros, é possível realizar o acompanhamento do envio das transmissões de carga inicial e movimentações diárias dos associados.
Carga Inicial: é realizada logo após efetuar a integração com o sistema de gestão dos associados, onde ocorre o envio de um arquivo que possuí dados como tipo e versão do ERP, e a data da carga inicial, desta forma é sinalizada que a integração entre o ERP e o Plugpharma foi realizada com sucesso.
Movimentação Diária: é um arquivo enviado diariamente via webservice com as movimentações de entradas e saídas do dia anterior (D-1) dos Associados. As movimentações são: compras, vendas, devoluções e cancelamentos de compra/venda.
5. No cadastro de produto existem três status, qual é a diferença entre eles?
Na movimentação diária são enviados os cadastros de produtos das lojas associadas, e no Plugpharma campo status é o controle de revisão do cadastro antes de efetivá-lo no sistema. Ou seja, após receber o arquivo o sistema verifica se existe o produto cadastrado, em caso negativo efetua o cadastro com o status “Aguardando Revisão”, que poderá ser alterado pelo usuário responsável.
Os status são:
Revisado: informa que o cadastro já passou pelo processo de revisão e que está pronto para ser utilizado em outras funcionalidades do sistema.
Aguardando revisão: aponta que o cadastro não foi revisado e que está aguardando um parecer da área responsável pelo cadastro de produtos.
Não será revisado: indica que o produto não terá manutenção pela Rede Associativa.
6. Como é processo de geração de Lista de Preços? Como ela é enviada aos Associados?
Através do programa Lista de Preços localizado no módulo Lista de Preços, é possível criar listas por: Tipo de Produtos, Fabricantes e/ou Produtos, também é permitida a inclusão de produtos utilizando a função Importar Descontos, através de um arquivo no formato .csv com uma listagem dos produtos que serão importados, somente é permitido informar produtos ativos que estejam configurados como preço controlado igual a sim.
A lista possuí três status: em criação, liberada ou cancelada, e o usuário poderá exportá-la para um arquivo no formato .csv.
Para vincular a lista a um ou mais associados, deverá acessar o cadastro de Associado, e marcar o parâmetro “Gerenciado por lista de preços” e selecionar a lista desejada no campo ao lado conforme a imagem, somente será permitido o vínculo com as listas liberadas e apenas uma por vez, após salvar a alteração a lista estará disponível via webservice para consulta.
Observamos que a lista de preços não tem um prazo de vigência, no ERP ela é renovada a cada 02 (dois) anos automaticamente.
7. Como é processo de geração de Tabloide? Como ele é enviado aos Associados?
Através do programa Tabloide localizado no módulo Tabloide, é possível criar tabloides por: Tipo de Produtos e/ou Produtos, também é permitida a inclusão de produtos utilizando a função Importar Descontos, através de um arquivo no formato .csv com uma listagem dos produtos que serão importados, somente é permitido informar produtos ativos.
O tabloide possuí três status: em criação, liberado ou cancelado, e o usuário poderá exportá-lo para um arquivo no formato .csv.
No campo tipo é possível selecionar como será o tabloide:
- Fixo: quando selecionado esse tipo informa que o tabloide gerado deverá ser importado pelo sistema de gestão e não poderá sofrer alterações pelo Associado.
- Flexível: essa opção informa que é uma sugestão de tabloide, podendo ser alterado conforme a necessidade do Associado, essas alterações são efetuadas na farmácia.
- e-Commerce: permite a geração da lista de produtos que será comercializada no e-commerce Vannon.
Para vincular a lista a uma ou mais farmácias, deverá acessar a aba Associado, e selecionar qual(is) Associados participarão da promoção, após salvar a alteração a lista estará disponível via webservice para consulta.
Observamos que o tabloide possuí o prazo de vigência, que será determinado pelos campos data inicial/final.
8. Qual é a diferença entre Tabloide Fixo e Flexível?
O tabloide pode ser gerado como fixo ou flexível, onde:
- Fixo: é uma lista promocional que será recebida pelo Associado e essa não poderá ser alterada pelo mesmo, ou seja, a farmácia deverá respeitar os preços, produtos e prazos conforme enviados pela Rede Associativa.
Flexível: é uma sugestão de lista promocional, que após recebida pelo Associado o mesmo poderá realizar alterações conforme sua necessidade.
9. Qual é a diferença entre Lista de Preços e Tabloides?
Ambas são listas de produtos com descontos a serem aplicados nas vendas, porém há diferenças tais como:
10. É possível enviar dados para Institutos de Pesquisas e demais integrações com terceiros? Quais?
Sim, o Plugpharma permite enviar dados de compras e vendas dos Associados para os Institutos de Pesquisa homologados, dentre eles:
Acode
- Nielsen
Close-UP
- IMS
Geweb
- Sigpharma
Stefanini
11. Para que serve Listas de PBM?
O PBM é uma funcionalidade que permite ao usuário informar os dados principais de funcionamento dos PBMs e também relacionar os produtos que pertencem ao benefício do PBM, as informações solicitadas são: escopo, funcionamento, aderência. A lista possuí os seguintes status: em criação, liberada e cancelada.
Após salvar é possível vincular a Lista PBM aos associados, através do programa Gerenciar PBM/Associados, e após importadas pelos sistemas de gestão, ao efetuar as vendas será apresentada uma mensagem informativa ao usuário sobre o PBM.
12. Como são atualizadas as listas de preços oficiais?
O Plugpharma possibilita ao usuário importar a lista de preços oficiais, através do programa Preço Oficial, localizado no módulo Parâmetros.
Na aba Importação, o usuário deve selecionar qual lista será da Guia da Farmácia ou Plugpharma e selecionar o arquivo a ser importado e pressionar o botão importar. Após, a importação deve acessar a aba Processamento que apresentará a lista dos produtos que serão atualizados através dos filtros: lista, grupo principal, variação, produto, nessa lista o usuário poderá marcar quais produtos deseja atualizar ou através do campo “Atualizar” e posteriormente clicar em “Processar”.
E, na aba Backup/Restauração possibilita o usuário de restaurar os preços alterados pela atualização.