- Criado por Lidiane Malacarne, última alteração por Fernando Simoes em nov 24, 2023
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Através da funcionalidade de Cadastro de Produtos, localizada no menu Cadastro > Produtos, é possível pesquisar pelos produtos cadastrados, cadastrar novos produtos e realizar manutenções nos existentes.
A partir da versão 2.27 foram implementadas melhorias para permitir o acesso a cadastros adicionais a partir do cadastro de produtos sem forçar o abandono da interface ou interrupção da operação pelo usuário para que o cadastro complementar seja realizado.
Os cadastros complementares se encontram nas opções: Princípio ativo, Fabricante do produto, Linha, Família, Categoria, Apresentação e Fornecedores.
Permissões
O sistema permite que sejam realizadas configurações por usuário/filial para cada funcionalidade.
Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o menu Configuração > Controle de Acesso no Retaguarda.
Identifique o perfil de usuário que deseja configurar e clique no botão para abrir a tela de Editar Controle de Acesso.
Figura 01 - Controle de Acesso
Opções do Cadastro de Produtos
Informações Principais
Após habilitar a permissão de usuário, é possível criar ou editar um cadastro de produto através da tela de cadastro no menu Cadastro > Produto > Criar Novo.
Nessa tela serão solicitadas as informações principais do produto.
Figura 02 - Cadastro de Produto
São mostrados os campos para preenchimento:
- Código - Exibe o código interno do cadastro, que é gerado automaticamente ao salvar o novo cadastro;
- Código de barras - Exibe o código de barras do produto;
- Descrição - Exibe a descrição (nome) do produto;
- Situação - São mostradas as opções Ativo, inativo ou bloqueado;
O sistema permite cadastrar mais de um código de barras por produto e efetuar configurações adicionais.
Após informar o código de barras no cadastro do produto, clique em para abrir a tela de Código de Barras.
Figura 03 - Código de Barras
O código informado na tela principal será previamente cadastrado.
Para informar outros código de barras vinculados, preencha os campos:
- Código de barras - Informe o código de barras do produto;
- Enviar NF-e - Se a opção marcada for Sim, o código de barras será informado no XML da nota. Se a opção marcada for NÃO, será informado SEM GTIN;
Por padrão todos os produtos serão identificados como SIM, quando o código de barras informado for válido em sua composição (prefixo e dígito verificador).
Se, na emissão da nota ocorrer as rejeições de GTIN deverá acessar o Cadastro de Produto e alterar o código de barras para não enviar, e após isso reprocessar a nota para autorização através da tela de Saídas (Movimentação).
Caso queria excluir um código de barras, posicione o mouse na linha desejada e clique em .
O Código de Barras é a representação gráfica, em barras claras e escuras, representando uma sequência de números e/ou letras utilizadas para identificar um produto.
Figura 04 - Representação Código de Barras
O GTIN - Global Trade Item Number, é um identificador que é aplicado aos produtos e controlado pela GS1. Os GTINs, anteriormente chamados de códigos EAN, são atribuídos para qualquer item (produto ou serviço).
E, o EAN - European Article Number (inglês) ou Numeração Europeia de Artigos (português), ou seja, é o GTIN e também popularmente conhecido como código de barras.
Informações do Produto
A aba Informações do Produto possibilita ao usuário informar dados adicionais no cadastro.
Figura 05 - Informações do Produto
No campo , informe o tipo de produto entre:
- Não medicamento - Para produtos comercializados pela farmácia e que não são classificados como medicamentos, como por exemplo: cremes, tinturas, entre outros;
- Medicamento - Para indicar que o produto é um medicamento. Quando selecionada, apresentará os campos para indicação do tipo e classe terapêutica;
Em , informe se o produto é classificado como:
- Mercadoria para Revenda;
- Matéria-prima;
- Embalagem;
- Produto em Processo;
- Produto Acabado;
- Subproduto;
- Produto Intermediário;
- Material de Uso e Consumo;
- Ativo Imobilizado;
- Serviços;
- Outros Insumos;
- Outras;
Caso seja selecionado o produto como Medicamento é preciso realizar as configurações de:
- Selecione entre as opções:
- Outras (Caso o produto não seja controlado pela ANVISA);
- Antimicrobiano;
- Sujeito a Controle Especial;
As opções Antimicrobiano e Sujeito a Controle Especial, habilitam novos campos para configurações necessárias de controle da ANVISA, para mais informações sobre essas parametrizações clique aqui.
- Identifique se o item é:
- Referência;
- Genérico;
- Similar;
- Outros;
No camposão exibidas opções de escolha e a possibilidade de cadastramento de um novo princípio ativo na opção .
Ao clicar nessa opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:
Figura 06 - Cadastrar Princípio Ativo
Os campos Tipo de atributo e Código virão preenchidos de acordo com o produto cadastrado e os seguintes campos deverão ser preenchidos de forma manual:
- Princípio ativo;
- Risco gravidez;
- Posologia;
- Indicações de produtos;
- Contra indicações;
- Efeitos colaterais;
Após preencher as informações, clique em .
As opções do princípio ativos também podem ser cadastradas através da funcionalidade Atributos do Produto, localizada no menu Cadastro > Atributos de Produtos.
O campo possibilita ao usuário cadastrar as quantidades utilizadas no fracionamento dos itens na entrada de mercadorias e precificação.
No campo selecione o tipo de unidade utilizada na dispensação das mercadorias no PDV do Linx Farma Cloud.
Informe o do item, e caso não possua, clique na opção Isento.
Selecione o através da pesquisa pelo Nome, Código ou CNPJ. É possível cadastrar um novo fabricante através da opção .
Ao clicar nessa opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:
Figura 07 - Cadastrar Fabricante
A tela conta com os campos para preenchimento:
- Código - Que já vira preenchido;
- Nome - Nome do fabricante;
- CNPJ - CNPJ do fabricante;
- Situação - Ativo ou Inativo;
Após preencher as informações, clique em .
Através do campoé possível definir se o item exigirá ou não conferência por filial.
Clicando na opção, será aberta a tela para filtrar por filial.
Figura 08 - Filtrar Por Filial - Conferência de itens na pré-venda ou venda
Selecione as filiais que não exigirão a conferência do item durante a dispensação, ou seja, quando a filial estiver:
- Marcada - Permite inserir o item na fita detalhe via busca pela descrição na Consulta Rápida e na Pesquisa por Produtos;
- Desmarcada - Permite consultar os itens, mas somente poderá incluir na fita detalhe pela digitação ou leitura do código de barras;
Ainda na aba Informações do Produto, a seçãopermite que o usuário mantenha o cadastro do produto conforme a organização física da loja, em níveis não hierárquicos.
Figura 09 - Atributos
A seção conta com as opções:
- Utilizado para classificar o produto em um grupo comum, não vinculado a outra linha.
Por exemplo
Sabonete, Shampoo, Genérico controle especial, Genérico Antimicrobiano.
É possível cadastrar uma nova linha através da opção .
Ao clicar na opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:
Figura 10 - Cadastrar Linha
A tela conta com os campos para preenchimento:
- Tipo de atributo - Já virá preenchido;
- Código - Já virá preenchido;
- Linha do produto - Informe a linha do produto que deseja cadastrar como parâmetro;
- Sigla - Informe a sigla do produto que deseja cadastrar como parâmetro;
- Classificação da linha de produto - Escolha entre Não definido, Medicamento e Não medicamento;
- Opções de marcação - Linha não participa de indicadores; Linha participa de precificação; Linha não participa do mix e Linha não faz parte da abertura de balanço de inventário;
Após preencher as informações, clique em .
- Classifica o produto em um grupo comum de tipo de Produto, e também utilizado para definir margem de lucro desejável de Preço de venda.
Por exemplo
Higiene, Genérico. É possível cadastrar uma nova categoria através da opção .
Ao clicar na opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:
Figura 11 - Cadastrar Categoria
A tela conta com os campos para preenchimento:
- Tipo de atributo - Já virá preenchido;
- Código - Já virá preenchido;
- Categoria do produto - Informe a categoria do produto que deseja cadastrar como parâmetro;
- Departamento - Selecione o departamento;
Após preencher as informações, clique em .
Em é possível inserir , ou seja, lembretes ou avisos que serão apresentados durante a dispensação dos produtos no PDV do Linx Farma Cloud.
Quando está sendo realizando o cadastro de um novo produto, após clicar em serão habilitadas as demais abas do Cadastro de Produto.
SNGPC
Caso o produto cadastrado seja classificado como Antimicrobiano ou Sujeito a controle especial, a seçãoserá habilitada e deverão ser cadastradas algumas informações adicionais que serão utilizadas nas movimentações e também nos relatórios que são enviados à ANVISA e VISA.
Figura 12 - SNGPC
Nessa tela, os campos que possuem o ícone contém informações essenciais para os relatórios da Vigilância Sanitária.
Informe o e a .
Escolha oexigido na comercialização do item entre as opções:
- Receita de controle especial em 2 vias (Branca);
- Notificação de Receita B (Notificação Azul);
- Notificação de Receita Especial (Branca);
- Notificação de Receita A (Notificação Amarela);
- Receita Antimicrobiano em 2 vias;
No campo o usuário deve informar qual é a forma da dispensação do produto perante a ANVISA entre as opções: Caixa ou Frascos.
No campo , informe a lista a qual o produto pertence.
A opção Produto inconsistente na ANVISA possibilita a identificação dos produtos que possuem alguma inconsistência.
No entanto, quando essa configuração estiver marcada, o item não será enviado para os relatórios de movimentação do SNGPC e balanços da vigilância sanitária.
No campoé exibido o formato da apresentação do Item. Exemplo: 500mg, 200mg, essa informação é utilizada nos relatórios que são gerados para ANVISA. É possível cadastrar uma nova apresentação através da opção.
Ao clicar na opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:
Figura 13 - Cadastrar Apresentação
A tela conta com os campos para preenchimento:
- Tipo de atributo - Já virá preenchido;
- Código - Já virá preenchido;
- Apresentação do produto - Informe a apresentação do produto que deseja cadastrar como parâmetro;
Após preencher as informações, clique em .
Preço
Na aba Preço é possível visualizar os preços praticados para o produto.
Figura 14 - Preço
O checkbox deve ser marcado em produtos que possuem o preço máximo ao consumidor controlado.
Marque a opção de quando os produtos são dispensados fracionados e para a correta precificação dos itens.
O campo é utilizado para precificação dos itens que são agrupados por família.
Por exemplo
Esmaltes do Fabricante XYZ.
É possível cadastrar uma nova família de preços através da opção .
Ao clicar na opção, será aberta a tela para realizar o cadastro:
Figura 15 - Cadastrar Família
A tela conta com os campos para preenchimento:
- Tipo de atributo - Já virá preenchido;
- Código - Já virá preenchido;
- Família do produto - Informe a família do produto que deseja cadastrar como parâmetro;
Após preencher as informações, clique em .
Para simular e, ou aplicar um novo preço de venda o usuário conta com recurso , o qual possibilita visualizar os valores atuais e simular em tela novos valores.
Ao clicar na opção, será aberta a tela Formar Preço de Venda:
Figura 16 - Formar Preço de Venda
Informe os valores abaixo e clique em .
- Novo Preço de Custo;
- Novo Índice Markup;
- Novo Preço de Venda;
- Novo Valor de lucro;
- Nova % Margem de Lucro;
O preço de custo é definido pela Entrada de mercadoria, o qual gera o um rastro e pode ser consultado na ação .
Quando o produto estiver marcado como PMC controlado, será apresentado o Preço Máximo ao Consumidor no campo PMC.
Tributos
A aba Tributos permite ao usuário inserir os dados tributários durante o processo de cadastro de um novo produto.
O usuário deverá salvar o cadastro, desta forma, se a farmácia possuir integração com o Gestor Tributário o sistema fará a consulta automaticamente.
Figura 17 - Tributos
É possível consultar o gestor tributário clicando no botão .
Também é possível cadastrar manualmente preenchendo as informações na seção :
- ;
- ;
- (Negativa, Positiva ou Neutra);
- ;
- ;
- Opção;
Para que a consulta automática seja realizada, é importante que os dados de endereço do Cadastro de Filial estejam informados corretamente.
Na seção , selecione a da filial e o , conforme a opção selecionada os campos serão habilitados:
Figura 18 - ICMS/FCP
- - Informe o percentual de ICMS;
- -Informe o percentual de Fundo de Combate a Pobreza, se houver;
- - Nesse campo deve ser informado o percentual da Redução de Base ICMS, habilitado para o CST 20;
- - Nesse campo deve ser informado o percentual de isenção;
- - Informe o % ICMS que será aplicado na venda do cupom Fiscal. Essa informação é utilizada em vendas SAT, pois não não tem campo para Redução, sendo necessário aplicar o % ICMS Final após redução.
- - Nesse campo deve ser informado o código do benefício fiscal;
- e - Conforme a opção de CST selecionada esses campos serão preenchidos automaticamente, podendo ser alterados caso necessário;
Em seguida clique em para incluir o registro, se necessário editar alguma informação, clique na linha desejada e os dados serão recarregados nos campos acima.
Na seção preencha as informações:
Figura 19 - PIS/COFINS
- - Escolha entre as opções disponíveis;
- - Escolha entre as opções disponíveis;
- - Será preenchido de acordo com as informações anteriores;
Ao clicar no símbolo será aberta a tela de Percentual aplicado ao PIS e COFINS.
Figura 20 - Percentual Aplicado ao PIS e COFINS
Em caso de dúvidas sobre as informações fiscais, entre em contato com o Contador da loja.
Caso houver interesse na integração com o Gestor Tributário, entre em contato com a nossa equipe Comercial.
Fornecedores
Na aba Fornecedores é possível configurar o código do produto aplicado pelo fornecedor na nota de compra, para facilitar a importação quando no XML fornecedor não possui código de barra.
Figura 21 - Fornecedores
Caso na Entrada de mercadoria não esteja configurado o código de barra, o sistema consegue ver o código interno para qual cadastro de produto está configurado para importar.
Também pode ser definido uma fração específica para o fornecedor caso o fornecedor trabalhe com fração diferente do praticado no mercado.
Na seção preencha os campos:
- - Selecione o fornecedor. É possível cadastrar um novo fornecedor ao clicar no botão;
- - Informe o código do produto;
- - Insira a quantidade fração/caixa;
- - Ativo ou Inativo;
Em seguida clique em para incluir o registro, se necessário editar alguma informação, clique na linha desejada e os dados serão recarregados nos campos acima.
Estoque
Descontos
Através da aba Descontos é possível visualizar as Listas de Descontos no qual o produto selecionado está vinculado.
Figura 23 - Descontos
Na seção é possível consultar as informações abaixo de acordo com a Filial selecionada:
- ;
- ;
- ;
- ;
- ;
Uso Contínuo
Na aba Uso Contínuo possibilita ao usuário a configurar quais são as filiais que solicitarão informações de uso contínuo na dispensação do produto selecionado.
Figura 24 - Uso Contínuo
Na seção é possível configurar as Filiais desejadas entre Inativo ou Ativo.
E ao clicar em o sistema direcionará para a funcionalidade de Configurações de Uso Contínuo.
Manutenção
Consulta de Produtos
Através do campo de pesquisa localizado na tela inicial do Cadastro de Produto é possível pesquisar por código interno, código de barras (EAN) ou descrição do produto.
Figura 25 - Produtos
Pela descrição é possível combinar a pesquisa, basta informar as palavras e clicar em , ou também pesquisar pelos produtos que contenham as palavras informadas marcando o parâmetro .
Ao clicar em habilitará os campos de pesquisa por: linha, categoria, fabricante, princípio ativo, classe terapêutica, listas (SNGPC), unidade de medida (SNGPC) e tipo de receituário (SNGPC).
Para cadastrar um novo produto clique em .
Manutenção de Produtos
Selecione o produto desejado clique em , então abrirá o cadastro para que sejam realizados os ajustes necessários.
Figura 26 - Manutenção
Se o cadastro do produto estiver incompleto, ou seja, sem o preenchimento de informações obrigatórias, ao abrir o cadastro, o mesmo será identificado com um aviso de Cadastro Incompleto e os campos incompletos serão mostrados em vermelho.
É de suma importância que o cadastro do produto esteja completo para realizar as movimentações de entrada e saída.
É possível realizar alterações em lote dos produtos cadastrados através do botão .
- Sem rótulos