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Desenvolvimento   Millen-32085_21125_29893_29717 – Integração Correios – Rastreio via API Rest
Release                    104
Versão                      5
Autor                       Jaciara Silva

Processo: Logística

Nome do Processo: Expedição

Motivação

Possibilitar a consulta de rastreio das entregas realizadas por meio da integração entre o e-Millennium e a empresa de Correios, utilizando a nova tecnologia disponibilizada, que possibilita maior agilidade e rapidez nos processos de consultas.
Para liberação dos serviços contratados com os correios, o cliente deverá acessar a plataforma e logar com seu usuário e senha (fornecidos pelo correio).
O serviço poderá ser utilizado por uma filial única ou por várias filiais da empresa ao mesmo tempo, desde que devidamente configuradas no sistema, com seus usuários e as respectivas senhas.

Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.

Parâmetros

Instalar os módulos millenium!gf_correios_api.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais\Correios API:

  • Preencher o parâmetro Transportadora Utilizada no Busca CEP


Em Logística, incluir os cadastros de:

  1. Tipos de Frete, em Estoque\Cadastros;
  2. Transportadoras, em TMS\Cadastros
  • Na guia Geral, preencha os dados de identificação;
  • Na guia Frete e Seguro, preencher os preços dos fretes, de acordo com os tipos de frete cadastrados.
    • Ligar o parâmetro Calcular pelo Peso Cubado
    • Ligar o parâmetro Gateway de Frete
    • No campo Módulo, selecione a opção Correios API (necessário para habilitar a aba contendo os campos de acesso ao gateway)
    • Preencher os dados do SIGEP
  • Na guia Correios API, preencher os campos com os dados para acesso:
    • Usuário API
    • Senha API
    • Ambiente API, selecione a opção Homologação, para realização de testes, ou Produção, para envios de fato.
    • Empresa
    • Serviço de Consultas (mesmo tendo contrato com os dois serviços selecione um deles). Porém, se houver contratado apenas um dos tipos, selecione corretamente, caso contrário o e-Millennium não poderá acessar os serviços no sistema do correio.)
    • Cartão postagem (Se for apenas uma filial utilizando o serviço)
    • Preencher a tabela de cartões de postagem (Se forem várias filiais utilizando o serviço ao mesmo tempo)


Entradas

Preenchimento automático pelo CEP

No cadastro de clientes do e-Millennium, ao consultar o CEP via Web, alguns campos do endereço serão preenchidos pelo próprio sistema, agilizando a tarefa de preenchimento dos dados do cliente.
Em Vendas\Cadastros\Clientes:

  • Clique no botão + para expandir;
  • Ligar o parâmetro Faz a Consulta na Web;
  • Preencha o campo Consulta Cep;
  • Tecle Enter;


Após teclar Enter, o sistema fará a consulta no servidor dos correios utilizando os dados informados e preencherá automaticamente os campos:

  • País
  • Estado
  • Cidade
  • Bairro
  • endereço


Busca Automática de Serviço
Para que o sistema liste automaticamente todos os serviços disponíveis para a empresa, é necessário ter um contrato de prestação junto ao Correios.

Atenção! Não serão listados todos os serviços que os Correios oferecem, na tela serão listados somente aqueles que a empresa tem contratados.

Em Logística\Estoque\Cadastros:

  • Selecione Tipos de Frete;
  • No campo Código Sigep, selecione o serviço contratado para o tipo de frete.


Geração de Dígito de Etiqueta
A numeração poderá ser gerada manualmente, como veremos a seguir, e informada no embarque do pedido de venda, ou poderá ser enviada pelo correio no momento do faturamento do pedido.
Em Logística\TMS\Cadastros\Sequência de Números dos Correios:

  • Acesse o link Outras Funções
  • Incluir Sequência
  • Preencha os campos:

Filial (este campo não é de preenchimento obrigatório, porém se a empresa tiver contratação de serviços com os correios por filial, seria interessante selecionar a filial, para que fique vinculada ao número gerado)
Tipo de Frete
Número Inicial
Número Final

  • Executar, após preencher os campos.
  • Volte a tela inicial e faça uma busca, para visualizar os números gerados.

Inclusão de pedido de venda com frete dos correios
Em Vendas\Pedido de Venda:

  1. Preencha as informações do cabeçalho do pedido;
  2. Preencha os produtos no grid;
  3. Selecione a condição de pagamento;
  4. Preencha os campos Transportadora e Tipo de frete, selecionando o gateway e o tipo de frete a ser despachado (e que deverá estar selecionado no grid de tipos de frete, no cadastro da transportadora).


  1. No campo Valor Frete, clique na lupa para acionar a consulta no gateway e visualizar as opções de fretes disponíveis para o tipo de frete informado.
  2. Será exibida uma listagem com as transportadoras e os tipos de frete, para ser selecionado e lançado no pedido de venda.


Na tela também é possível visualizar o valor do frete por produto e um histórico dos valores enviados pelo gateway, clicando no botão Memória de Cálculo.

  1. Clique no botão Selecionar Transportadora, para lançar o frete selecionado na tela do pedido. Observe que o sistema assume a transportadora, o tipo de frete, preenche o valor do frete e liga o parâmetro Informar Valor do Frete.

Faturamento do pedido de venda informando número de rastreio para consulta
Durante a operação de faturamento, também é possível consultar a numeração das etiquetas de embarque diretamente no site dos correios. Para que isso ocorra, será necessário configurar o evento para que faça a consulta ao site:

  • Selecionar o evento;
  • Acessar a guia Logística;
  • Ligar o parâmetro Emitir Etiquetas;
  • Selecione a impressora
  • Selecione o arquivo com o logotipo a ser impresso na etiqueta, se houver.


Atenção! Para que a numeração das etiquetas seja feita durante a movimentação, não pode haver numerações geradas manualmente.
Em Venda\Movimentações, ao faturar o pedido de venda:

  • Preencha a Tabela de Caixas, informando o número de rastreio recebido do correio;
  • Efetive.


Inclusão de Embarque
Em Logística\Expedição\Embarque:
Incluir Embarque;
Na guia Geral, preencher os campos da tela;

Na guia Itens do Embarque, selecione as notas a serem incluídas no embarque e efetive.

Validações e Saídas

Rastreio SRO
Após o status dos embarques estarem atualizados para CONCLUÍDOS, eles serão enviados para os correios e poderão ser rastreados pela empresa ou pelo cliente.
Em Vendas\Pedido de Venda:

  • Faça uma busca e selecione o pedido a ser consultado;
  • No link Ações, selecione a opção Rastreio SRO.


  • Sem rótulos