Desenvolvimento Millen-32085_21125_29893_29717 – Integração Correios – Rastreio via API Rest
Release 104
Versão 5
Autor Jaciara Silva
Processo: Logística
Nome do Processo: Expedição
Motivação
Possibilitar a consulta de rastreio das entregas realizadas por meio da integração entre o e-Millennium e a empresa de Correios, utilizando a nova tecnologia disponibilizada, que possibilita maior agilidade e rapidez nos processos de consultas.
Para liberação dos serviços contratados com os correios, o cliente deverá acessar a plataforma e logar com seu usuário e senha (fornecidos pelo correio).
O serviço poderá ser utilizado por uma filial única ou por várias filiais da empresa ao mesmo tempo, desde que devidamente configuradas no sistema, com seus usuários e as respectivas senhas.
Atenção! Este recurso não acompanha a versão do sistema. Para utilizá-lo, solicite aos nossos consultores que forneçam o módulo para instalação. Caso você não consiga fazer a instalação, entre em contato com nosso departamento comercial e solicite a visita de um consultor.
Parâmetros
Instalar os módulos millenium!gf_correios_api.minst. Para informações sobre como fazer a instalação de módulos no e-Millennium acesse o Manual de instalação de módulos no e-Millennium.
Em Utilitários\Administrador\Configurações Gerais\Correios API:
- Preencher o parâmetro Transportadora Utilizada no Busca CEP
Em Logística, incluir os cadastros de:
- Tipos de Frete, em Estoque\Cadastros;
- Transportadoras, em TMS\Cadastros
- Na guia Geral, preencha os dados de identificação;
- Na guia Frete e Seguro, preencher os preços dos fretes, de acordo com os tipos de frete cadastrados.
- Ligar o parâmetro Calcular pelo Peso Cubado
- Ligar o parâmetro Gateway de Frete
- No campo Módulo, selecione a opção Correios API (necessário para habilitar a aba contendo os campos de acesso ao gateway)
- Preencher os dados do SIGEP
- Na guia Correios API, preencher os campos com os dados para acesso:
- Usuário API
- Senha API
- Ambiente API, selecione a opção Homologação, para realização de testes, ou Produção, para envios de fato.
- Empresa
- Serviço de Consultas (mesmo tendo contrato com os dois serviços selecione um deles). Porém, se houver contratado apenas um dos tipos, selecione corretamente, caso contrário o e-Millennium não poderá acessar os serviços no sistema do correio.)
- Cartão postagem (Se for apenas uma filial utilizando o serviço)
- Preencher a tabela de cartões de postagem (Se forem várias filiais utilizando o serviço ao mesmo tempo)
Entradas
Preenchimento automático pelo CEP
No cadastro de clientes do e-Millennium, ao consultar o CEP via Web, alguns campos do endereço serão preenchidos pelo próprio sistema, agilizando a tarefa de preenchimento dos dados do cliente.
Em Vendas\Cadastros\Clientes:
- Clique no botão + para expandir;
- Ligar o parâmetro Faz a Consulta na Web;
- Preencha o campo Consulta Cep;
- Tecle Enter;
Após teclar Enter, o sistema fará a consulta no servidor dos correios utilizando os dados informados e preencherá automaticamente os campos:
- País
- Estado
- Cidade
- Bairro
- endereço
Busca Automática de Serviço
Para que o sistema liste automaticamente todos os serviços disponíveis para a empresa, é necessário ter um contrato de prestação junto ao Correios.
Atenção! Não serão listados todos os serviços que os Correios oferecem, na tela serão listados somente aqueles que a empresa tem contratados.
Em Logística\Estoque\Cadastros:
- Selecione Tipos de Frete;
- No campo Código Sigep, selecione o serviço contratado para o tipo de frete.
Geração de Dígito de Etiqueta
A numeração poderá ser gerada manualmente, como veremos a seguir, e informada no embarque do pedido de venda, ou poderá ser enviada pelo correio no momento do faturamento do pedido.
Em Logística\TMS\Cadastros\Sequência de Números dos Correios:
- Acesse o link Outras Funções
- Incluir Sequência
- Preencha os campos:
Filial (este campo não é de preenchimento obrigatório, porém se a empresa tiver contratação de serviços com os correios por filial, seria interessante selecionar a filial, para que fique vinculada ao número gerado)
Tipo de Frete
Número Inicial
Número Final
- Executar, após preencher os campos.
- Volte a tela inicial e faça uma busca, para visualizar os números gerados.
Inclusão de pedido de venda com frete dos correios
Em Vendas\Pedido de Venda:
- Preencha as informações do cabeçalho do pedido;
- Preencha os produtos no grid;
- Selecione a condição de pagamento;
- Preencha os campos Transportadora e Tipo de frete, selecionando o gateway e o tipo de frete a ser despachado (e que deverá estar selecionado no grid de tipos de frete, no cadastro da transportadora).
- No campo Valor Frete, clique na lupa para acionar a consulta no gateway e visualizar as opções de fretes disponíveis para o tipo de frete informado.
- Será exibida uma listagem com as transportadoras e os tipos de frete, para ser selecionado e lançado no pedido de venda.
Na tela também é possível visualizar o valor do frete por produto e um histórico dos valores enviados pelo gateway, clicando no botão Memória de Cálculo.
- Clique no botão Selecionar Transportadora, para lançar o frete selecionado na tela do pedido. Observe que o sistema assume a transportadora, o tipo de frete, preenche o valor do frete e liga o parâmetro Informar Valor do Frete.
Faturamento do pedido de venda informando número de rastreio para consulta
Durante a operação de faturamento, também é possível consultar a numeração das etiquetas de embarque diretamente no site dos correios. Para que isso ocorra, será necessário configurar o evento para que faça a consulta ao site:
- Selecionar o evento;
- Acessar a guia Logística;
- Ligar o parâmetro Emitir Etiquetas;
- Selecione a impressora
- Selecione o arquivo com o logotipo a ser impresso na etiqueta, se houver.
Atenção! Para que a numeração das etiquetas seja feita durante a movimentação, não pode haver numerações geradas manualmente.
Em Venda\Movimentações, ao faturar o pedido de venda:
- Preencha a Tabela de Caixas, informando o número de rastreio recebido do correio;
- Efetive.
Inclusão de Embarque
Em Logística\Expedição\Embarque:
Incluir Embarque;
Na guia Geral, preencher os campos da tela;
Na guia Itens do Embarque, selecione as notas a serem incluídas no embarque e efetive.
Validações e Saídas
Rastreio SRO
Após o status dos embarques estarem atualizados para CONCLUÍDOS, eles serão enviados para os correios e poderão ser rastreados pela empresa ou pelo cliente.
Em Vendas\Pedido de Venda:
- Faça uma busca e selecione o pedido a ser consultado;
- No link Ações, selecione a opção Rastreio SRO.











