A tela consiste basicamente em criar um pedido comum, porém nesse caso com a sua distribuição já destacada, para um processo em que o que conta é o volume e não a caixa do produto individual;
1.PEDIDO DE COMPRAS NOVO
Ela está localizada no menu COMPRAS > PEDIDO DE COMPRAS (NOVO)
Após abrir o menu a tela apresentada será conforme a do print abaixo:
No campo Status será possível apontar o status do pedido que deseja que são: pré-pedidos, pré-pedidos gerados, abertos, conferidos, baixados, distribuídos, cancelados, substituídos.
A filtragem poderá ser feita por Empresa, selecionando no campo empresa a desejada, assim como marca e representante.
Os filtros “Pedido Fornecedor”, “Palavras-Chave” são filtros específicos que podem ser feitos a partir do momento que o pedido é criado, nele é possível apontar essas informações para facilitar a busca posteriormente.
O “Código do Pedido” é selecionado de forma automática a partir do momento que ele for criado.
Os filtros de data (Data da Compra, Previsão de Entrega e Período de Agendamento) também podem ser feitos de acordo com o que foi criado no pedido assim como os tipos de compra.
2. NOVO PRÉ PEDIDO DE COMPRA
Para criar um pedido de compra é necessário clicar em Novo pré-pedido ou teclar F3.
Na aba Início/Fim do Pedido é possível informar todos os dados a fim de iniciar o processo de criação de Pedido.
A tela permite que você cadastre todas as informações conforme mencionado anteriormente como, Pedido Fornecedor, Previsão, Palavra-Chave, Marca, Fornecedor, Grade, Representante, Contato Fábrica, Transportadora, Frete, parcelamento, Markup e Descontos.
Também é possível apontar se o tipo de compra é para as lojas ou para o CD.
Na ultima atualização versão 7.117.20 incrementamos:
- Captura das informações do cadastro do fornecedor.
Quando as informações estão previamente cadastradas no cadastro do fornecedor elas serão exportadas automaticamente na tela de pedido de compra (novo) e os campos ficaram sem a possibilidade de edição.
Caso o contrário os campos ficam abertos para edição.
Na aba de produtos é possível selecionar o produto, grade e distribuição.
Nessa tela é possível apontar quais produtos serão colocados no pedido, quais grades do produto vão e para qual a empresa será apontada.
Após o processo for concluído e salvo, o pedido será gerado.
Na ultima atualização versão 7.117.20 incrementamos:
- A possibilidade de utilizar o múltiplos preços para o pedido de compra.
- A possibilidade de repetir a grade selecionada ao adicionar novos itens pode ser utilizado o atalho ALT + G para ativar a funcionalidade.
3. PEDIDOS ABERTOS , CONFERIDOS E DISTRIBUIDOS.
3.1. PEDIDOS ABERTOS
Após o pedido ser gerado é necessário, dentro dos processos padrões das lojas Itapuã é necessário realizar uma conferencia de mercadoria.
Isso é feito através de uma contagem de volume e produtos, a operação do CD utiliza aparelhos de conferencia infravermelhos onde eles bipam primeiramente os VOLUMES e depois os PRODUTOS.
A conferencia inicia bipando a chave da nota, e ao iniciar a validação disso no sistema é bipado essa chave para fazer a comparação.
Ao Clicar em ver volumes é possível verificar com mais riquezas de detalhes o conteúdo do volume.
Ao clicar em concluir o sistema solicita confirmação da ação e modifica o status para CONFERIDO.
3.2. PEDIDOS CONFERIDOS
Ao finalizar a conferencia o status vai mudar e no menu irá liberar mais duas opções.
4 - Lançar nota fiscal, funciona da mesma maneira de que o menu COMPRAS>LANÇAMENTOS DE NOTAS, a tela foi reaproveitada aqui para dar agilidade ao processo.
5 - Gerar Transferências, funciona para realizar as transferências de acordos com o que foi determinado no pedido inicial.
Imagem abaixo ilustra o apontamento das empresas no pré-pedido
Ao clicar em 5 - Gerar Transferências > 1 - Gerar Transferências, o sistema gera automaticamente as transferências e ao clicar em 2 - Salvar as transferências , as transferências ficam salvas na tela ''Distribuição (novo)'' e o pedido e modificado para o status distribuído.
4. DISTRIBUIÇÃO (NOVO)
A tela de Distribuição fica no menu COMPRAS > DISTRIBUIÇÃO (NOVO) e nela é possível realizar a emissão de todas as transferências simultaneamente.
Ao selecionar o menu a tela da imagem abaixo será apresentada e nela é possível localizar as transferências de varias formas, (Status da transferências, destinatário, transportadora, nota fiscal, serie, pedido de compra ,data da geração, data de coleta)
OBS : O pedido de compra é o mais comum de ser utilizado nessa etapa.
Ao localizar as transferências, basta seleciona-las e transmiti-las.