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Sumário

1. Conceito

Este guia tem por objetivo orientar sobre os procedimento para criação, alteração, inativação e exclusão de formas de pagamento no retaguarda Linx Empório.

1.1 Glossário

“aspas” = Faz referência a uma mensagem do sistema ou um processo dentro do sistema.
Itálico = Faz referência a uma tela, coluna, linha, aba.
<divisa> = Faz referência a uma tecla no teclado, um botão virtual, nome genérico de um arquivo
 > = Faz referência a uma sequência de ações/cliques dentro do sistema.
Negrito = Faz referência a uma palavra ou trecho de muita relevância, um campo, uma guia, filtros ou seção.
Link = Referencia uma página no Share.

2. Premissas

Possui perfil de acesso liberado para acesso ao menu Cadastros → Financeiro Formas de pagamento. 

3. Funcionalidades

  • Acesso o site do Estabelecimento desejado (ex: xxx.linxemporio.com.br);
  • Após efetuar o login, acesse o menu lateral esquerdo em Cadastros -> Financeiro -> Formas de pagamento.

Na tela inicial será exibido a pesquisa com todas as formas de pagamento previamente cadastradas e seu status. Em todos os sites já existem uma carga inicial de formas de pagamento INTERNAS como Dinheiro, Crédito, Débito , Boleto, entre outras, Os registros internos não permitem alteração/exclusão e apenas seu status pode ser alterado.

       


3.1. Criação de forma de pagamento

Para criar novas forma de pagamento o usuário deve acessar a opção de incluir, disponível na lateral direita:


Deve ser definido um nome para a nova forma de pagamento e selecionado  um tipo, exemplo VALE:

Após preenchida a descrição, desmarcar a opção de Considerar esta forma de pagamento no aviso de sangria, em pagamento selecionar: Á vista. Após basta salvar a nova forma de pagamento.

IMPORTANTE: Demais campos de forma de pagamento como Rede Autorizadora e Taxas não necessitam nenhum alteração.


Na criação da forma de pagamento ChoppBack, que será utilizados pelos estabelecimentos da Bandeira CBE o tipo selecionado deve ser VALE.

3.2. Alteração de formas de pagamento 

As formas de pagamento internas só podem ter seu status alterados para ativo ou inativo.

Para inativar basta selecionar o checkBox inativo e salvar a alteração.


Formas de pagamento criadas pelo estabelecimento podem ser alteradas, inativadas ou excluídas:


4. Formas de pagamento

4.1  Antecipação + Permitir dividir Pagamento de Comanda

A forma de pagamento restrita com a descrição: Antecipação,  possibilita que o estabelecimento forneça ao seu cliente a possibilidade de dividir o pagamento de uma comanda entre pessoas diferentes.

Exemplo: 3 clientes solicitaram uma torre de batata que custa R$ 120,00 que foi adicionada na comanda 1. Um dos três clientes teve que sair mais cedo e ele gostaria de antecipar um deixar a parte dele do valor já paga. Utilizando esta forma de pagamento o valor que ele adiantou fica como valor já pago nesta comanda.


Para utilizar esta forma de pagamento é necessário ativar a forma de pagamento em: Cadastro > Financeiro > Formas de pagamento.

Também é necessário configurar um parâmetro para permitir dividir o pagamento de uma comanda. O parâmetro é <Permite dividir pagamento>, que fica no menu: Cadastros > Sistema > Configurações Gerais, aba Gerais, Seção Comanda.


  • Sem rótulos