Produto | Apollo/Bravos |
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Menu | Faturamento> Consultas/Relatórios> Operações Fiscais |
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Área | Suporte DMS |
Implementada a possibilidade de cancelar só a nota de serviço emitida no encerramento de Ordem de Serviço que teve a emissão de nota de peças e serviços separados e cuja nota de peças já não pode ser cancelada por término do prazo junto à SEFAZ. Após este cancelamento da nota de serviço será possível fazer a nota de devolução da nota de peça e efetuar um novo encerramento da O.S.
Todas as revendas que tenham a necessidade de utilizar essa funcionalidade.
- No Linx DMS Apollo/BRAVOS, menu (52250): Faturamento > Consultas / Relatórios > Operações Fiscais, quando a nota fiscal de encerramento de O.S. com peças e serviços, que foi selecionada para efetuar o cancelamento, tiver o seu prazo expirado junto à SEFAZ, situação identificada através do conteúdo informado no parâmetro Tempo Máximo p/ Canc. Notas, do menu (15050) Configuração > Cadastros > Empresas e Revendas, aba NF-e > Parâmetros apresentar a opção de cancelar apenas a nota se serviço, independente do prazo junto a SEFAZ.
Obs: Se a sua revenda não informou nada no campo Tempo Máximo p/ Canc. Notas, a tela mostrada na imagem abaixo para cancelar apenas os serviços não será apresentada.
2. Ao clicar no botão Cancelar será apresentada a seguinte tela, onde ao escolher a opção Cancelar a Nota Fiscal de serviços, desvinculando-a da nota de peças, para efetuar posterior NF de devolução das peças; será cancelada só a nota de serviços emitida no encerramento da O.S. Após este cancelamento da nota de serviços, será possível fazer a nota de devolução da nota de peças pelo menu (86110): Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada e efetuar um novo encerramento da O.S:
3. Para fazer este cancelamento das notas fiscais de serviços, onde são geradas notas de peças e serviços separados, foram implementados os seguintes procedimentos:
a. Cancelamento de todos os lançamentos contábeis e financeiros das 2 notas fiscais (de peças e de serviços);
b. Cancelamento da nota de serviço;
c. Verificação de títulos pagos. Se houver, não será possível cancelar os títulos e nem as notas – como já é verificado atualmente;
d. Geração de um novo número de FATOPERACAO para a(s) nota(s) de peça(s);
e. Geração de novos títulos no valor das peças e reintegração financeira e contabilmente a nota de peças;
f. Após este cancelamento da nota de serviços, será necessário fazer a devolução da nota de peças anualmente pelo menu (86110): Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada. Ao ser emitida a nota fiscal de devolução, pelo frente de caixa, é que será reaberta a O.S;
4. No menu (70780): Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção, ao tentar enviar uma O.S. para o Frente de Caixa, foi incluído um controle que verifica se para esta O.S. tem alguma nota de serviços cancelada, sem ter a devida nota de devolução de peças gerada. Caso isto ocorra, será mostrada a seguinte mensagem, explicando o que houve.
Isto só será possível caso a O.S. seja reaberta por alteração direta no banco de dados, e não pelo sistema.
5. No Linx DMS Apollo/BRAVOS, menu (52250): Faturamento > Consultas / Relatórios > Operações Fiscais, se for feita primeiro a nota de devolução da nota de peças da O.S., não será mais possível fazer o cancelamento da nota de serviços desta O.S. Neste caso, ao tentar fazer o cancelamento da nota de serviços, da O.S. em questão, será mostrada a seguinte mensagem:
6. No menu (86110): Peças > Transações > Entradas > Notas de Entrada, ao informar os dados de uma nota fiscal de peças de oficina para efetuar a devolução, será mostrada a mensagem da imagem abaixo, com as seguintes opções:
a. Sim: neste caso, a O.S. não será reaberta automaticamente e você não poderá cancelar a nota dos serviços da O.S;
b. Não: ao escolher esta opção, o processo de importação da nota será abortado, permitindo que você saia deste programa e faça o cancelamento da nota dos serviços da O.S. antes.
Veja a Imagem:
Ao selecionar a opção Não/No, será mostrada ainda a seguinte instrução, mostrando os dados da nota de serviço que deve ser cancelada e o processo de importação dos dados da nota de peças será interrompido, permitindo que você saia do programa de entrada/recebimento de peças e faça o cancelamento da nota dos serviços da O.S. antes. Veja a imagem
7. No Linx DMS Apollo/BRAVOS, menu (70780): Oficina > Ordem de Serviço > Manutenção, foi criada a possibilidade de fazer a consulta de notas de Serviços que estão Canceladas e tem notas de peças Pendente de devolução, através da opção Somente O.S. com nota de serviço cancelada e nota de peças pendente de devolução, podendo ser informado um período da emissão das notas fiscais das O.S.s em questão. Ao selecionar um O.S. que tenha só a nota de serviço cancelada e cuja nota de devolução da nota de peças ainda não tenha sido gerada, na aba Manutenção > Dados Gerais > Datas será mostrado um label com a seguinte mensagem na cor vermelha: Esta O.S. possui a nota de serviços cancelada e nota de peças está pendente de gerar a nota de devolução., conforme as figuras a seguir: