- Criado por Fernando Simoes, última alteração em abr 25, 2023
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Esse módulo está disponível a partir da versão 3.0.12.0
Esse módulo foi criado para atender às particularidades de escrituração contábil e está apto para utilização com o layout de exportação do sistema contábil Nasajon.
Permissões
Para realizar as liberações das permissões de utilização desse novo módulo, vá até o menu Cadastros > Usuários > Grupo de Usuários.
Localize o grupo de usuários desejado e vá até a aba "Módulos" e na categoria "Contábil".
Figura 01 - Cadastro de Grupo de Usuários
Libere as permissões para o grupo de usuários selecionado trocando o "N" pelo "S", e seta para cima ou para baixo do teclado para registrar a alteração.
Plano de Contas Contábeis
Com as permissões liberadas chegou a hora de cadastrar o plano de contas contábeis.
Vá até o menu Contábil > Plano de contas contábil > Plano de contas contábil.
Figura 02 - Cadastro Plano de Contas Contábeis
Para incluir uma nova conta basta clicar no botão ou através da tecla de atalho F5.
Essa tela permite a configuração dos planos de contas contábeis, essa codificação é originada do sistema de contabilidade.
Informe o Código da conta e o Nível, caso o sistema contábil não trabalhe com código reduzido deverá ser cadastrado um código em seqüência, pois depois poderá ser exportado pela classificação contábil.
Estes campos deverão ser idênticos ao utilizado pelo sistema contábil (Por Exemplo: 1.1.1.01.0001).
Na sequência no campo Nome da conta a descrição da conta contábil (por exemplo: Caixa).
Em seguida na Tipo informe se é analítica ou sintética.
Informe também o código da conta correlacionada no plano de contas da receita federal.
Histórico Contábil
Na sequência é preciso que seja cadastrado o histórico contábil, para isso vá até o menu Contábil > Plano de contas contábil > Histórico Contábil.
Figura 03 - Cadastro Histórico Contábil
Nesta tela é possível cadastrar os históricos, que por sua vez deverá manter a mesma codificação que o sistema de contabilidade, onde na exportação, além de exportar os textos dos históricos, exportará o código para permitir melhor visualização no sistema contábil.
As opções disponíveis variam de acordo com cada operação do sistema e são facilmente entendidas, visto que a própria tela disponibiliza a lista de opções possíveis, bastando apenas dar um duplo clique para adicionar na configuração.
- No campo descrição informe o histórico padrão que poderá ser utilizada as Tags disponibilizadas no campo Tags disponíveis (logo abaixo será apresentado um exemplo de lançamento);
- Informe o código do histórico, lembrando que deverá ser o mesmo que o do sistema contábil;
- Em Status é possível informar o status do histórico, se o mesmo está ativo ou inativo. Lembrando que um histórico não é excluído e sim inativado;
- Na coluna Tags disponíveis estarão disponíveis as TAG's para auxiliar a montar a estrutura padrão do histórico do lançamento contábil, para inseri-la, no campo Histórico digite o texto desejado e depois com um duplo clique selecione a TAG desejada. Segue abaixo uma tabela com a descrição da funcionalidade de cada TAG.
Tag | Descrição | Utilização |
<dt> | Data no formato DD/MM/AAAA | Data do documento referente a data de lançamento em formato DD/MM/AAAA |
<ma> | Data no formato MM/AAAA | Data do documento referente a data de lançamento em formato MM/AAAA |
<tx> | Texto qualquer a ser informado | Texto digitado na tela de lançamento |
<n> | Número do documento | Informa o número do documento no lançamento |
<np> | Número de parcela | Informa o número de parcela em títulos pagos e recebidos |
<pc> | Código do cliente/fornecedor | Utilizado em todos os lugares onde é possível informar o cliente ou fornecedor |
<pn> | Nome do cliente/fornecedor | Utilizado em todos os campos que é possível informar o cliente ou fornecedor |
<td> | Tipo de documento | Referente ao tipo de documento que está sendo informado no lançamento. |
Exemplos de Lançamento
- Nota Fiscal: 15
- Código do Fornecedor: 1234
- Nome do Fornecedor: Exemplo Teste
- Número da Parcela: Parcela XX
- Exemplo de Configuração de Histórico: Compra de mercadoria conforme NF <n> - <pc> - <pn> - <np> em <dt>.
- Texto formatado que será gerado: Compra de mercadoria conforme NF 15 - 1234 - Exemplo Teste - Parcela 01 em 27/08/2018.
Configurações
As configurações poderão ser acessadas através do menu Contábil > Configurações Contábeis.
Nessa aba encontram-se as abas Entradas, Saídas, Demais documentos fiscais, onde é possível incluir as informações para cada uma dessas.
Figura 04 - Configurações Fiscais
Selecione a aba desejada e em seguida no botão para incluir novos registros.
As configurações deverão ser incluídas para cada operação nas abas destacadas acima.
Figura 05 - Configuração Inclusão
Nesse exemplo será utilizado a inclusão da configuração de entradas.
As abas Entradas e Saídas possuem as mesmas informações, com o diferencial de na aba Saídas não existir a opção "Entrada de serviço / consumo", e as opções "Operação" e "CFOP" possuirem as informações relacionadas à Saídas.
Defina as informações
- Filial - Se deixar como 0 será definido como configuração padrão, mas pode ser escolhida a filial desejada;
- Operação - Escolha a operação de acordo com a aba definida (nesse exemplo Entradas, Devoluções, Transferências, Outras Operações, etc, se for saída serão exibidas as opções de saída);
- Tipo - Selecione o tipo ICMS, PIS COFINS ou Estoque;
- Ano - Defina o ano, e;
- CFOP - Poderá ser inserido o código ou pesquisar no campo descrição.
Preencha o plano de contas contábeis para os campos Débito, Crédito e Histórico.
Todas as configurações inseridas (Entradas, Saídas, Demais documentos fiscais) deverão estar com a opção "Gerar movimento contábil" marcado para que os registros sejam levados para geração dos lotes.
A não marcação implicará em não ser relacionado na geração do lote.
A opção "Gerar movimento contábil agrupada" serve para que no lote contábil leve estes registros de forma totalizada por dia em vez de levar registro a registro.
Demais Documentos Fiscais
Na aba "Demais documentos fiscais" preencha os campos abaixo.
Figura 06 - Demais Documentos Fiscais
Para a Filial se deixar como 0 (zero) será considerado como configuração padrão, para definir a filial basta selecionar no campo correspondente.
No campo "Código da base de cálculo" escolha a opção desejada.
Figura 07 - Código da Base de Cálculo
Defina
- Operação - Defina entre Crédito ou Débito;
- Tipo - Defina entre PIS ou COFINS;
- Ano - Selecione o ano.
Defina também o plano de contas para Débito, Crédito e Histórico e salve a configuração.
Na aba "Financeiras" são alocadas as configurações para o Plano de Contas Financeiro, Movimentações, Contas e Fornecedor/Empresa/Cliente.
Plano de Contas Financeiro
Figura 08 - Configurações Financeiras
Da mesma forma que a configuração Fiscal, a inclusão pode ser feita através do botão .
Figura 09 - Configuração Financeira Inclusão
Nesse exemplo será utilizada a inclusão de Plano de Contas Financeiro.
As configurações deverão ser incluídas para cada operação nas abas destacadas acima.
Preencha os campos da tela:
- Filial - Se permanecer como 0 (zero) será configurado como padrão, ou então selecione a filial desejada;
- Ano - Selecione o ano;
- Tipo de Lançamento - Defina o tipo Inclusão/Pagamento, Pagamento, Gerencial ou Lançamento Financeiro;
- Tipo - Defina se o tipo será Títulos e duplicatas/Mercadorias, Vendas de serviços, Entradas de serviços ou Movimentação Financeira;
- Plano de Contas - Selecione o plano de contas financeiro para a operação;
Na seção Lançamento / Provisão / Reconhecimento e também na seção Pagamento / Recebimento defina o plano de contas contábeis para os campos Débito, Crédito e Histórico.
Movimentações
Na aba Movimentações além de definir a filial e o ano, defina também o Tipo (Financeiro, Vendas ou Geral).
Figura 10 - Configuração - Movimentações
- Operação - Defina o tipo de operação (sobras de caixa, falta de caixa, juros/multa pagos, etc...);
- Concessionária - Habilitado quando selecionado o tipo Geral (cadastrado no menu Cadastros > Concessionárias);
- Plano de contas financeiro - Defina o plano de contas financeiro
Na seção Correlação contábil defina o plano de contas contábeis (débito e crédito) e o Histórico.
Contas
Na aba Contas além de definir a filial e o ano, será necessário definir também o Tipo de conta (bancária ou caixa).
Figura 11 - Contas
A descrição da conta é selecionada de acordo com o que foi cadastrado no menu Financeiro > Controle Financeiro > Arquivo > Contas Financeiras.
Os campos Código e Descrição serão preenchidos automaticamente de acordo com o q foi selecionado no campo Descrição da conta.
Fornecedor / Empresa / Cliente
Na aba Fornecedor / Empresa / Cliente é possível selecionar uma das opções no campo Tipo.
Figura 12 - Fornecedor / Emprepsa / Cliente
Após definir o tipo, o campo Código e Descrição serão populados de acordo com a opção selecionada.
Por Exemplo:
→ Se o tipo for Fornecedor o código será populado com informações do cadastro de fornecedores.
→ Se for Cliente, com o cadastro de clientes.
→ E se for Empresa com o cadastro de Empresas.
Na seção Correlação contábil defina o plano de contas contábeis para Débito e Crédito.
Nas configurações gerais estarão alocadas as abas Configurar operações, Configurações e Replicar Configurações.
Configurar Operações
Nessa tela serão visualizados todos os processos que serão levados para a geração dos lotes, podendo ser configurado de acordo com a necessidade.
Figura 13 - Configurar Operações
Para trocar o "S" pelo "N" ou vice-versa, basta selecionar o registro com as teclas de seleção padrão do sistema (F5) Marcar/Desmarcar, (F6) Marcar todos e (F7) Desmarcar todos.
Configurações
Na aba Configurações encontra-se o parâmetro para habilitar o módulo contábil , onde ao marcar todas as outras configurações serão necessárias.
Figura 14 - Configurações Gerais
Na seção Notas Fiscais de Serviço ao ativar a opção "Ativar retenção de impostos" serão visualizadas algumas opções, como por exemplo, se o lançamento é individual ou integral do imposto, bem como o fornecedor, que poderá ser acessado através do cadastro de fornecedores no campo de pesquisa.
Também é possível cadastrar o tipo de imposto e o plano de contas para este.
Defina o método contábil (partida dobrada) e o layout para exportação, que atualmente somente está habilitado o NASAJON.
Ao clicar na opção "Diferenciar CFOP nas configurações fiscais" será possível incluir os códigos desejados através do botão .
Replicar Configurações
A replicação de configurações realiza a copia idêntica e exata de uma filial específica (origem) para outra filial destino.
Figura 15 - Replicar Configurações
Basta selecionar a operação, o ano origem e destino e a filial origem e destino, e em seguida selecionar o botão .
Geração do Lote
De acordo com as configurações e permissões realizadas acima, será possível realizar a geração de lote, que possibilitará a exportação desses lotes para o sistema contábil (atualmente o Layout NASAJON).
Vá ao menu Contábil > Geração de Lote.
Figura 16 - Geração de Lote
Nessa tela será possível refinar a pesquisa por:
- Data - De movimento ou por data de geração;
- Período - Definir o periodo de acordo com a data selecionada acima, ou também contar com os filtros rápidos (hoje, ontem, semana atual, mês anterior, este mês);
- Filtro - Pode ser utilizado apenas um filtro ou todos em conjunto:
- - Apresenta os processos dos lotes marcados para seleção, podendo ser marcado ou desmarcado de acordo com a necessidade com as teclas de seleção padrão do sistema;
Figura 17 - Seleção de Processo
- - Possibilita a seleção de filiais específicas, ou de todas (marcado por padrão). Para marcar ou desmarcar utilize as teclas de seleção padrão do sistema;
Figura 18 - Seleção de Filial
- - Esse status é referente ao lote que foi gerado. Marque os status desejados para a pesquisa. Para marcar ou desmarcar utilize as teclas de seleção padrão do sistema;
Figura 19 - Seleção de Status
Essa tela também conta com alguns botões com funcionalidades distintas:
- Abre a tela de configurações e poderá ser incluído ou alterado qualquer informação.
- Abre uma janela com os detalhes da geração realizada através do botão de geração do lote.
- Abre uma janela informando as inconsistências na geração, bem como a possibilidade de corrigí-las.
- Exporta o lote no layout informado na Figura XXX acima (atualmente somente o layout NASAJON está disponível).
- Cancela a geração do lote, permitindo uma nova geração.
- Realiza a geração do lote para que possa ser exportado.
- Sem rótulos