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Cadastro de Convênios - CAR119


      Este programa é utilizado para realizar o cadastro dos convênios com quem a farmácia possui contrato, além dos convênios particulares, VIP's, etc. O cadastro de convênios é necessário mesmo para o cadastro de clientes particulares, pois o cliente deve estar sempre vinculado a um convênio.


Acesso Rápido

Localização: Cadastros > Convênios

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consulta por nome

F3 - Novo Convênio

F4 - Gravar Convênio

F5 - Listagem de Convênios

F6 - Ficha do Convênio

F8 - E-mail dos Convênios

F9 - Excluir cliente

 

ALT + N - Novo Convênio

ALT + G - Gravar Convênio

ALT + E - Excluir Convênio

ALT + H - Ficha do Convênio

ALT + I - Imprimir listagem de convênios

ALT + F - Fechar cadastro de Convênios

 

CTRL + A - Avança a tabulação

Convênio

      Veja abaixo a descrição de cada campo da tela:

  • Código: O código do convênio não precisa ser informado, pois o SoftPharma lança automaticamente um código sequencial ao gravar o registro.
  • Empresa: Informe a Razão Social do convênio para que seja possível identificá-lo em uma consulta e/ou lançamento de notas fiscais de vendas. Caso o convênio a ser cadastrado seja um particular ou tele entregas informar no campo empresa (Particular ou Tele entregas), facilitando consultas posteriores.
  • Fantasia: Informe o nome fantasia do convênio que está sendo cadastrado. Muitas vezes, a razão social da empresa não é conhecida, neste caso facilita ao usuário encontrar os clientes conveniados pelo nome fantasia da empresa.
  • Cadastro: Neste campo o sistema informa a data de cadastro do convênio. Esta informação é importante para que o usuário possa saber a data em que foi cadastrado tal convênio no sistema.
  • Endereço: Informe o endereço completo do cliente. Esta informação é exportada nos registros do SPED-EFD (Escrituração Fiscal Digital) por isso deve estar completa e correta.
  • Nr.: Informe o número do endereço do cliente. Esta informação é exportada nos registros do SPED-EFD (Escrituração Fiscal Digital) por isso deve estar completa e correta.
  • Complemento: Informe aqui o complemento do endereço, por exemplo "Prédio 01 - Sala 02".
  • Cidade: Informe o código da cidade onde se localiza o seu convênio ou tecle F2 para consultá-la. Caso a sua cidade não esteja cadastrada, veja como cadastrar no manual do programa Cadastro de Cidades.
  • Estado: Ao informar uma cidade o sistema carrega automaticamente o Estado a que a mesma pertence.
  • CEP: Informe o código postal da farmácia.
  • E-mails: Informe o endereço eletrônico do seu cliente, neste campo é permitido cadastrar até 5 e-mails, para os demais cadastros clique com o mouse em "E-mails".
  • Telefone: Informe o número do telefone do cliente.
  • FAX: Informe o número do fax do cliente.
  • Contato: Nome da pessoa que a farmácia mantém como contato no convênio.
  • Situação: Informe qual é a situação do convênio. Esta situação altera somente do convênio, não influenciando na situação dos clientes do convênio. Porém uma vez o convênio "bloqueado" só aceitará venda aos clientes do mesmo mediante senha de liberação, mesmo que o cliente esteja com situação normal.
    • Normal: convênio liberado normalmente para venda na farmácia.
    • Bloqueado: convênio com venda bloqueada e liberada somente com senha de liberação.
    • Suspenso: convênio com venda suspensa até que seja alterada a situação manualmente.
    • Inativo: convênio inativado para venda.
  • Bairro: Selecione o bairro onde se localiza a empresa conveniada.
  • CPF/CNPJ: Informe o número do CPF/CNPJ do convênio que está sendo cadastrado. Este campo é obrigatório e validado.


Atenção: Para farmácias que possuem convênios com fazendas é possível informar CPF + Inscrição Estadual.


  • IE: Informe a Inscrição Estadual/Municipal da empresa conveniada, para fins de evitar possíveis divergências no SINTEGRA verifique se o número da Inscrição Estadual está correto.
  • Tipo de Convênio: O sistema trata todos os clientes como se eles pertencesse a um convênio qualquer, portanto neste campo o usuário deve informar qual é o tipo de convênio que está sendo cadastrado.
    • Convênio Normal: Definir este tipo para os convênios normais que a farmácia possui (empresas conveniadas).
    • Convênio c/ Cartão: Definir este tipo de convênio caso os conveniados possuírem cartão próprio da farmácia para a compra. Este tipo de convênio obriga que o usuário informe todos os campos do cadastro de clientes.
    • Particular: Definir este tipo para os particulares (fiados) da farmácia.
    • Tele Entregas: Definir este tipo para o convênio dos clientes que compram sempre com tele entrega da farmácia.
    • Outros: Definir este tipo de convênio para que o usuário que estiver cadastrando clientes informe todos os campos do cadastro de clientes.
    • Convênio VIP I e VIP II: Definir este tipo para os convênios especiais como: aposentados, cooperativas entre outros. Este convênio permite utilizar formas de descontos especiais no cadastro de produtos, ou seja, diferente dos outros convênios normais que a farmácia possui (respeita as mesmas regras do convênio particular).
    • Convênio à Vista: Definir este tipo de convênio para clientes que só compram à vista na farmácia. Essa opção permite que a farmácia tenha todos os clientes de compras à vista cadastrados no banco de dados para que possa realizar trabalhos de pós-vendas, fazer promoções e descontos especiais, etc.
    • Cartão Dincred: Definir este tipo se o convênio que está sendo cadastrado faz parte da Dincred (cartão da SoftPharma).
    • Cartão SystemFarma: Definir este tipo se o convênio que está sendo cadastrado faz parte do SystemFarma. Veja aqui como configurar o SystemFarma no SoftPharma.
    • Cheque Pré-Datado: Definir este tipo de convênio para clientes que só compram com cheque pré-datado.
    • Cartão ConvCard: Definir este tipo de convênio para o clientes que tem integração desse gerenciador de convênios.


Importante: A comunicação com o ConvCard somente existirá no terminal do caixa (onde possua ECF), uma vez que toda venda deve, obrigatoriamente, ser finalizada via ECF. Esta integração deverá ser previamente parametrizada no programa "Configuração de Integrações" (Parâmetros > Configuração).

1. Movimentação

      Veja abaixo a descrição de cada campo da tela:

  • Cálculo de limite de crédito: Selecione a forma como a farmácia deseja calcular o limite de crédito dos clientes deste convênio.
    • Mensal/Database: o valor disponível para compras é calculado a cada nova data base, exceto para convênio "Cheque Pré-datado".
    • Único para compras: o valor disponível para compras é único, ou seja, independente da data base de compra.
  • Dia de fechamento: Informe o dia base em que será fechado o convênio. Em todas as vendas efetuadas o sistema calcula a data de fechamento baseado no dia informado e no mês informado pelo vendedor para fechamento. Ao alterar a data de fechamento dos convênios (exceto para os convênios Particular, VIP I e VIP II), a data de fechamento dos clientes também será alterada para a nova data.
  • Carência para fechamento: Esta informação é utilizada para que X dias antes do fechamento do convênio as vendas já sejam direcionadas para o próximo fechamento. Exemplo: Dia de fechamento 20 e 5 dias de carência: todas as vendas feitas para o convênio até dia 14 são lançadas para o fechamento do mês atual e as compras a partir do dia 15 são lançadas para o próximo fechamento. Lembrando que a data de fechamento não muda, todos os títulos são lançados com fechamento no dia informado n este campo, mudando somente o mês do fechamento.

   OBSERVAÇÕES

  • O mesmo ocorre para os convênios do tipo "Particular", onde o sistema considera os dias de carência tanto para fechamento quanto para Dias de Prazo.
  • Os dias de carência não estão liberados para convênios considerados de vendas à vista, cheque pré-datado e para dincred.
  • Dia de vencimento: Dia de cobrança do boleto bancário enviado ao convênio. Este é o dia em que o convênio deverá pagar o boleto para a farmácia. Ao alterar a data de vencimento dos convênios (exceto para os convênios Particular, VIP I e VIP II), a data de vencimento dos clientes também será alterada para a nova data.
  • Quantos dias para bloquear após o vencimento? Informe o número de dias que o sistema utilizará de prazo para bloquear automaticamente os clientes vinculados ao convênio após o vencimento do boleto/título.


      O bloqueio ou desbloqueio é por cliente e ocorrerá no momento em que o mesmo for comprar ou pagar suas contas na farmácia, portanto, mesmo que o convênio não tenha sido fechado oficialmente, se os títulos estiverem vencidos o sistema bloqueará o cadastro do cliente. Observamos que pode vir a ocorrer do usuário emitir um relatório e o cliente constar como ativo devido esse bloqueio acontecer no ato da compra.


Observação: Caso não queira bloquear os clientes do convênio deixe esse campo em branco.
Quando a farmácia deseja cobrar juros em atraso de seus clientes, este campo deverá ser devidamente configurado da seguinte maneira:


  • Informe no Cadastro de Filiais o percentual de juros a ser cobrado.
  • Selecione os clientes dos quais deseja cobrar juros em atraso marcando o campo "cobrar juros em atraso".
  • Defina dias a bloquear no cadastro do convênio para que nos títulos com dias em atraso maior que a quantidade de dias a bloquear o sistema faça a cobrança de juros. A liberação dos juros somente pode ser feita mediante senha.
  • Quantos dias carência para reduzir valores atrasados do limite? Informar quantos dias após o vencimento dos títulos deseja que seja deduzido o valor dos títulos em atraso do limite dos clientes deste convênio. Essa função é usada devido a cobrança bancária, onde o convênio paga no dia do vencimento normalmente, mas o banco repassa para a farmácia um ou dois dias após o pagamento (tempo de compensação). Exemplo: Informe 02 dias no campo correspondente para que somente dois dias após o vencimento dos títulos estes sejam considerados vencidos e deduzido o valor atrasado do limite do conveniado. Consulte o manual do Cadastro de Clientes para maiores informações a respeito do limite de crédito. Quando configurado limite de crédito único para compras, este parâmetro não tem função alguma e por isso fica desabilitado.
  • Considerar dia de fechamento, carência e vencimento?: Quando marcado este parâmetro, é possível realizar vendas com data de fechamento determinado no convênio, além de não considerar os convênios VIP I e VIP II como particulares.


  • Opções de cobrança
    • Mês atual ao fechamento: essa opção permite que a cobrança seja realizada no mesmo mês de fechamento. Por exemplo, para um convênio com fechamento dia 05 e vencimento dia 25. O título terá fechamento para 05/agosto e vencimento em 25/agosto.
    • 1º mês subseqüente ao fechamento: a cobrança deverá ser realizada no mês seguinte ao fechamento. Por exemplo, para um convênio, o fechamento acontece dia 20 e vencimento dia 10. O título gerado terá fechamento para 20/agosto e vencimento em 10/setembro; Outra situação pode ocorrer para um fechamento no dia 05 e vencimento dia 25. O título terá fechamento para 05/agosto e vencimento em 25/setembro.
    • 2º mês subseqüente ao fechamento: com essa opção, a cobrança será realizada 60 dias depois do fechamento. O objetivo principal dessa opção é ampliar as configurações de cobrança para até 90 dias. Por exemplo, para um fechamento dia 20 e vencimento dia 10. O título terá fechamento para 20/abril e vencimento em 10/junho. Nesse caso, o 1º vencimento seria 10/maio, mas este é desconsiderado, uma vez que está sendo tratado para o 2º mês subseqüente.


  • % Descontos concedidos na venda:
    • A Prazo: Informe o percentual de desconto concedido ao convênio nas vendas a prazo. Este desconto somente é lançado aos produtos que não estiverem em promoção ou que não se enquadrem em outra regra de desconto anterior na hierarquia de descontos.
    • À Vista: Informe o percentual de desconto concedido ao convênio nas vendas à vista. Este desconto somente é lançado aos produtos que não estiverem em promoção ou que não se enquadrem em outra regra de desconto anterior na hierarquia de descontos.
    • Associação: Informe o percentual de desconto concedido à empresa conveniada no momento do fechamento do convênio que será descontado do boleto de cobrança do convênio. Observação: É possível liberar o percentual de desconto associação somente para os produtos que não foram vendidos na promoção da farmácia, caso desejar usar essa opção, leia ao final do manual de Fechamento de Convênio como bloquear esse desconto.
    • Cheque: Informe o percentual de desconto concedido ao convênio nas vendas com cheque pré-datado. Este desconto somente é lançado aos produtos que não estiverem em promoção ou que não se enquadrem em outra regra de desconto anterior na hierarquia de descontos.
    • Cartão: Informe o percentual de desconto concedido ao convênio nas vendas com cartão de crédito ou débito. Este desconto somente é lançado aos produtos que não estiverem em promoção ou que não se enquadrem em outra regra de desconto anterior na hierarquia de descontos.
    • Subsídio: através deste campo será possível configurar o percentual de subsídio nas vendas para o convênio, sendo que o valor descontado será pago pelo convênio para a farmácia, informe o valor em percentual de no máximo 99,00
      • Lançar subsídio do convênio para: para os convênios que permitem que a parte paga pelo cliente também seja a prazo, neste campo deve-se vincular um cliente para lançar os títulos da parte paga pelo convênio.
      • Porém, para que essa configuração seja efetuada com sucesso, deverá respeitar algumas regras e validações conforme segue:
        • O parâmetro "Bloquear venda à vista" localizado na aba "Parâmetros > Vendas", deverá estar marcado, uma vez que toda venda realizada precisará ser em uma condição na modalidade a prazo;
        • Não poderá haver integração com outros convênios, assim sendo, a no campo "Integração com" (Parâmetros > Geral) deverá estar selecionada a opção "Nenhum".
        • Somente estará disponível para os tipos de convênios: Normal, Particular, Outros, VIP I, VIP II ou Tele-Entrega.
      • Em resumo quando configurado que a parte do cliente seja:


a) Paga somente a vista:

        • Não é necessário ter um cliente configurado para que seja lançada a parte do subsídio para empresa
        • No cadastro do convênio deverá ter liberado condições de pagamento com entrada na venda;
        • A parte paga pela empresa será lançada a prazo em títulos para o cadastro do cliente;
        • A cobrança é realizada com a emissão do relatório de fechamento de convênio;
        • E nesse relatório os valores são gerados diretamente para cada cadastro de cliente.


b) Paga a vista ou a prazo:

        • Deverá ter um cliente configurado no cadastro do convênio, para esse cliente será lançada a parte do subsídio a ser paga pela empresa;
        • No cadastro do convênio poderá ter liberado condições de pagamento com entrada na venda;
        • A parte a ser paga pelo cliente se for a vista, deverá ser lançada como entrada na venda;
        • Se a parte a ser paga pelo cliente for a prazo será lançado título para o próprio cliente;
        • A cobrança do valor do subsídio a ser cobrado da empresa é realizada com a emissão do relatório de fechamento de convênio, onde serão identificados os valores lançados para o cliente que identifica o convênio;
        • A parte a prazo do cliente que será descontada em folha, também será via relatório de fechamento de convênio.


 2. Parâmetros

      Esta tabulação é utilizada para efetuar configurações mais específicas do convênio. Estas configurações visam atender ao contrato firmado entre a farmácia e a empresa conveniada. Veja abaixo a descrição de cada campo:

Geral

    • Banco: informe o código do banco. No espaço ao lado será exibido o nome do banco selecionado.
    • Agência: informe a agência que pertence ao banco.
    • C/C: informe o número da conta referente ao banco e à agência.
    • Operação: selecione o tipo de operação
    • Integração com: nesse campo permite selecionar o convênio com sistemas de integração. Caso a farmácia não tenha a integração deverá manter a opção "Nenhum" selecionada.
      • Nenhum
      • WindTEF
      • Consignet
      • Big Convênios
      • Big Fidelidade
    • Código Convênio: Para ConsigNet e Big Convênios haverá um código identificador do convênio, este deverá ser informado neste campo.
    • Utilizar dados cadastrais do convênio abaixo para emissão da nota convênio:  Informe o código do convênio desejado para que na emissão da nota fiscal, gerada a partir do fechamento de convênio, o sistema utilize os dados cadastrais do mesmo ou busque-o através do atalho "F2".
    • Utilize esta funcionalidade caso precise emitir a nota fiscal, gerada a partir do fechamento de convênio, com dados cadastrais de outro convênio cadastrado na farmácia.
    • Exportar para a Filial?: Marcar esta opção quando a farmácia tiver outra filial e desejar atualizar o cadastro de clientes de acordo com o cadastro da "matriz", ou seja, o sistema pode transmitir todos os clientes deste convênio para a filial e deixá-la igual a matriz. Este processo é utilizado para empresas que não estão trabalhando com replicação de dados on-line.
    • Permitir usuários devidamente configurados a cadastrar clientes: Esta configuração é utilizada quando a gerência deseja que alguns usuários tenham acesso a cadastrar/alterar clientes somente em determinados convênios. Para isso, é necessário DESMARCAR a guia 5 do Cadastro de Clientes para tal usuário e configurar quais os convênios em que este usuário terá acesso a cadastrar clientes.
    • Exigir CPF/CNPJ para clientes deste convênio?: Quando marcada esta opção o sistema não permite que sejam cadastrados clientes (pessoa física ou jurídica) neste convênio sem que seja informado o número do CPF ou CNPJ do mesmo.
    • Emitir nota convênio?: Ao marcar esta opção, no caixa on-line o sistema abre direto a tela de cupom fiscal não permitindo que sejam finalizadas as pré-vendas em outro tipo de nota fiscal que não seja cupom ECF.
    • Solicitar senha de juros somente após ultrapassar data limite de bloqueio?: Marque esta opção para que o sistema solicite a senha de liberação de juros somente quando ultrapassar a data de bloqueio dos clientes do convênio, ou seja, após a quantidade de dias configurada no campo "Quantos dia(s) para bloquear após vcto?" no Cadastro de Convênios.

 

Vendas

    • Aplicar bloqueio na venda: neste menu poderá selecionar se deseja bloquear por grupo principal e/ou tipo de produto:
      • Bloquear grupo principal: Selecione os grupos de produtos que deseja bloquear a venda para o convênio. Esse grupo é vinculado ao tipo de produto. Essa opção é muito utilizada para bloquear vendas de perfumarias e varejo nos convênios que desejam que seus colaboradores adquiram somente medicamentos.
      • Bloquear tipo de produto: informe os tipos de produtos que deseja bloquear a venda para o convênio, os dois tipos de bloqueio podem ser utilizados paralelamente.
    • Aplicar Menor Preço: Nesse menu estão presentes as seguintes opções:
      • Sim: Se marcado essa opção, o sistema aplicará o menor preço na venda para o convênios especificado;
      • Não: Se marcado essa opção, então o sistema aplicará a regra da hierarquia de descontos.
    • Bloquear todos os descontos tele-entregas: Marque este campo para que nas vendas tele-entrega para os clientes deste convênio sejam zerados todos os descontos.
    • Bloquear alteração de desconto na venda?: Ao marcar esta opção o usuário não pode zerar o desconto do convênio do cliente na venda, quando não autorizado. Desta forma os descontos pré-estabelecidos e negociados com o convênio não podem ser zerados pelo vendedor na venda.
    • Bloquear sistema de fidelidade?: Marque este campo para que o sistema não pontue os clientes deste convênio com o sistema de fidelidade. Existem mais algumas regras para a liberação e bloqueio de pontuação, para maiores informações acesse o manual de Sistema de Fidelidade.
    • Cobrar Juros na venda?: Marcando esta opção o sistema cobrará juros automaticamente no ato da venda. Estes juros são discriminados no cupom adicional, quando configurado para imprimir, na condição de pagamento. Para a cobrança dos juros, além de marcar este campo, é necessário configurar o percentual de juro na Condição de Pagamento.
    • Bloquear venda à vista?: Selecione este campo caso desejar bloquear a venda à vista para este convênio, ou seja, se selecionado este campo, o sistema somente permitirá vendas a prazo.
    • Liberar descontos promoções?: Marque este campo para que seja liberado o percentual de desconto promoção configurado no cadastro de produtos. Se este campo estiver desmarcado, caso configurado um desconto promoção para o produto, o sistema não aplicará o desconto promoção e sim a próxima regra de descontos da hierarquia. Importante: Nas vendas à vista o desconto promoção sempre fica liberado, independentemente deste parâmetro.
    • Liberar tabloide/panfleto?: Marque este campo para liberar o desconto tabloide do produto para este convênio. Em todas as vendas feitas para este convênio será concedido o percentual de desconto tabloide. Caso o produto esteja com a opção Tabloide marcada mas este parâmetro estiver desmarcado, o sistema aplicará a próxima regra de descontos da hierarquia.
    • Pedir número de requisição na venda: Selecione esta opção para que o sistema solicite em todas as vendas a prazo deste convênio o número da requisição de compras. Este número será impresso no fechamento de convênios e é utilizado pela empresa conveniada para controle interno.
    • Exigir Autorização na Venda: esse campo permite ao usuário selecionar se irá trabalhar com a metodologia de autorização de venda através de senha ou biometria do cliente. Essa senha/biometria deverá estar previamente cadastrada no programa "Cadastro de Clientes" (Cadastros > Clientes).
      • Não exigir: manter essa opção selecionada para os convênios que não irão utilizar a autorização do cliente por senha/biometria.
      • Por senha do cliente: selecionar essa opção quando a autorização dos clientes e dependentes for somente por senha.
      • Por biometria do cliente: selecionar essa opção quando a autorização dos clientes e dependentes for somente por biometria.
      • Por Senha/Biometria do cliente: selecionar essa opção quando a autorização dos clientes e dependentes for por senha/biometria.
    • Isentar taxa de tele entrega? marque esse campo quando durante a negociação do convênio verificou-se a isenção da taxa da tele entrega, ou seja, as vendas T.E. realizadas para o convênio que estiver parametrizado não serão cobradas as taxas.
    • Aplicar subsídio somente em vendas com receita: marque esse campo quando o convênio subsidia parte da venda somente com prescrição médica.
    • Quando venda PBM não permitir entrada a prazo: essa validação será feita no momento da venda seguindo a seguinte hierarquia:
      • Será validado se o PBM permite entrada na venda A prazo. 
      • Se sim, validará se o cliente informado permite a entrada a prazo.
      • Se sim, validará esse parâmetro, se marcado, bloqueará a entrada a prazo.
    • Bloquear menor preço na venda: ao marcar esse campo, o sistema vai bloquear o aplicar o menor preço na venda.


3. Condição de pagamento

      Esta tabulação é utilizada para efetuar liberações de determinadas condições de pagamento para o convênio e determinar possíveis bloqueios de descontos e promoções para tais condições.

  • Informe condição de pagamento: Informe as condições de pagamentos autorizadas na venda para este convênio. As condições de pagamentos à vista são liberadas automaticamente, não necessitando ser informadas, portanto, basta selecionar as condições de pagamento a prazo, cheque pré-datado e cartão de crédito que deseja liberar. Caso desejar o convênio esteja liberado para comprar em todas as condições de pagamento basta deixar todos os campos "em branco". Observação: para o tipo de convênio "Cheque Pré-datado" somente estará disponível a condição de pagamento "Cheque Pré-datados".
  • Bloquear desconto promoção: Este campo é validado somente se estiver marcada a opção "Liberar descontos promoções?" da guia parâmetros do cadastro de convênios. Este bloqueio é utilizado pelas farmácias que desejam liberar o desconto promoção somente para venda no primeiro fechamento, e bloquear o desconto promoção caso o cliente comprar em 2 vezes ou mais vezes ou para 60 dias direto.
  • Bloquear desconto tabloide: Utiliza o mesmo tratamento dos descontos promoção. É válido somente se estiver marcada a opção "Liberar Tabloide/Panfleto?" da guia parâmetros do cadastro de convênios.
  • Bloquear desconto convênio: essa opção é utilizada para bloquear o desconto para a condição de pagamento informada. Assim, quando informada uma condição de pagamento e marcado esse campo, não será aplicado o desconto informado na aba '1- Movimentação' para o tipo da própria condição.
  • Bloquear descontos VIP: Essa opção é utilizada para bloquear os descontos VIP I e VIP II em determinado modo de pagamento. Essa opção só é validada na venda para clientes que pertençam a convênios do tipo VIP.
  • Bloquear desconto cesta básica: Marcando essa opção, é possível bloquear os descontos cesta básica na condição de pagamento. O desconto cesta básica é o segundo da hierarquia de descontos, sendo precedido apenas pelo desconto de PBM's.
  • Condições de pagamento autorizadas: Neste campo são listadas as condições de pagamento permitidas para este convênio. As condições exibidas com uma bolinha vermelha representam as condições de pagamento inativas. (vide Cadastro de condições de pagamento – PAR115).


Atenção: Ao configurar bloqueios de descontos nas condições de pagamento, todas as lojas da rede devem ter o cadastro de condição de pagamento padronizados. Caso contrário, ao informar o código de uma condição de pagamento em uma das filiais, na outra a configuração ficará incorreta.


4. Mensagens

  • Mensagem ao efetuar a venda: Digitar a mensagem que a farmácia deseja que apareça no ato da venda a este convênio. Esta mensagem será exibida sempre a venda foi feita para algum cliente deste convênio.
  • Observação: Este campo é utilizado para que a farmácia cadastre alguma observação do convênio. As informações lançadas neste campo não são exibidas na venda, somente no cadastro do convênio.

 

5. Contrato de Autorização de Débito

      Informe em 40 linhas o contrato que deseja imprimir ao final da venda. Este contrato somente será impresso em impressora matricial (40 colunas). O objetivo deste contrato é para os convênios que exigem que seus funcionários assinem um aceite da divida que está por fazer.

  • Número de vias do contrato de autorização? Selecione a opção que melhor atende à necessidade da farmácia, se imprimir apenas um contrato de autorização de débito ou se deseja que imprima um contrato para cada parcela da venda.


 6. Comissão

      Esta tabulação é utilizada para que o usuário possa informar os dados do colaborador responsável pelo convênio. Este responsável receberá comissão em cada pagamento de convênio ao qual está vinculado. Para que a comissão seja paga ao responsável é necessário cadastrá-lo como vendedor no programa "Cadastro de Colaboradores".

  • Vendedor: Informe o código do responsável pelo convênio.
  • % Comissão: Informe o percentual de comissão que o responsável receberá ao efetuar o pagamento deste convênio.

    As comissões do responsável podem ser visualizadas no relatório Vendas por Vendedor, selecionando a opção "Comissões sobre fechamento de convênio".

 

7. Emissão NF

      Nesta tabulação é possível especificar em qual filial será emitida a Nota Fiscal para este convênio.

  • Especificar Filial que será emitida a NF por Base de CNPJ: ao efetuar duplo clique na coluna "Selecione a Filial que emitirá a NF" ´será possível selecionar em qual filial serão emitidas as Notas Fiscais. Caso não selecione ou mantenha a opção "Nenhuma" as nota serão emitidas na Filial com final "0001/xx".

Observações

  • Somente será possível selecionar uma filial por base de CNPJ.
  • Essa configuração não é obrigatória quando a farmácia desejar que o faturamento continue sendo efetuado pelo CNPJ final "/0001-xx".

8. Limites

      Para o convênios tipo "Cheque Pré-datado" é habilitado a guia Limites para definição dos limites padrão, nela são definidos os valores e as alçadas de aprovação.

  • Limite padrão inicial: nesse campo é definido o valor inicial.
  • Intervalo de Valor: nesses campos são definidas as faixas de valores, para posterior  seleção de colaborador que irá autorizar.
  • Autorizado por: nesse campo define-se quem é o usuário que irá autorizar por determinada faixa.
  • Exemplo:

Se o valor inicial for pré-definido em R$ 100,00:
Vendas de R$ 0,00 a 100,00 não será necessário autorização.
Vendas de R$ 100,01 a 1.000,00 serão autorizadas pelo Supervisor.
Vendas de R$ 1.000,01 a 2.000,00 serão autorizadas pelo Gerente.
  

Alteração Especial

      Nesta tabulação é possível efetuar alterações em lote para o convênio X.

1. Diversas

      Selecione a opção para a alteração especial.

1. Situação dos clientes - Esta opção altera a situação do vínculo de todos os clientes com este convênio. Para isso, informe o código de convênio e a situação desejada, podendo ser: Suspender Todos, reativar Todos ou Inativar Todos.

2. Prazo dos clientes - Esta opção é utilizada para alterar os dias de prazo ou o dia de vencimento no vínculo do cliente com este convênio. Informe o código do convênio e a opção que deseja alterar se: prazo ou dia de vencimento. No campo "Novo" informe o novo vencimento ou novo prazo que deseja aplicar.

    • O parâmetro "TODOS" funcionará da seguinte maneira:
      •  DESmarcado - Alterará o prazo ou vencimento somente para os clientes que, no vínculo com este convênio, possuírem dia(s) configurado(s) na opção selecionada (Prazo/Dia venc.), ou seja, se optar por alterar o "Prazo", a alteração será aplicada SOMENTE aos clientes que possuem "Prazo" configurado na aba Geral do Cadastro de Clientes, .

Ex.: Quando realizar alteração no Prazo de pagamento, aos clientes vinculados no convênio "X", para 40 dias.


      • MARcado -  Alterará o "Prazo" ou "Vencimento" em TODOS os clientes que possuem vínculo com o convênio. Ou seja, havendo ou não configurado prazo para pagamento ou dia de vencimento, a alteração será aplicada. Ressaltando que, como o sistema aceita apenas um tipo de controle para pagamento do cliente (Prazo ou Vencimento), se selecionar a opção "Prazo" e houver clientes que possuem data de vencimento configurado, eles passarão a ter prazo de pagamento.

Ex.: Quando realizar alteração no Prazo de pagamento, aos clientes vinculados no convênio "X", para 45  dias. 

 
3. Limite de crédito - Esta opção altera o limite de crédito dos clientes vinculados à determinado convênio. Informe o código do convênio ao qual deseja realizar esta alteração e informe o novo limite que será aplicado ao vínculo do cliente com o mesmo. Se desejar aplicar limite somente aos cliente que não possuem limite cadastrado, no campo "Para" selecione a opção: Clientes sem limite.
4. Juros em atraso - Esta opção marcará ou desmarcará o parâmetro "Cobrar Juros/Multa por Atraso" (Cadastro de Clientes > aba Geral) no vínculo do cliente com o convênio. Para isso informe o código do convênio e selecione uma das opções: "NÃO Cobrar Juros em Atraso" ou "Cobrar Juros em atraso".
5. Sistema de Fidelidade - Informe para qual tipo de convênio deseja executar a operação e selecione abaixo se deseja Bloquear ou Liberar o sistema de fidelidade para este tipo de convênio.
6. Juros na venda - Esta opção marcará ou desmarcará o parâmetro "Cobrar Juros na Venda" (Cadastro de Clientes, aba Geral) no vínculo do cliente com o convênio. Para isso informe o código do convênio e selecione uma das opções: "NÃO Cobrar Juros em Atraso" ou "Cobrar Juros em atraso".
7. Bloqueio do desconto do convênio na venda - O usuário pode utilizar esta para bloquear ou liberar a alteração dos descontos do convênio na venda.
8. Gerar Senha Padrão (Exigir Autorização na Venda) - Ao selecionar esta opção será gerado a senha padrão para todos os clientes vinculados ao convênio, porém não será uma senha específica para o cliente utilizar em compras neste convênio, esta senha será a senha do cadastro do cliente e que será utilizada na compra de quaisquer outros convênios, que o cliente possui vínculo e que exigem tal autorização.


Observações:

      -> Esta opção é utilizada, quando o convênio define a exigência da autorização do cliente, por senha/biometria, no momento da venda e o cliente não possui nenhuma senha cadastrada. Neste caso é necessário que seja gerado a senha padrão para os clientes, que será substituída na primeira venda ou em outro momento que o cliente desejar/puder alterar. 

      -> Esta senha também pode ser gerada para determinado cliente apenas diretamente no Cadastro de Clientes, guia Informações Adicionais.


9. Vincular/Desvincular Clientes em Lote - Esta opção possibilita a alteração no vínculo dos clientes com determinado convênio. Ao selecioná-lo, serão disponibilizados os seguintes campos:

    • Opção de Vínculo: Selecione qual procedimento deseja executar se:
      • Somente ativar vínculo com novo convênio
      • Ativar vínculo com novo convênio e suspender o vínculo com o atual
      • Ativar vínculo com novo convênio e inativar o vínculo com o atual
      • Ativar vínculo com novo convênio e bloquear o vínculo com o atual
    • Aplicar para os clientes: Selecione a situação dos clientes que deseja realizar o procedimento de vincular/desvincular. É obrigatório a seleção de pelo menos uma das opções: 
      • Todos
      • Ativos
      • Bloqueados
      • Inativos
    • Convênio atual: Informe o convênio ao qual os clientes estão vinculados atualmente ou busque-o através do atalho "F2".
    • Convênio Novo: Informe o convênio que deseja vincular aos clientes, ou busque-o através do atalho "F2".



      Quando ocorrer de algum cliente já estar vinculado nos dois convênios, apenas as informações do cadastro do cliente serão atualizadas de acordo com as informações do novo convênio. Observamos que para vincular/desvincular um cliente de determinado convênio, o sistema validará se o mesmo possui títulos ativos no convênio que já possui vínculo e todas as demais tratativas existentes serão validadas antes da alteração ser efetuada. 


10Praticar o menor preço - Ao marcar essa opção, o sistema apresentará um novo campo chamado "Realizar alteração para". Neste campo será apresentado duas novas opções "Cliente" e "Convênio". Abaixo uma breve explicação de cada uma delas:

    • Opção Cliente: Ao selecioná-la o sistema vai liberar as alterações para os clientes do convênio selecionado. Também ao selecionar essa opção na tela, será apresentado um campo para pesquisa do convênio. Essa pesquisa poderá ser através da tela de atalho F2 (onde será exibido todos os convênios cadastrados no sistema para seleção), ou simplesmente digitando o código do convênio no campo indicado.

    • Perceba que após selecionar o Convênio, será exibido no campo "Opção" com os seguintes itens "Sim", "Não" e "Convênio".
      • Quando selecionado "Sim", o sistema vai aplicar o menor preço na venda para todos os clientes do convênio especificado;
      • Quando selecionado "Não", o sistema vai aplicar a regra da hierarquia de descontos para todos os clientes do convênio especificado;
      •  Quando selecionado "Convênio", o sistema vai considerar o que foi selecionado na opção informada diretamente no programa Cadastro de Convênios na "aba Parâmetros > sub-aba Vendas".


    • Opção Convênio: Ao selecionar essa opção o sistema apresentará um novo campo chamado "Tipos de Convênios", onde será permitido selecionar dentre uma lista os tipos de convênios em que deseja aplicar o recurso, bastando apenas clicar sobre os checkbox para selecioná-los, podendo ser um, mais que um ou todos.

      • Após realizar a seleção dos "Tipos de Convênio", abaixo no campo "Opção" poderá ser selecionado entre as opções "Sim" e "Não".
      •  Quando selecionado a opção "Sim", o sistema vai aplicar o menor preço na venda para o convênio especificado;
      •  Quando selecionado a opção "Não", o sistema vai aplicar a regra da hierarquia de descontos para o convênio especificado.


2. Condição de pagamento

      Nesta opção o usuário pode liberar ou retirar a liberação de determinadas condições de pagamentos autorizadas para os convênios em lote. Para cada condição de pagamento liberada, é possível efetuar o bloqueio dos descontos promoção, tabloide, VIP e cesta básica. Lembrando que os bloqueios de desconto promoção e tabloide somente são aplicados caso estejam marcadas as opções "Liberar descontos promoção?" e "Liberar descontos tabloide?", respectivamente, na tabulação Parâmetros do cadastro de convênio.

  • Modo de Pagamento: informar o código da condição de pagamento que será alterado.
  • Tipo de Convênio: selecionar para qual tipo de convênio será aplicada a alteração.
  • Operação: permite a seleção por:
    • Autorizar Modo de Pagamento
    • Remover Autorização
    • Somente já autorizados.
  • Descontos: nesse campo é possível selecionar os bloqueios de desconto:
    • Bloquear desconto Promoção?
    • Bloquear desconto Tabloide?
    • Bloquear desconto VIP?
    • Bloquear desconto Cesta Básica?
    • Bloquear desconto Convênio?

     Após o preenchimento de todos os campos, pressione o botão "Ok".


3. Promoções

      Nesta opção o usuário pode autorizar ou retirar a liberação das Promoções/Tabloides autorizadas para os convênios em processo de lote de alteração.

Descontos / Preços de Venda

      Esta tabulação permite ao usuário cadastrar descontos diferenciados por tipo de produto e laboratórios, bem como selecionar preços de venda diferenciados.

  • Convênio: Informe o código do convênio que deseja informar o desconto ou pressione F2-Consulta convênios.
  • Opção: Selecione a regra que deseja configurar para o convênio informado:
    • Desconto por Tipo de Produto: Informe o tipo de produto que deseja cadastrar as regras de desconto e os % de desconto para cada condição de pagamento.
    • Desconto por Laboratório: Informe o laboratório que deseja cadastrar as regras de desconto e os % de desconto para cada condição de pagamento.
    • Preço de Fábrica/Custo/Custo Médio por Tipo de Produto: Informe o tipo de produto e a opção que deseja cadastrar para a regra (Preço de fábrica ou de custo).
    • Preço de Fábrica/Custo/Custo Médio por Laboratório: Informe o laboratório e a opção que deseja cadastrar para a regra (Preço de fábrica ou de custo).
    • Preço de Fábrica/Custo/Custo Médio por Grupo Principal: Selecione o grupo principal e a opção de regra que deseja cadastrar (Preço de fábrica ou de custo).
    • Desconto por Grupo Principal: Informe o grupo principal que deseja cadastrar as regras de desconto e os % de desconto para cada condição de pagamento.
    • Desconto por Produto: Informe o (s) produto (s) que deseja cadastrar as regras de desconto e os % de desconto para cada condição de pagamento. Na hierarquia dos descontos, ele será considerado na validação dos descontos da guia "Descontos". O sistema fará a validação na seguinte ordem: Por Produto; Tipo de Produto; Grupo Principal e Laboratório.
  • Tipo Produto/Laboratório/Grupo Principal: Informe o tipo de produto / Laboratório que deseja informar o desconto ou pressione F2-Consulta tipo produto / Laboratório.
  • Tipo Preço: Informe qual o tipo de preço que deseja aplicar à regra, entre Preço de Fábrica, Preço de custo e Preço de Custo Médio.
  • Tipo desconto: Selecione o tipo de desconto que deseja cadastrar para cada modalidade de pagamento.
    • Desconto normal: é a forma de configuração padrão, onde o usuário informa o tipo de produto, laboratório ou grupo principal e o percentual de desconto que deseja aplicar para cada modalidade de pagamento. Para informar o desconto é preciso marcar o campo com o nome da modalidade. Lembrando que se marcar o campo e não informar nenhum desconto, o sistema considerará 0,00%, aplicando este percentual na venda sem passar para a próxima regra da hierarquia.
      • % À vista: Marque o campo e informe o percentual de desconto que deseja liberar para o convênio somente nas vendas à vista. Caso deixar zerado este campo o sistema vai bloquear os descontos do convênio (guia principal). Quando não habilitar o campo da condição de pagamento, o sistema pula para a próxima regra da hierarquia de descontos.
      • % A prazo: Selecione Informar desconto e informe o percentual de desconto que deseja liberar para o convênio nas vendas a prazo. Caso deixar zerado este campo o sistema vai bloquear os descontos do convênio (guia principal).
      • % cheque: Selecione Informar desconto e informe o percentual de desconto que será liberado para este convênio na condição cheque pré-datado, de acordo com a opção de liberação selecionada acima. As regras são as mesmas das condições à vista e a prazo.
      • % cartão: Selecione Informar desconto e informe o percentual de desconto que será liberado para este convênio na condição cartão de crédito, de acordo com a opção de liberação selecionada acima. As regras são as mesmas das condições à vista e a prazo.
      • Para informar um desconto é necessário marcar o campo com o nome da condição de pagamento que deseja configurar. Lembrando que, caso marcar essa opção e deixar com percentual de desconto = 0%, o sistema irá conceder este desconto na venda sem passar para a próxima regra da hierarquia.
    • Desconto por faixa: o usuário deve selecionar a modalidade de pagamento que deseja configurar no menu Desconto e informar a faixa de valores inicial e final dos itens e o percentual de desconto que deve ser aplicado na venda. Lembrando que aqui também, caso seja deixa o percentual de desconto com 0,00%, este será aplicado na venda, ou seja, não será concedido desconto e não passará para a próxima regra da hierarquia.
      • Desconto: Selecione a modalidade de pagamento para a qual deseja configurar uma faixa de descontos.
      • Faixa inicial: O valor inicial de cada faixa deve obrigatoriamente ser o valor final da faixa anterior + R$ 0,01, evitando lacunas entre as faixas, de forma que nenhum item se ignorado da configuração. Quando não houver nenhuma faixa cadastrada, o valor inicial da faixa será R$ 0,01.
      • Faixa final: Informe a faixa final de valor para aplicar o % de desconto configurado.
      • % Desconto: Informe o percentual de desconto que deseja que seja aplicado nas vendas com a faixa de valores informada.
    • Desconto por condição: essa opção está habilitada para opção de desconto por 'grupo principal', 'tipo de produto' e 'por laboratório'. Esse tipo de desconto poderá ser liberado ou retirado do convênio, de acordo com a condição. Pode-se configurar que, por exemplo, para a condição a prazo '2 vezes', esteja liberado o desconto de 10%, e que para a condição '4 vezes' e para o grupo 'Éticos' o desconto seja bloqueado, informado 0%. E, para medicamentos 'Similares' pode-se liberar normalmente o desconto informando a mesma condição de '4 vezes' e ainda colocar outro valor de desconto, 5%, por exemplo.

Observações:

    • Ao executar duplo clique sobre uma faixa, esta é carregada para edição, permitindo, caso não seja a última, editar somente o % Desconto
    • Somente é permitido excluir a última faixa de descontos cadastrada, portanto, caso o usuário deseja excluir uma faixa que esteja entre outras, deve excluir todas as posteriores até chegar a que deseja;
    • Ao inserir uma regra de desconto por faixa de valores, as configurações de desconto normal que porventura existam para o mesmo tipo de produto/laboratório/grupo principal serão removidas, e vice-versa, visto que somente é possível manter uma forma de desconto, ou normal ou por faixa de valores


Botões auxiliares

    • Duplicar Descontos: Clique sobre o link para ver como duplicar os descontos de um convênio para outros convênios.
    • Liberar Descontos: Clique sobre o link para ver como liberar regras de descontos para vários convênios ao mesmo tempo.
    • Retirar Descontos: Clique sobre o link para ver como excluir regras de descontos para vários convênios ao mesmo tempo.
    • Imprimir: Para realizar a impressão das regras de descontos informadas nos convênios.



CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Cadastro de Convênios - CAR119" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 para que o usuário não tenha acesso à tabulação Convênio.
  • Desmarque a tabulação 2 para que o usuário não tenha acesso à tabulação Alteração Especial.
  • Desmarque a tabulação 3 para que o usuário não tenha acesso à tabulação Descontos / Preço de Venda.
  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário não tenha acesso à guia Principal da tabulação Convênio.
  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário não tenha acesso à guia Parâmetros da tabulação Convênio.
  • Desmarque a tabulação 6 para que o usuário não tenha acesso à guia Mensagem da tabulação Convênio.
  • Desmarque a tabulação 7 para que o usuário não tenha acesso à guia Contrato Autorização Débito da tabulação Convênio.
  • Desmarque a tabulação 8 para que o usuário não tenha acesso à guia Comissão da tabulação Convênio.
  • Desmarque a tabulação 9 para que o usuário não tenha acesso à guia Emissão NF da tabulação Convênio


 

  • Sem rótulos