Este programa é utilizado para realizar o cadastro dos convênios com quem a farmácia possui contrato, além dos convênios particulares, VIP's, etc. O cadastro de convênios é necessário mesmo para o cadastro de clientes particulares, pois o cliente deve estar sempre vinculado a um convênio.

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Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Consulta por nome
F3 ou ALT+N:Novo cadastro
F4 ou ALT+G:Salvar alterações
F5 ou ALT+I:Listagem de convênios
F6 ou ALT+HFicha do convênio
F8E-mail do convênio
F9 ou ALT+EExcluir cadastro
ALT+F:Sair do programa.
CTRL+AAvança tabulação

Cadastro de convênios

Para efetuar o cadastro de convênio deverá informar a Razão Social do convênio no campo empresa para que seja possível identificá-lo em uma consulta e/ou lançamento de notas fiscais de vendas. Caso o convênio a ser cadastrado seja um particular ou tele entregas informar no campo empresa (Particular ou Tele entregas), facilitando consultas posteriores.

Informe o Nome Fantasia do convênio que está sendo cadastrado. Muitas vezes, a razão social da empresa não é conhecida, neste caso facilita ao usuário encontrar os clientes conveniados pelo nome fantasia da empresa.

A data de cadastro é informada automaticamente pelo sistema, e o usuário não poderá alterá-la. 

Informe também os dados de localização (endereço) e contato (telefones e e-mails), no campo de e-mail é permitido cadastrar até 5 e-mails, para os demais cadastros clique com o mouse em "E-mails".

No campo situação é possível informar o status cadastral do convênio, esta situação altera somente do convênio, não influenciando na situação dos clientes do convênio. Porém, uma vez o convênio "bloqueado" só aceitará venda aos clientes do mesmo mediante senha de liberação, mesmo que o cliente esteja com situação normal.

  • Normal: convênio liberado normalmente para venda na farmácia.

  • Bloqueado: convênio com venda bloqueada e liberada somente com senha de liberação

  • Suspenso: convênio com venda suspensa até que seja alterada a situação manualmente

  • Inativo: convênio inativado para venda.

Informe o número do CPF/CNPJ do convênio que está sendo cadastrado. Este campo é obrigatório e validado, e também a Inscrição Estadual (quando houver). 

Para farmácias que possuem convênios com fazendas é possível informar CPF + Inscrição Estadual.

O sistema trata todos os clientes como se eles pertencesse a um convênio qualquer, portanto neste campo o usuário deve informar qual é o tipo de convênio que está sendo cadastrado.

  • Convênio Normal: definir este tipo para os convênios normais que a farmácia possui (empresas conveniadas).

  • Convênio c/ Cartão: definir este tipo de convênio caso os conveniados possuírem cartão próprio da farmácia para a compra. Este tipo de convênio obriga que o usuário informe todos os campos do cadastro de clientes.

  • Particular: definir este tipo para os particulares (fiados) da farmácia.

  • Tele Entregas: definir este tipo para o convênio dos clientes que compram sempre com tele entrega da farmácia.

  • Outros: definir este tipo de convênio para que o usuário que estiver cadastrando clientes informe todos os campos do cadastro de clientes.

  • Convênio VIP I e VIP II: definir este tipo para os convênios especiais como: aposentados, cooperativas entre outros. Este convênio permite utilizar formas de descontos especiais no cadastro de produtos, ou seja, diferente dos outros convênios normais que a farmácia possui (respeita as mesmas regras do convênio particular).

  • Convênio à Vista: definir este tipo de convênio para clientes que só compram à vista na farmácia. Essa opção permite que a farmácia tenha todos os clientes de compras à vista cadastrados no banco de dados para que possa realizar trabalhos de pós-vendas, fazer promoções e descontos especiais, etc.

  • Cartão Dincred: definir este tipo se o convênio que está sendo cadastrado faz parte da Dincred (cartão da SoftPharma).

  • Cartão SystemFarma: definir este tipo se o convênio que está sendo cadastrado faz parte do SystemFarma. Veja aqui como configurar o SystemFarma no SoftPharma.

  • Cheque Pré-Datado: definir este tipo de convênio para clientes que só compram com cheque pré-datado.

  • Cartão ConvCard: Definir este tipo de convênio para o clientes que tem integração desse gerenciador de convênios.

A comunicação com o ConvCard somente existirá no terminal do caixa (onde possua ECF), uma vez que toda venda deve, obrigatoriamente, ser finalizada via ECF. Esta integração deverá ser previamente parametrizada no programa "Configuração de Integrações" (Parâmetros > Configuração).

Para maiores informações sobre as demais funcionalidades clique nos links abaixo.