Esta guia é utilizada para efetuar configurações mais específicas do convênio, como cadastro de informações bancárias, integrações com terceiros, regras e bloqueios específicas de vendas para o convênio e subsídio.

Nessa aba é possível cadastrar os dados bancários da empresa conveniada informando: banco, agência, conta corrente, e operação. A lista de operações são originadas no cadastro de bancos através do programa LP/TD/Cidades localizado no menu Parâmetros.

No campo Integração com permite vincular o convênio com sistemas de integração, dentre eles: WindTEF, Consignet, Big Convênios, Big Fidelidade, Full Points e Itaipu. Caso a farmácia não tenha integração deverá selecionar a opção Nenhum.

  • Para as Integrações ConsigNet e Big Convênios/Fidelidade haverá um código identificador do convênio nos campos Código Convênio ou Administradora.

Caso seja necessário emitir a nota fiscal, gerada a partir do fechamento de convênio, com dados cadastrais de outro convênio cadastrado na farmácia, selecione o convênio desejado no campo Utilizar dados cadastrais do convênio abaixo para emissão da nota convênio.

Parâmetros:


  • Exportar para a Filial?: Marcar esta opção quando a farmácia tiver outra filial e desejar atualizar o cadastro de clientes de acordo com o cadastro da "matriz", ou seja, o sistema pode transmitir todos os clientes deste convênio para a filial e deixá-la igual a matriz. Este processo é utilizado para empresas que não estão trabalhando com replicação de dados on-line.


  • Permitir usuários devidamente configurados a cadastrar clientes: Esta configuração é utilizada quando a gerência deseja que alguns usuários tenham acesso a cadastrar/alterar clientes somente em determinados convênios. Para isso, é necessário DESMARCAR a guia 5 do Cadastro de Clientes para tal usuário e configurar quais os convênios em que este usuário terá acesso a cadastrar clientes.

  • Exigir CPF/CNPJ para clientes deste convênio?: Quando marcada esta opção o sistema não permite que sejam cadastrados clientes (pessoa física ou jurídica) neste convênio sem que seja informado o número do CPF ou CNPJ do mesmo.

  • Emitir nota convênio?: Ao marcar esta opção, no caixa on-line o sistema abre direto a tela de cupom fiscal não permitindo que sejam finalizadas as pré-vendas em outro tipo de nota fiscal que não seja cupom ECF.

  • Solicitar senha de juros somente após ultrapassar data limite de bloqueio?: Marque esta opção para que o sistema solicite a senha de liberação de juros somente quando ultrapassar a data de bloqueio dos clientes do convênio, ou seja, após a quantidade de dias configurada no campo "Quantos dia(s) para bloquear após vcto?" no Cadastro de Convênios.

Nessa aba é possível configurar se o convênio aplicará o bloqueio na venda, por grupo principal ou tipo de produto, conforme a opção selecionada o sistema apresentará os campos para que o usuário informe os grupos ou tipos de produtos que serão bloqueados. Observamos que os dois tipos de bloqueios podem ser utilizados paralelamente.

No campo aplicar menor preço, o possível configurar se o sistema aplicará o menor preço na venda para o convênio especificado (SIM) ou se aplicará a regra de hierarquia de desconto (NÃO).

Parâmetros:

  • Exigir Autorização na Venda: esse campo permite ao usuário selecionar se irá trabalhar com a metodologia de autorização de venda através de senha ou biometria do cliente. Essa senha/biometria deverá estar previamente cadastrada no programa "Cadastro de Clientes" (Cadastros > Clientes).
    • Não exigir: manter essa opção selecionada para os convênios que não irão utilizar a autorização do cliente por senha/biometria.
    • Por senha do cliente: selecionar essa opção quando a autorização dos clientes e dependentes for somente por senha.
    • Por biometria do cliente: selecionar essa opção quando a autorização dos clientes e dependentes for somente por biometria.
    • Por Senha/Biometria do cliente: selecionar essa opção quando a autorização dos clientes e dependentes for por senha/biometria.
  • Bloquear todos os descontos tele-entregas: Marque este campo para que nas vendas tele-entrega para os clientes deste convênio sejam zerados todos os descontos.
  • Bloquear alteração de desconto na venda?: Ao marcar esta opção o usuário não pode zerar o desconto do convênio do cliente na venda, quando não autorizado. Desta forma os descontos pré-estabelecidos e negociados com o convênio não podem ser zerados pelo vendedor na venda.
  • Bloquear sistema de fidelidade?: Marque este campo para que o sistema não pontue os clientes deste convênio com o sistema de fidelidade. Existem mais algumas regras para a liberação e bloqueio de pontuação, para maiores informações acesse o manual de Sistema de Fidelidade.
  • Cobrar Juros na venda?: Marcando esta opção o sistema cobrará juros automaticamente no ato da venda. Estes juros são discriminados no cupom adicional, quando configurado para imprimir, na condição de pagamento. Para a cobrança dos juros, além de marcar este campo, é necessário configurar o percentual de juro na condição de pagamento.
  • Bloquear venda à vista?: Selecione este campo caso desejar bloquear a venda à vista para este convênio, ou seja, se selecionado este campo, o sistema somente permitirá vendas a prazo.
  • Liberar descontos promoções?: Marque este campo para que seja liberado o percentual de desconto promoção configurado no cadastro de produtos. Se este campo estiver desmarcado, caso configurado um desconto promoção para o produto, o sistema não aplicará o desconto promoção e sim a próxima regra de descontos da hierarquia. Importante: Nas vendas à vista o desconto promoção sempre fica liberado, independentemente deste parâmetro.
  • Liberar tabloide/panfleto?: Marque este campo para liberar o desconto tabloide do produto para este convênio. Em todas as vendas feitas para este convênio será concedido o percentual de desconto tabloide. Caso o produto esteja com a opção Tabloide marcada mas este parâmetro estiver desmarcado, o sistema aplicará a próxima regra de descontos da hierarquia.
  • Pedir número de requisição na venda: Selecione esta opção para que o sistema solicite em todas as vendas a prazo deste convênio o número da requisição de compras. Este número será impresso no fechamento de convênios e é utilizado pela empresa conveniada para controle interno.
  • Isentar taxa de tele entrega? marque esse campo quando durante a negociação do convênio verificou-se a isenção da taxa da tele entrega, ou seja, as vendas T.E. realizadas para o convênio que estiver parametrizado não serão cobradas as taxas.
  • Quando venda PBM não permitir entrada a prazo: essa validação será feita no momento da venda seguindo a seguinte hierarquia:
    • Será validado se o PBM permite entrada na venda A prazo. 
    • Se sim, validará se o cliente informado permite a entrada a prazo.
    • Se sim, validará esse parâmetro, se marcado, bloqueará a entrada a prazo.

Nesta guia é possível configurar o subsídio concedido pelo Convênio aos seus conveniados.


No campo Subsídio informe o percentual de subsídio nas vendas para o convênio, sendo que o valor descontado será pago pelo convênio para a farmácia, informe o valor em percentual de no máximo 99,00

Através do campo Lançar subsídio do convênio para deve-se vincular um cliente para lançar os títulos da parte paga pelo convênio. Porém, para que essa configuração seja efetuada com sucesso, deverá respeitar algumas regras e validações conforme segue:

  • O parâmetro "Bloquear venda à vista" localizado na aba "Parâmetros > Vendas", deverá estar marcado, uma vez que toda venda realizada precisará ser em uma condição na modalidade a prazo;

  • Não poderá haver integração com outros convênios, assim sendo, a no campo "Integração com" (Parâmetros > Geral) deverá estar selecionada a opção "Nenhum".

  • Somente estará disponível para os tipos de convênios: Normal, Particular, Outros, VIP I, VIP II ou Tele-Entrega.

  • Em resumo quando configurado que a parte do cliente seja:

    • Paga somente a vista:

      • Não é necessário ter um cliente configurado para que seja lançada a parte do subsídio para empresa

      • No cadastro do convênio deverá ter liberado condições de pagamento com entrada na venda;

      • A parte paga pela empresa será lançada a prazo em títulos para o cadastro do cliente;

      • A cobrança é realizada com a emissão do relatório de fechamento de convênio;

      • E nesse relatório os valores são gerados diretamente para cada cadastro de cliente.

    • Paga a vista ou a prazo:

      • Deverá ter um cliente configurado no cadastro do convênio, para esse cliente será lançada a parte do subsídio a ser paga pela empresa;

      • No cadastro do convênio poderá ter liberado condições de pagamento com entrada na venda;

      • A parte a ser paga pelo cliente se for a vista, deverá ser lançada como entrada na venda;

      • Se a parte a ser paga pelo cliente for a prazo será lançado título para o próprio cliente;

      • A cobrança do valor do subsídio a ser cobrado da empresa é realizada com a emissão do relatório de fechamento de convênio, onde serão identificados os valores lançados para o cliente que identifica o convênio;

      • A parte a prazo do cliente que será descontada em folha, também será via relatório de fechamento de convênio.