Nesta aba é possível salvar informações sobre prazos de pagamento e percentuais de descontos concedidos nas vendas:

Configurações de pagamentos

  • Cálculo de limite de crédito: Selecione a forma como a farmácia deseja calcular o limite de crédito dos clientes deste convênio.

    • Mensal/Database: o valor disponível para compras é calculado a cada nova data base, exceto para convênio "Cheque Pré-datado".

    • Único para compras: o valor disponível para compras é único, ou seja, independente da data base de compra.

  • Dia de fechamento: Informe o dia base em que será fechado o convênio. Em todas as vendas efetuadas o sistema calcula a data de fechamento baseado no dia informado e no mês informado pelo vendedor para fechamento. Ao alterar a data de fechamento dos convênios (exceto para os convênios Particular, VIP I e VIP II), a data de fechamento dos clientes também será alterada para a nova data.

  • Carência para fechamento: Esta informação é utilizada para que X dias antes do fechamento do convênio as vendas já sejam direcionadas para o próximo fechamento. Exemplo: Dia de fechamento 20 e 5 dias de carência: todas as vendas feitas para o convênio até dia 14 são lançadas para o fechamento do mês atual e as compras a partir do dia 15 são lançadas para o próximo fechamento. Lembrando que a data de fechamento não muda, todos os títulos são lançados com fechamento no dia informado n este campo, mudando somente o mês do fechamento.

Observações


  • O mesmo ocorre para os convênios do tipo "Particular", onde o sistema considera os dias de carência tanto para fechamento quanto para Dias de Prazo.
  • Os dias de carência não estão liberados para convênios considerados de vendas à vista, cheque pré-datado e para Dincred.

  • Dia de vencimento: Dia de cobrança do boleto bancário enviado ao convênio. Este é o dia em que o convênio deverá pagar o boleto para a farmácia. Ao alterar a data de vencimento dos convênios (exceto para os convênios Particular, VIP I e VIP II), a data de vencimento dos clientes também será alterada para a nova data.

  • Quantos dias para bloquear após o vencimento? Informe o número de dias que o sistema utilizará de prazo para bloquear automaticamente os clientes vinculados ao convênio após o vencimento do boleto/título. Caso não queira bloquear os clientes do convênio deixe esse campo em branco. 

    • O bloqueio ou desbloqueio é por cliente e ocorrerá no momento em que o mesmo for comprar ou pagar suas contas na farmácia, portanto, mesmo que o convênio não tenha sido fechado oficialmente, se os títulos estiverem vencidos o sistema bloqueará o cadastro do cliente. Observamos que pode vir a ocorrer do usuário emitir um relatório e o cliente constar como ativo devido esse bloqueio acontecer no ato da compra.
    • Quando a farmácia deseja cobrar juros em atraso de seus clientes, este campo deverá ser devidamente configurado da seguinte maneira:

      • Informe no programa Manutenção de Filiais (Parâmetros > Filiais) o percentual de juros a ser cobrado.

      • Selecione os clientes dos quais deseja cobrar juros em atraso marcando o campo "cobrar juros em atraso".

      • Defina dias a bloquear no cadastro do convênio para que nos títulos com dias em atraso maior que a quantidade de dias a bloquear o sistema faça a cobrança de juros. A liberação dos juros somente pode ser feita mediante senha.

  • Quantos dias carência para reduzir valores atrasados do limite? Informar quantos dias após o vencimento dos títulos deseja que seja deduzido o valor dos títulos em atraso do limite dos clientes deste convênio. Essa função é usada devido a cobrança bancária, onde o convênio paga no dia do vencimento normalmente, mas o banco repassa para a farmácia um ou dois dias após o pagamento (tempo de compensação). Exemplo: Informe 02 dias no campo correspondente para que somente dois dias após o vencimento dos títulos estes sejam considerados vencidos e deduzido o valor atrasado do limite do conveniado. Consulte o manual de Cadastro de Clientes para maiores informações a respeito do limite de crédito. Quando configurado limite de crédito único para compras, este parâmetro não tem função alguma e por isso fica desabilitado.

  • Considerar dia de fechamento, carência e vencimento?: Quando marcado este parâmetro, é possível realizar vendas com data de fechamento determinado no convênio, além de não considerar os convênios VIP I e VIP II como particulares.

  • Opções de cobrança
    • Mês atual ao fechamento: essa opção permite que a cobrança seja realizada no mesmo mês de fechamento. Por exemplo, para um convênio com fechamento dia 05 e vencimento dia 25. O título terá fechamento para 05/agosto e vencimento em 25/agosto.

    • 1º mês subseqüente ao fechamento: a cobrança deverá ser realizada no mês seguinte ao fechamento. Por exemplo, para um convênio, o fechamento acontece dia 20 e vencimento dia 10. O título gerado terá fechamento para 20/agosto e vencimento em 10/setembro; Outra situação pode ocorrer para um fechamento no dia 05 e vencimento dia 25. O título terá fechamento para 05/agosto e vencimento em 25/setembro.

    • 2º mês subseqüente ao fechamento: com essa opção, a cobrança será realizada 60 dias depois do fechamento. O objetivo principal dessa opção é ampliar as configurações de cobrança para até 90 dias. Por exemplo, para um fechamento dia 20 e vencimento dia 10. O título terá fechamento para 20/abril e vencimento em 10/junho. Nesse caso, o 1º vencimento seria 10/maio, mas este é desconsiderado, uma vez que está sendo tratado para o 2º mês subseqüente.

Descontos concedidos na venda

Através dos campos abaixo será possível configurar o percentual dos descontos condidos na venda conforme a forma de pagamento utilizada, podendo ser a prazo, à vista, cheque ou cartão, estes descontos somente serão lançados aos produtos que não estiverem em promoção ou que não se enquadrem em outra regra de desconto anterior na hierarquia de descontos.

No campo Associação informe o percentual de desconto concedido à empresa conveniada no momento do fechamento do convênio que será descontado do boleto de cobrança do convênio.

Observações


É possível liberar o percentual de desconto associação somente para os produtos que não foram vendidos na promoção da farmácia, caso desejar usar essa opção, leia ao final do manual de Fechamento de Convênio como bloquear esse desconto.

Em Subsídio apresentará o valor configurado na guia Parâmetros > Subsídio.