Configurações de Grade em Telas de Consulta
Assunto 
Criando diferentes configurações de exibição de grade para facilitar o processo de consultas de informações no sistema.
| Produto | Linx DMS/Bravos | 
| Menu | Componente existente em telas de consulta. | 
| Data | 20/06/2018 | 
| Autor | Rodrigo Leite Burgo | 
| Área | Todas as áreas do sistema que utilizem o componente em questão. | 
Finalidade 
Este documento tem por finalidade auxiliar na criação e configuração de diferentes "layouts" para a exibição do resultado de consultas no sistema de maneira que o usuário poderá alterar entre os diferentes modelos durante a visualização.
Procedimentos 
Criação e configuração de diferentes "layouts" para a exibição do resultado de consultas no sistema Possibilidades de salvar diferentes formas de exibição do resultado, estrutura e cores, bem como a possibilidade de totalização de informações agrupadas.
Aplicação 
Acessar o a configuração de grade através do botão padrão do componente. Exemplos de consultas que possuem o recurso: Consulta Intermediária do Estoque, Manutenção de Títulos a Receber, Manutenção de Títulos a Pagar, Manutenção de Cartões, Manutenção de Cheques dentre outras.
Após realizar as alterações necessárias no layout de sua consulta, tais como, ocultar colunas, alterar o posicionamento e largura de colunas, classificar, agrupar, etc.
Clicar no botão "Manutenção de Configurações" conforme imagens acima / abaixo:
A tela de manutenção de configurações de grade irá aparecer onde pode-se notar a existência de uma configuração padrão, cujo código é zero (0), a qual é a responsável pela exibição padrão de consultas em seu usuário.
Vamor incluir um novo modelo de configuração de grade clicnando no botão incluir  
ativando o modo de inserção conforme a imagem abaixo.
- Realizar o preenchimento dos campos, código (próximo número sequencial), descrição, observações (não obrigatório) e clicar no botão 
 (Esse botão será o responsável por capturar todas as alterações de "layout" feitas na tela de consulta para o "Layout" (1) Lista para impressão que será criado.)
- Clicar no botão salvar 
 
 
- O processo poderá ser repetido inúmeras vezes, sendo cada novo "layout" carregado com nova configuração definida na tela de consulta tomando o cuidado de importar a configuração atual da grade para o modelo criado, conforme imagem abaixo.
 
- Os modelos são definidos por usuário, permitindo a criação de "layouts" personalizados exclusivos.
- Para utilizar os modelos, ao acessar a consulta, clicar no botão  , selecionar um dos modelos salvos, e clicar no botão 
 
 











