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Preços e Descontos Manuais - EST230


      Este programa é utilizado para que o usuário possa efetuar alterações de preços, margem de lucro e descontos do cadastro de produtos de forma manual e ágil. É muito utilizado para alterar preços de determinadas linhas de produtos, como por exemplo "todas as tinturas". Além disso é possível criar listas de alteração de preços para processá-las em outra data. Também é utilizado para atualizar os preços das mercadorias com base nos preços das notas fiscais de compra lançadas no sistema. Para que o sistema mantenha a lista de preços por este programa é necessário desmarcar o parâmetro "Atualizar preço NF de compra" nos parâmetros do sistema.


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Estoque > Preços e Descontos Manuais

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2 - Consulta por nome / Consulta produtos

F4 - Salvar as alterações que estão na tela

F5 - Acesso ao programa Cadastro de Produtos

F6 - Emitir etiquetas dos produtos com quantidade em estoque

1 F7 - Gravar em grupos de filiais

F8 - Ver o estoque das outras filiais

F9 - Exclui a lista que está na tela

F12 - Atualiza Lista

 

ALT + G - Gera uma lista de acordo com o filtro informado

ALT + S - Salva as alterações feitas na lista da tela

2 ALT + P - Processa a lista da tela

ALT + A - Acesso ao programa A Liberar

ALT + L - Marca o campo "Atualizar a lista automaticamente..."

ALT + F - Fechar a tela de Preços e descontos manuais

ALT +  C - Selecione Colunas


1 F7 - Gravar em grupos de filiais: Para as farmácias que estiverem utilizando replicação de dados, o sistema permite que as informações alteradas sejam gravadas apenas na filial logada ou em determinados grupos de filiais. Para isso, basta teclar F7 para que o sistema mostre a descrição "Gravando apenas nesta filial logada. F7 para voltar a gravar em todas as filiais". Caso a farmácia utilize agrupamentos de filiais, esta tecla abrirá uma tela onde o usuário deve selecionar em quais grupos deseja gravar as informações.

      Os grupos de filiais que o usuário não tem acesso são exibidos como somente leitura, não permitindo marcá-los para a gravação das informações. Somente é permitido gravar em grupos de filiais se o grupo a que pertence a filial logada estiver marcado também.

2 ALT + P - Processa a lista da tela: Ao processar a lista de alterações que está na tela, o novo preço atualizará automaticamente o cadastro dos produtos e, a partir desse, momento será utilizado nas vendas da farmácia.

      Veja abaixo a descrição de cada opção a alterar:

  • Opção: Selecione a opção desejada:
    • Trabalhando com uma lista padrão (lista 1): Selecionando essa opção, todos os produtos do filtro informado serão processados e gravados no banco de dados como "lista padrão 1". Isso significa que o sistema todas as vezes que o usuário fizer um novo filtro utilizado esta opção os produtos serão adicionados à LISTA 1 já existente.
    • Criar uma nova lista: Esta opção é utilizada para que o usuário possa manipular a lista de preços sem atualizar o cadastro dos produtos na hora, deixando a lista pronta e pendente para atualização em outra data.
    • Selecionar uma lista já existente: Esta opção é utilizada para selecionar uma lista de produtos já alterada ou que ainda está em manutenção, para que se possa dar continuidade no trabalho ou para processar a atualização no cadastro de produtos. Esta opção permite que a lista de preços possa ser alterada em uma filial e atualizado o cadastro dos produtos em outra filial. Exemplo: A lista pode ser ajustada na filial 1  e processada na filial 2.
    • IMPORTANTE: O usuário deve ter atenção para não adicionar o mesmo produto em várias listas, pois o sistema não faz nenhuma verificação referente a isso. É importante lembrar que o sistema sempre atualizará os preços a partir da lista que está sendo processada, ou seja, caso o produto esteja presente em várias listas é possível que seja processado o preço antigo.
  • Nome da Lista: informe o nome da lista, ou pesquise por alguma já existente conforme a opção selecionada acima.
  • Tipo de Produto: Informe o tipo de produto que deseja alterar os preços ou pressione F2 para consultá-lo.
  • Laboratório: Informe o laboratório que deseja alterar os preços ou pressione F2 para consultá-lo, ou ainda deixe em branco para selecionar todos os laboratórios.
  • Seção: Informe a seção que deseja alterar os preços ou deixe o campo em branco para alterar os preços de todas as seções.
  • Filtro inicial: Selecione a forma que deseja exibir os itens na tela:
    • Itens com acréscimo: para visualizar somente os itens que tiveram aumento de preço;
    • Itens com decréscimo: para visualizar somente os itens que tiveram redução de preço;
    • Itens sem reajuste: para visualizar somente os itens não sofreram alteração de preços;
    • Geral: para visualizar todos os itens.
  • Inicial(is): Informe as iniciais dos produtos que deseja alterar os preços ou deixe o campo em branco para não verificar as iniciais.
  • Atualizar a lista automaticamente ao acessar o cadastro de produtos? Com este campo marcado, todas as vezes que o cadastro de produtos for acessado por este programa, serão atualizadas as informações do produto na tela. ATENÇÃO! essa atualização, traz automaticamente os preços de custo e venda do cadastro de produtos, portanto, não sendo indicado em alguns casos.
  • Selecione os valores que deseja alterar: Marque as opções de acordo com as informações que deseja alterar: Custo de compra, Margem de lucro, Preço de venda, descontos Cesta básica, Promoção, Tabloide, Vip I e II e/ou Recalcular margem de lucro de acordo com os novos preços.

Observação Quando a opção "Recalcular margem de lucro" estiver marcada, a margem será recalculada quando alterado o preço de venda ou o preço de custo do item.

Alteração e Atualização de Preços

  • Marque as opções que deseja alterar na lista de preços e clique no botão "Gerar". O sistema irá gerar uma lista com todos os produtos selecionados de acordo com os filtros informados acima.
  • Para acrescentar um novo item à lista processada, basta clicar na listagem dos produtos e pressionar F2 para consultar o produto que deseja acrescentar.
  • Para alterar as informações referentes às opções marcadas basta que o usuário pressione a tecla ENTER. Neste momento o sistema abre uma tela para que sejam digitados os novos valores em cada campo que deseja alterar.

  • A alteração do percentual de desconto promoção segue o mesmo padrão do cadastro de produtos, ou seja, se informar o desconto diretamente no campo, o percentual será configurado na regra "Maior ou igual a 1". Para informar regra de "Igual", bem como para informar desconto mínimo, deve-se clicar no botão . Para informar que o produto selecionado é tabloide basta marcar o campo "Tabl.", ao lado do campo de Promoção.
  • À medida que o usuário altera a lista de preços é recomendável que grave as novas alterações. Para isso basta clicar no botão "Salvar" ou pressionar F4.
  • Com a lista selecionada na tela é possível pressionar F6 para imprimir as etiquetas com o novo preços de acordo com a quantidade em estoque, antes mesmo das alterações de preços serem alteradas no cadastro de produtos.
  • No momento que selecionar a lista e clicar em "Processar", a lista será atualizada no cadastro de produtos e liberado para o balcão de vendas. Após essa atualização o sistema também solicita se é ou não para emitir etiquetas dos produtos que sofreram alteração de preços.
  • Quando o preço de custo do produto aparece em vermelho, indica que foi comprado com um custo maior que a compra anterior. Em azul, significa que a última compra foi feita com custo menor que a compra anterior, e quando mostrado em preto, indica que o preço de custo nas duas últimas compras foi o mesmo.
  • Quando o produto aparece com uma bolinha verde  , significa que houve alteração em seu preço e que, ao processar a lista, irá atualizar alguma informação em seu cadastro. Ao pressionar DELETE, este produto é excluído da lista para que não seja atualizado.
  • Quando o produto aparece com uma bolinha verde com um pontinho dentro  indica que esse produto é o principal de um agrupamento de produtos. No caso de agrupamento de produtos, alterando qualquer item do grupo (independente de ser o principal ou um agrupado), todos os produtos do grupo são atualizados com as mesmas informações.

      O sistema mostrará todos os produtos na tela que tiveram alteração de preços para cima e para baixo (em cor azul e vermelha, respectivamente) e ainda não foram liberados para o estoque. Depois que os produtos estão na tela, o usuário confere os preços, exclui os produtos que não deseja atualizar os preços e clica no botão "Processar" para atualizar os preços no estoque e emitir etiquetas de produtos. 

      O sistema atualizará os preços/descontos tanto do produto principal quanto dos produtos vinculados à ele.

Observação: Quando o usuário lançar duas notas com produtos agrupados, sendo uma delas com o produto principal do agrupamento e a outra nota com um produto do mesmo agrupamento (não item principal). E na seqüência realizar a liberação dos preços/descontos apenas para uma nota. Ao tentar localizar a outra nota e realizar a liberação o sistema não localiza a segunda nota e não permite liberar os preços/descontos novamente. Essa situação ocorre, pois a partir do momento em que as informações do produto são atualizadas, os produtos agrupados a ele automaticamente também são, por esse motivo esse determinado produto não é mais apresentado.



CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Preços e descontos manuais - EST230" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 para que o usuário não tenha acesso a gerar uma nova lista de preços.
  • Desmarque a tabulação 2 para que o usuário não tenha acesso a salvar a lista de preços.
  • Desmarque a tabulação 3 para que o usuário não tenha acesso a processar uma lista de preços.
  • Desmarque a tabulação 4 para que o usuário não tenha acesso ao botão "A Liberar...".
  • Desmarque a tabulação 5 para que o usuário tenha acesso a gravar as informações somente na filial logada.

Guias

  • Desmarque a guia 1 para que o usuário não tenha acesso a alterar o preço de custo o produto.
  • Desmarque a guia 2 para que o usuário não tenha acesso a alterar a margem de lucro dos itens.
  • Desmarque a guia 3 para que o usuário não tenha acesso a alterar o preço de venda do produto.
  • Desmarque a guia 4 para que o usuário não tenha acesso a alterar o percentual de cesta básica.
  • Desmarque a guia 5 para que o usuário não tenha permissão para alterar o percentual de desconto promoção do produto.
  • Desmarque a guia 6 para que o usuário não terá acesso a alterar o percentual de desconto VIP I do item.
  • Desmarque a guia 7 o usuário não poderá alterar o percentual de desconto VIP II do produto.







  • Sem rótulos