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GERENCIADOR DE METAS - CAR195


      Neste programa o sistema permite ao usuário visualizar e imprimir todas as metas prevista comparadas com o realizado. É permitido o acompanhamento diário e mensal do que está sendo e o que já foi realizado. As metas podem ser visualizadas por vendedores, gerentes e por loja, deste configurado para tal análise.


Acesso Rápido

Localização: Relatórios > Comissões > Gerenciador de Metas

Menu Fiscal - Abre o Menu Fiscal do sistema

(Verificar legislação do PAF-ECF)

F2 - Consulta por nome

 

ALT + P - Processar e buscar as metas.

ALT + I - Para imprimir

1ALT + G - Gráficos

ALT + F - Para fechar o programa


1 Gráfico de Metas: Para cada meta lançada é possível analisar o gráfico por valor ou por quantidade, dependendo da meta escolhida. Ao mostrar o gráfico o sistema informa sempre o acumulativo do mês, ou seja, sempre mostrará no dia atual como está a meta com o realizado. Porém permite a opção de analise diária do gráfico, que neste caso servirá para analisar em quais dias o vendedor ou gerente não atingiu a meta proposta. Estes gráficos estão disponíveis para impressão.

      Veja abaixo a descrição detalhada de cada campo:

  • Mês/Ano: Selecione o mês e ano que deseja visualizar as metas lançadas com os resultados.
  • Intervalo de Filiais: Para as farmácias que possuem mais de uma loja, é no banco de dados do SoftPharma que estão armazenadas as informações das filiais, o usuário pode selecionar a(s) filial(is) que deseja visualizar as metas, desde que tenha acesso em seu cadastro de usuários para tal analise. Neste intervalo o sistema verificará qual filial o usuário tem acesso a acessar as informações e confrontará com o cadastro de vendedores o campo "Filial de trabalho". Desta forma garantimos que possa ser configurada opção para vendedores analisar dados somente de sua filial.
  • Analisar por...: Selecione a opção que deseja visualizar as metas, se por "Vendedor"; "Gerente"; ou "Filial". Quando selecionar meta por Filial, apresentará a soma das metas informadas para os gerentes, ou seja, caso a farmácia tenha um ou mais gerentes, o sistema somará as metas informadas em todos os gerentes de cada loja e apresentará como meta da filial. Lembrando que esta opção somente fica disponível quando selecionado o mês/ano atual, pois se for o anterior, a consulta deverá ser sempre mensal. O resultado calculado diariamente também será somente para as metas em valores e quantidades, pois o restante são metas acumulativas.
  • Intervalo de Vendedores ou Gerentes: (F2 - consulta o vendedor ou gerentes por nome), Informe o intervalo de vendedores ou gerentes desejado para a analise.
  • Vendedor lotado em: Os vendedores são cadastrados no sistema e podem trabalhar em todas as lojas da rede com este mesmo cadastro, mas ao cadastrar esse vendedor, o sistema solicita em qual filial é que este vai trabalhar (lotado), e, neste campo, deve ser selecionado para visualização os vendedores que estiverem lotado nas filiais selecionadas. Com isso, mesmo que um vendedor tenha sido cadastrado para trabalhar na filial 01 e este tenha trabalhado nas outras lojas da rede, este vendedor será selecionado e sua movimentação de metas "poderá" ser selecionada desde que no intervalo de filiais acima tenha sido selecionada a(s) filiais que este teve vendas.
  • Tipo de Meta a ser Analisada: Por padrão o sistema informa as metas informada para o grupo principal, mas o usuário deve selecionar o tipo de meta desejado para analise. Lembrando que as metas devem estar lançadas primeiramente no cadastro de vendedores para depois serem armazenadas e analisadas neste programa.
  • Análise Diária?: Selecione a forma que deseja analisar as metas, por padrão a analise é mensal, mas pode ser analisada com informações diárias..
    • Diária: É a meta informada para o mês, divido pelo número de dias do mês e multiplicada pelo dia atual, ou seja, é a meta que o vendedor ou gerente tem estipulada até o dia atual e o seu realizado. Desta forma é possível acompanhar diariamente de forma acumulativa as metas e tendo a informação que o vendedor ou gerente está abaixo ou acima da meta no período, podendo ser tomada uma decisão antecipada para o cumprimento da meta no final do período.
    • Mensal: É a meta estipulada para o mês comparado com o resultado. Esta opção deve ser usada para analises de resultados passados, ou seja, analisar como foi o resultado do mês anterior ao atual.
  • Abaixo o sistema informará os vendedores, gerentes ou filiais que tem metas lançadas para análise. Selecione o desejado, e o sistema mostrará mais abaixo as metas pertencentes ao vendedor, gerente ou filial selecionada baseado no tipo de meta a ser analisada.
  • Somente serão mostrados os vendedores e gerentes que tiverem metas cadastradas, independente se tiveram vendas no período ou não.

Metas

Importante: Todas as vezes que o valor realizado das metas forem mostrados em vermelho, indica que o vendedor, gerente ou loja está abaixo da meta estipulada. Em verde exatamente na meta, e em azul, acima da meta.

  • Ticket Médio Prev: Valor do ticket médio previsto em meta para o vendedor.
  • Ticket Médio Realiz: Valor do ticket médio realizado pelo vendedor até o momento desta analise.
  • Variação: Percentual de variação da meta, ou seja,  qual o percentual que o vendedor atingiu abaixo ou acima da meta (previsto X realizado).
  • % Desconto previsto: apresenta o mesmo valor informado para o campo '% desconto' do cadastro de colaboradores;
  • % Desconto realizado: é a diferença entre a venda bruta do colaborador e a venda líquida (tabela de venda). Por exemplo, realizada uma venda bruta de R$ 100 mil e R$ 93 mil líquida, portanto, o % desconto geral será 7%. (1 – (venda líquida/venda bruta)*)100.
  • Variação: quociente do % desconto realizado para o desconto previsto.
  • % CMV previsto: apresenta o mesmo valor informado para o campo '%CMV' do cadastro de colaborador;
  • % CMV realizado: é a diferença entre a venda líquida do colaborador e o custo médio total de tais vendas (tabela de movimentações). Por exemplo, foi realizada venda de R$ 93 mil líquida e R$ 70 mil de custo médio, então o CMV realizado será de 75,27%. (70.000/93.000/*100).
  • Variação: é o quociente do '%CMV realizado' para o 'CMV previsto'.

Visualização das regras de metas:

  • Tipo de Meta: Informa as metas a serem analisadas conforme o tipo de meta escolhido. Exemplo: Se selecionado por grupo principal, o sistema informa neste campo quais são os grupos principais (éticos, similares...) que tem metas informada ao vendedor.
  • Outras merc. sem metas: Mostra as metas e os valores realizados de vendas de outras mercadorias que não têm metas específicas, ou seja, todas as vendas realizadas em tipos de produto, grupos, etc. que não estão especificadas em algum tipo de meta.
  • Meta por Valor ($ prevista X $ realizada): Nestes campos o sistema informa o valor de meta prevista($ prevista) e o realizado até o momento($ realizado). Ao lado informa a variação em percentual que o vendedor ou gerente está abaixo ou acima da meta.
  • %Real.: Este campo indica qual o percentual da meta do vendedor que já foi realizado. Este valor nunca passa de 100% portanto, quando o vendedor tiver realizado apenas 20%, por exemplo, neste campo irá aparecer 80% em vermelho, indicando que ainda falta 80% para alcançar a meta. Da mesma forma, quando tiver vendido 20% acima da meta estabelecida, por exemplo, será mostrado 20% em azul.
  • Meta por Quantidade (Qtd prevista X Qtd realizada): Nestes campos o sistema informa a quantidade em unidades de meta prevista(Qtd prevista) e o realizado até o momento(Qtd realizado). Ao lado informa a variação em percentual que o vendedor ou gerente está abaixo ou acima da meta.
  • Meta por % de C.M.V. (%CMV previsto X %CMV realizada): Nestes campos o sistema informa o percentual de C.M.V. de meta prevista(%CMV prev.) e o realizado até o momento(%CMV real.).
  • Meta por % de Desconto à Vista (%Desconto à vista previsto X %Desconto à vista realizada): Nestes campos o sistema informa o percentual de desconto à vista de meta prevista (%Desc Av prev.) e o realizado até o momento(%Desc Av real.). Este é o desconto dado ao consumidor final no balcão, ao final da venda ou de arredondamento e é calculado sobre todas as vendas (à vista e a prazo).
  • Quando lançadas metas por produto para itens pertencentes a algum agrupamento de produtos, nas vendas de qualquer dos itens do agrupamento a meta será somada. Por exemplo: Lançar uma meta por quantidade = 10 para o item ESMALTE A, onde este está agrupado ao produto ESMALTE B. Vendendo 5 esmaltes A e 5 esmaltes B a meta será alcançada.
  • Neste caso, o item cadastrado na meta do vendedor será mostrado no gerenciador com um underline (sublinhado), para que possa ser facilmente identificado



CONFIGURAÇÕES POR USUÁRIO

      O sistema permite uma série de configurações específicas por usuário para cada programa. Para efetuar bloqueios e configurações por usuário para este programa, acesse o Cadastro de Usuários informando o usuário que deseja configurar. Feito isso, selecione o programa "Gerenciador de Metas - CAR195" e clique em "Outras Opções". Efetue as configurações conforme a necessidade, de acordo com as opções listadas abaixo:

Tabulações

  • Desmarque a tabulação 1 e o usuário não terá acesso ao botão "imprimir" deste programa.

Guias

  • Desmarque a guia 1 e o usuário terá acesso a visualizar as informações somente de um vendedor ou gerente e ainda informar sua senha. Nesta caso não ficará disponível também a consulta de metas por filial.





  • Sem rótulos