Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Sintegra - IMP170


      Este programa gera o arquivo magnético para a Receita Estadual com toda as movimentações de compras e vendas ocorrida no período selecionado. É de responsabilidade da farmácia gerar os arquivos, validar e enviar para a Receita ou Contabilidade.

 

Acesso Rápido

Localização: Importação/Exportação >  Fiscal > Sintegra

Menu Fiscal - Abre o Menu Fiscal do sistema

(Verificar legislação do PAF-ECF)

1F7 - Info Mapa ECF

 

ALT + P - Processar informações

ALT + F - Fechar programa.


1F7 - Info. Mapa ECF - ao pressionar F7 o sistema solicitará a senha/biometria do Supervisor. Após a identificação do usuário supervisor, abrirá o programa "Redução Z".

Gerar Arquivo Sintegra

  • Intervalo de data: informe entre quais datas de lançamento, que deseja gerar o arquivo ou clique com o mouse no ícone dentro do campo da data "Jan", este botão abre um calendário para a procura da data.
  • Contato: Informe o contato na farmácia para a receita estadual, este contato é obrigatório.
  • Tipo do arquivo:
    • Normal: Quando o arquivo é gerado e enviado pela primeira vez no mês.
    • Retificação Total: Selecione esta opção para gerar o arquivo de retificação completa, ou seja, enviando todas as informações novamente ao fisco (arquivo completo).
    • Retificação Aditiva: Selecione esta opção para gerar somente as informações faltantes ou corrigidas ao fisco. Deve ser usado, por exemplo, quando enviado o arquivo Sintegra e foi necessário enviar mais alguma informação ou somente corrigir determinado registro. Neste caso, deve ser enviado somente as divergências.
  • Tipo de operação: Selecione o tipo de operação que deseja gerar para a receita estadual.
    • Saídas ECF: Marcando essa opção o sistema irá gerar todas as notas de venda emitidas em Cupom Fiscal ECF.
    • Saídas M: Marcando essa opção o sistema gera todas as notas impressas em formulário contínuo M1.
    • Saídas D/NFC-e: Marque essa opção caso desejar que sejam exportadas todas as notas fiscais de venda em formulário D1 e também NFC-e, quando selecionado serão gerados os registros 61 e 61R.
    • Notas de entradas: Marcando essa opção o sistema vai gerar todas as entradas de mercadorias do período selecionado.
    • NF-e de emissão própria: Ao selecionar esta opção o sistema filtra as NF-e's emitidas pelo SoftPharma de todas as operações, gerando estas notas nos registros 50, 53 e 54. A única diferença para as notas fiscais modelo único refere-se ao modelo: "01" - Notas Fiscais Modelo Único e "55" - Notas Fiscais Eletrônicas.
  • Registros tipo 60: Selecione quais registros do tipo 60 deseja que sejam exportados para o Sintegra:
    • Registro 60A: É o registro analítico. Exporta as informações agrupadas por tributação de ICMS, ou seja, para cada alíquota, mostra o valor contábil de venda.
    • Registro 60D: Exporta todos os itens comercializados, por dia. Dependendo da UF, esta informação é exigida ou não. Geralmente, quando se exporta os registros 60D não é solicitada a geração do 60R, e vice-versa.
    • Registro 60I: Este registro refere-se aos itens do cupom fiscal ECF. Em alguns estados é exigido que seja enviado os itens que foram vendidos em cada cupom fiscal. Para exportar tal informação, marque essa opção.
    • Registro 60M: Registro do Mestre, exporta as informações principais da Redução Z, por exemplo, contador inicial de COO, contador final, totalizadores, etc.
    • Registro 60R: Exporta todos os itens comercializados, por mês.
    • Observação: Para o estado de Minas Gerais, a exportação dos registros 60 D, 60 A e 60 M é obrigatória, portanto, se não marcadas para geração, exibe mensagem não permitindo prosseguir a geração do arquivo. Ainda para este Estado, a transmissão do registro 60 I somente é obrigatória mediante intimação específica do FISCO.
  • Gerar inventário: É exigência de alguns Estados gerar o inventário do estoque no arquivo do Sintegra. Se este for o seu caso, selecione essa opção para a geração do Sintegra. Quando esse campo for marcado, à direita desse campo abrirá um novo menu contendo as opções para que o registro 74 seja calculado de acordo com o preço de custo, custo médio, custo contábil ou custo médio contábil.
  • Gerar inventário - Ano anterior: Quando marcada essa opção são gerados os registros 74 dos itens com relação ao último dia do ano anterior à data final do intervalo informado. Ex.: informado no intervalo "01/03/2009" a "31/03/2009", o ano anterior será 2008, portanto a data do inventário do ano anterior será "31/12/2008".Essa opção sempre gerará o registro de acordo com o custo médio, uma vez que não é armazenado o histórico do preço de custo, somente o custo médio.
  • Gerar registros 88 (Contador e Software): Neste registro devem ser exportadas informações referentes ao contador da farmácia e à software house desenvolvedora do Aplicativo Fiscal. Esta opção somente fica habilitada no Estado do MS, onde é obrigatória a geração de tal informação.
  • Os dados do contador são obtidos a partir do programa Cadastro de Responsável, onde deve ser cadastrado o contador da empresa. Caso o mesmo não esteja cadastrado, ao gerar o Sintegra o sistema exibe uma mensagem solicitando o cadastro do mesmo e abre automaticamente o programa Cadastro de Responsável, verificando se o usuário logado tem acesso ao mesmo.
  • Zerar BC ICMS Dev. Compra (Simples Nacional): somente estará disponível para as filiais que estejam enquadradas no Simples Nacional, e quando estiver marcado, ao apurar os valores de devoluções de compras, serão zerados os valores de BC Icms, alíquota e valor ICMS nos registros 50 e 54.
  • Importante:
    • Os lançamentos de transporte serão gerados no registro 70 no Sintegra. Já os demais lançamentos de despesas serão lançados no registro 50.
    • Conforme a regulamentação do Estado do Paraná, quando a empresa trabalha com cupom fiscal e utiliza a nota Modelo 2 série D para vendas, o usuário deve emitir a nota manual e depois deve convertê-la em cupom fiscal. Essas notas deverão ser enviadas para o Sintegra zeradas, pois o imposto será recolhido através do cupom fiscal, sendo a nota necessária simplesmente para fins de controle. Então, ao acessar o programa 'Gera arquivo Sintegra', deve-ser marcar 'Saídas D' no menu 'Tipo de operação'. As notas D com CFOP X529 terão seu número considerado no intervalo selecionado, exceto seu valor.
    • Quando o Estado do cliente for Minas Gerais, no arquivo Sintegra são exportados também os seguintes registros:
      • Registro 88SME (Informação sobre mês sem movimento de entradas);
      • Registro 88SMS (Informação sobre mês sem movimento de saídas);
      • Registro 88EAN (Informação do número do código de barras do produto).
  • Observações:
    • Registro 50: na geração dos valores de Frete, Seguro, Despesa e Repasse serão verificados esses valores lançados por item para compor os demais valores nos registros do arquivo Sintegra. Como não haverá mais notas com valor somente na capa, a partir do release 143.0 foi desativado o atual rateio feito para F/S/D/R.
    • Registro 54 FSD: a nota terá valor de F/S/D/R por item, então os registros irão agrupar e gerar o valor de F/S/D conforme o total informado nos itens para cada CFOP (991 para frete, 992 para seguro e 999 para despesas);
    • Registro 54 Repasse Item: a nota terá valor de F/S/D/R por item, então os registros irão agrupar e gerar o valor de repasse descontando o  valor correspondente já gravado.
    • Será gerada no Registro 54 informações de frete, seguro e despesas quando o lançamento for referente a aquisição de combustível.
    • E para "Aquisição de Serviços" e o modelo da nota for 01 ou 55 gerará informação para o Registro 54 do item serviço utilizando a sequencia 998 contemplando a somatória de todos os serviços lançados.

1. Passos para começar a gerar o arquivo do SINTEGRA

  1. No cadastro de fornecedores, acertar todos os campos referente ao endereço, o CNPJ e Inscrição estadual dos fornecedores;
  2. Nas farmácias que emitem nota fiscal M1, os clientes devem estar com o endereço completo e principalmente os campos de CPF e RG. Para impressão de notas para pessoas jurídicas, informar no campo CPF o CNPJ da empresa e no campo RG informar a inscrição estadual da empresa;
  3. Para o Estado do MS ou os clientes que são obrigados a gerar o SPED-EFD, é obrigatório ter o contador da empresa cadastrado pelo programa Cadastro de Responsável.
  4. Para as farmácias que tem ECF (impressora fiscal), essas devem ser bloqueadas a emissão automática da redução Z, e a partir do momento que a farmácia for obrigada a gerar o Sintegra, deve ser emitido pelo sistema a redução Z das impressoras fiscais;
  5. Este arquivo deve ser gerado de acordo com orientação da receita estadual ou da contabilidade. Vale lembrar que todas as vendas e compras quando são geradas, essas também geram com os produtos e quantidade de entrada ou saída;
  6. Leia o manual de informações contábeis para maiores informações sobre de como armazenar as informações do Sintegra;

Importante: Para os clientes de Minas Gerais, o SAPI (Sistema de Apuração e Pagamento Informatizados do ICMS) é destinado a contribuintes de ICMS enquadrados no regime "Simples Minas" e tem a função de apurar o imposto a pagar e gerar a respectiva declaração mensal (DAPI Simples).  Maiores informações quanto à instalação e operação do SAPI estão disponíveis neste link e outras devem ser sanadas junto ao órgão responsável na Secretaria do Estado de Fazenda de Minas Gerais.

Agrupar outros arquivos ao meu Sintegra

      Nesta tela o sistema traz a opção de associar um arquivo de Sintegra do SoftPharma com o Sintegra de outros softwares, como de manipulação, por exemplo. Esta associação de arquivos somente é permitida quando o registro 10 contiver as mesmas informações (o registro 10 refere-se ao cabeçalho do arquivo, onde constam informações como CNPJ da empresa). 

    Para fazer a associação dos arquivos é necessário selecionar cada um dos arquivos e clicar no botão Processar, que irá gerar um terceiro arquivo com as informações dos dois anteriores.








  • Sem rótulos