1 Conceito

O módulo Integração ERP permitirá a utilização do módulo Caixa do Linx Postos AutoSystem® integrado ao sistema da empresa Havan.

O módulo Caixa utilizará os cadastros e configurações vindas do sistema da Havan, permitindo que todas as informações integradas sejam configuradas e ou registradas no Linx Postos AutoSystem® de forma transparente ao usuário.
Conta com envio de informações diretamente para o sistema da Havan, de forma que todas as transações de venda realizadas na frente de caixa possam ser integradas ao sistema de forma unificada.

2 Requisitos

Para utilizar o módulo Integração ERP será necessário entrar em contato com o Departamento comercial da Linx Postos AutoSystem®, para que seja liberada a implantação do módulo.

3 Configurações

Para utilizar o módulo Integração ERP será necessário realizar configurações de acordo com o sistema ERP de Terceiro utilizado. O cadastro de empresas deve ser realizado manualmente no Linx Postos AutoSystem®, pois o Sistema de Terceiro não possui integração com estes registros. Deverá ser cadastrada a matriz e todas as suas filiais.

As configurações variam de acordo com a Integração ERP utilizada. Para mais informações entrar em contato com o Departamento de Suporte do Linx Postos AutoSystem®. 


3.1 Cadastro de Empresa

Para o funcionamento da Integração Havan será necessário realizar o cadastro da empresa. Para isso, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Parâmetros > Empresas. A tela a seguir será exibida: 



3.2 Plano de Contas

Para funcionamento da Integração Havan, será necessário configurar contas no Plano de Contas do sistema, através do módulo Gerencial > Cadastros > Planos de Contas. Será exibida a tela conforme imagem a seguir:



3.2.1 Cartão Havan

Selecionar a conta Ativo > Valores a Receber > Cartões e clicar no botão Novo, será exibida a tela conforme imagem a seguir: 


Nesta tela informar os campos:

  • Tipo contábil: selecionar a opção Débito;
  • Nome: informar o nome da conta. Por padrão informar o nome Cartão Havan;
  • Tipo: selecionar a opção Conta a receber. Na aba Opções habilitar as opções:
  • Aceitar lançamentos: permitirá que a conta aceite lançamentos;
  • Controla pendências: permitirá controlar os lançamentos pendentes, lançamentos em atraso, limite de crédito entre outros.

Após informar os campos, clicar no botão Confirmar para registrar as informações. 

3.3 Motivo de Movimentação

Para utilizar a Integração Havan, será necessário criar motivos de movimentação. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Cadastros > Motivos de movimentação. Clicar no botão Novo. A tela a seguir será exibida: 



3.3.1 Cartão Havan

Será necessário criar um motivo de movimentação para a forma de pagamento com cartão Havan, para isto clicar no botão Novo. Preencher os campos conforme descrito a seguir: 

Na guia Principal informar os campos:

  • Conta debitar: informar a conta Cartão Havan criada no capítulo 3.1.1;
  • Contra creditar: informar a conta Pontos de Venda;
  • Tipo movto: selecionar a opção FORMA DE PAGAMENTO;
  • Tipo movto: selecionar a opção Forma pagamento.

Após informar os campos, clicar no botão Salvar para registrar as informações. 

3.4 Cadastrar Perfis de Usuário

Para cadastrar perfis de usuários será necessário acessar o módulo Gerencial > Configurações > Usuários > Grupo de Usuários. A tela a seguir será exibida: 


Esta tela possui os botões:

  • Novo: permitirá adicionar grupos de usuários;
  • Duplicar: permitirá duplicar o grupo de usuário selecionado;
  • Salvar: permitirá salvar as alterações;
  • Excluir: permitirá excluir o grupo de usuário selecionado;
  • Permissões: permitirá habilitar e desabilitar todas as permissões;
  • Imprimir: exibirá um relatório com todas as permissões referentes ao grupo de usuário selecionado;
  • Fechar: permitirá fechar a janela.

Para adicionar novos grupos de usuários, clicar no botão Novo. O grupo de usuário NOVO GRUPO DE USUÁRIO será exibido, conforme imagem a seguir: 



Selecionar o grupo criado e configurar os campos:

  • Nome do grupo: informar o nome do grupo;
  • Modo de operação: selecionar o modo de operação;
  • Dias para expirar a senha: informar o número de dias para expiração da senha dos integrantes do grupo de usuário.

Esta tela possui a opção:

  • Super usuário do sistema: permitirá tornar os integrantes do grupo de usuário super usuários.

Após realizar as configurações, clicar no botão Salvar para registrar as informações. 

3.5 Configurar Módulo

Para correto funcionamento da Integração Havan será necessário configurar o módulo Integração ERP. Para isto, acessar o módulo Gerencial > Configurações > Módulos > Integração ERP. A tela abaixo será exibida: 




A guia Empresas exibirá a lista de empresas da rede. Possui a opção CONFIGURAÇÃO GERAL, ao selecionar esta será possível criar uma configuração padrão que depois será aplicada a todas as empresas sem a necessidade de configurar uma a uma.
Após selecionar a empresa desejada será possível selecionar as opções:

  • Ativar integração ERP: permitirá utilizar a integração na empresa selecionada;
  • Utilizar configurações gerais: permitirá utilizar a configuração geral para a empresa selecionada. Será habilitada somente para as empresas.

Na aba Configuração serão realizadas as principais configurações, possui as opções:

  • Não obrigar identificação do cliente antes de finalizar a venda: permitirá que seja realizada vendas sem que o campo cliente esteja preenchido;
  • Não iniciar a venda se não for identificado o cliente no início davenda: caso o cliente não for identificado no início da venda, a mesma não será iniciada;
  • Utilizar outra forma de pagamento na recarga de celular: permitirá utilizar outras formas de pagamento na recarga de celular;
  • Solicitar o troco solidário após finalizar a venda no caixa: permitirá realizar o troco solidário após finalizar a venda;
  • Não obrigar a carga de tabela ao iniciar um novo turno: não será obrigatório realizar a carga de tabelas ao iniciar novos turnos.

A guia XML de Transação do Caixa possui as opções: 

  • Diretório: informar o diretório onde serão gravados os XMLs das transações efetuadas no módulo Caixa;
  • E-mail: informar o e-mail para qual serão enviados os XMLs;
  • Gerar o arquivo XML no Fechamento do Caixa: permitirá gerar o arquivo XML após o fechamento do caixa;
  • Gerar o arquivo XML na Conferência do Caixa: permitirá gerar o arquivo XML após a conferência de caixa. 

A aba Web Services permitirá a configuração dos URLs responsáveis pela comunicação entre os sistemas. Conforme tela a seguir: 



A comunicação entre os sistemas deverá ocorrer através do protocolo HTTP, onde o sistema ERP de terceiro disponibilizará uma URL, onde o Linx Postos AutoSystem® enviará uma requisição POST com as informações para o serviço solicitado. As mensagens de envio e de retorno serão no formato XML. Esta tela possui os campos:

  • URL padrão: informar a URL padrão;
  • Código: exibirá a abreviação da descrição do serviço;
  • Serviço: exibirá a descrição do serviço;
  • Endereço: informar o URL do serviço.

A aba PDV exibirá as informações dos pontos de venda, será necessário vincular a conta cadastrada no Linx Postos AutoSystem® ao código do ponto de venda do sistema ERP de terceiros. Conforme tela a seguir: 



Esta tela possui os campos:

  • Código: informar o código do ERP de terceiros;
  • Conta: exibirá o código do ponto de venda cadastrado no Linx Postos AutoSystem®;
  • Emite Rel.: permitirá que sejam emitidos relatórios no módulo Caixa;
  • Nome: descrição do PDV no Linx Postos AutoSystem®.

A aba Perfil de Usuário permitirá vincular os perfis de usuários no Linx Postos AutoSystem® aos códigos dos perfis de usuários existentes no sistema ERP de terceiros. Conforme tela a seguir: 


Esta tela possui os campos:

  • Código: informar o código do cargo no sistema ERP de terceiro;
  • Nome: exibirá a descrição do cargo.

A aba Motivo de Movimentação permitirá vincular os motivos de movimentação cadastrados no Linx Postos AutoSystem® ao código da forma de pagamento no sistema ERP de terceiro, além da configuração do Fin. POS com o Finalizador.

Conforme imagem abaixo: 



Esta tela possui os campos:

  • Fin. POS: habilitar está opção para utilizar a configuração Fin. POS;
  • Recar. Cel.: habilitar está opção para utilizar a recarga de celular;
  • Código: exibirá o código do motivo de movimentação;
  • Finalizador: informar o finalizador. Para o motivo de movimentação Cartão Havan criado conforme capítulo 3.2.1, utilizar o finalizador 6. Para os outros motivos de movimentação de cartões utilizar o finalizador 12. Para o motivo de movimentação Dinheiro utilizar o finalizador 1;
  • Nome: exibirá o nome do motivo de movimentação.

Após realizar configurações necessárias, clicar no botão Salvar para gravar todas as informações.

4 Funcionalidade

O módulo Integração ERP permitirá a utilização do módulo Caixa do Linx Postos AutoSystem® ao sistema da empresa Havan. Conta com envio de informações diretamente para o sistema da empresa Havan, de forma que todas as transações de venda realizadas na frente de caixa possam ser integradas ao sistema de forma unificada.

4.1 Manager

A Integração ERP conta com a carga de tabelas, um serviço que carregará as tabelas do banco de dados com as informações do sistema da Havan. Este serviço ficará rodando em paralelo com o sistema, que por sua vez registrará as informações da integração.

Para executar o Manager será necessário executar o comando, criar um serviço ou agendar uma tarefa de acordo com o Sistema Operacional.

  • Windows: configurar um serviço ou agendar uma tarefa, para isto utilizar o caminho: main.exe --manager --console
  • Linux: abrir um terminal e executar o comando as_main --manager --console.
  • Sem rótulos