Este programa tem por objetivo centralizar todas as parametrizações referentes aos produtos PBM (Programa de Benefício de Medicamentos) em um único local, tornando mais rápido o processo de configuração. Esta localizado no menu Parâmetros.

Esta ferramenta estará liberada apenas aos usuários que possuam acesso do tipo supervisor.


Acesso Rápido

Localização: Parâmetros > Configuração PBM

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F2:Possibilitará a inserção de itens manualmente
F3:Permitirá iniciar o processo novamente
F4:Realizará a gravação dos passos executados na tela
F5:Permitirá acessar o Cadastro de Produtos
Enter:Utilizado para editar valores nos campos permitidos para edição
Del:Deleta itens selecionados na Lista

A tela do programa esta dividida em guias onde o usuário realizará a configuração de projetos/convênios, produtos, fornecedores e parametrizações do PBM selecionado.


Figura 01 – Configuração PBM

O campo PBM estará presente em todas as guias para que o usuário informa para qual lista realizará as alterações. Ao alternar entre as guias, sempre verifique se está selecionada a lista correta.

PROJETOS/CONVÊNIOS

Nesta guia serão realizados os cadastros de Projetos/Convênios, a finalidade desta guia e inserir os dados cadastrais para os projetos de cada PBM.

Figura 02 – aba projetos/convênios

No campo código este seguirá o mesmo padrão de numeração do sistema, será um número sequencial único para cada PBM e é obrigatório; Em seguida será informado a identificação do Projeto/Convênio, e definir selecionando no campo situação se o mesmo está “ativo” ou “inativo”.

Na sequência informe os dados de contato (home page, contato, e-mail e telefone) do fornecedor da lista e devem ser preenchidos de acordo com o PBM selecionado. 

Em algumas situações não serão utilizados projetos PBMs, como, por exemplo, no PBM Farmácia Popular. Nesse caso, o PBM terá apenas um projeto que será ele mesmo.

PRODUTOS

Na guia produtos, para cada PBM deve ser gerada uma lista de produtos que podem ser comercializados por projeto, ou seja após selecionar o PBM, informar o projeto e os itens pertinentes ao mesmo, os campos tipo de produto, laboratório, seção e uso contínuo facilitam as buscas pelos produtos.

Figura 03 - aba Produtos

Na tabela são listados os produtos inseridos, além das informações como código, descrição e apresentação do produto, bem como o preço de venda, vale ressaltar que esta coluna informará os preços referentes a filial logada. Através das colunas % desconto, valor aproximado, oferta item na venda, valor referência, 100% subsidiados e quantidade embalagem o usuário poderá realizar alterações, basta dar um duplo clique sobre o item, para que as informações possam ser alteradas. 

Por padrão a coluna oferta item na venda, por padrão estará como “Sim”, ao desmarcá-la permitirá informar se deseja ou não ofertar esse item. Ao desmarcá-la a tela inicial será visualizado como “não”.

Os campos valor referência, 100% subsidiado e quantidade embalagem são campos específicos para Farmácia Popular, todos virão preenchidos com valores padrões. Quando houver alguma alteração automaticamente será alterado o campo com o valor de referência presente no Cadastro de Produtos, com exceção da coluna 100% Subsidiado que está marcada como “não” podendo ser alterada conforme a necessidade do cliente.

Na tela do Cadastro de Produto, no botão de informações da tela quando não tem nenhum PBM vinculado ao item uma mensagem será apresentada com esta informação. 

Figura 04 - botão informação cadastro de produtos

FORNECEDORES

Em Fornecedores serão criados os vínculos entre os PBMs, e quem são os fornecedores que fazem a reposição dos produtos. Ou seja o usuário adicionará os fornecedores que atenderão cada PBM, nesta guia será permitido adicionar vários fornecedores para a mesma lista.

Figura 05 - aba Fornecedores

Para iniciar o processo o usuário deve informar o código do fornecedor, na sequência na área de listagem o usuário visualizará as informações referentes ao fornecedor como: código, nome, CNPJ, cidade/UF.

   Quando o PBM selecionado for Farmácia Popular a guia “Fornecedor” não estará visível, pois este PBM trabalha apenas com Subsídio.

PARAMETRIZAÇÃO

Nesta guia o usuário visualizará todas as configurações de negócios relacionadas a PBMs. Aqui serão aplicadas as parametrizações na filial selecionada. Neste campo serão listadas apenas as filiais que possuam o programa de Configuração PBM liberado.

Figura 06 - Parametrizações PBM

  • Ao marcar o parâmetro incentivar vendas PBM, durante a venda quando um item pertencente a um PBM for adicionado, será exibida uma mensagem ao usuário incentivando a venda pelo PBM.
    • Ao realizar uma pré-venda Novartis de item configurado para “Incentivar Venda PBM” deverá mostrar uma mensagem informando que o item pode ser vendido através do PBM Novartis, mas a venda deve ser realizada diretamente no caixa. Caso além do Novartis o item possa ser vendido por outro PBM na mesma mensagem que aparece deve conter além do Novartis os demais PBMs que são incentivados a venda.

  • O campo PBM controle de reposição de itens garante que ao realizar o pedido de compras e o parâmetro “deduzir as quantidades de pedidos” valide corretamente. Quando marcado a geração de saldo para reposição de estoque será realizada corretamente. Quando desmarcada ao realizar vendas e entrada de notas para este PBM não gerará o saldo para reposição.

    • Também quando desmarcado a opção “Controlar Itens de Reposição na Importação da Nota” deve estar desmarcado e bloqueado para alteração. 

    • Esta opção ficará desmarcada e bloqueada para alteração quando utilizado o PBM Farmácia popular. 

    • Quando marcado a geração de saldo para reposição de estoque será realizada corretamente. 

    • Quando desmarcada ao realizar vendas e entrada de notas para este PBM não gerará o saldo para reposição.

  • Quando estiver marcado controlar Itens de reposição na Importação de Nota, o sistema solicitará se o usuário deseja apontar os itens que são de reposição naquele momento. Se “Sim”, será aberta a tela de “entrada por reposição” para dar continuidade no processo. A tela de Importação de Nota, que nos referimos aqui, se trata de uma nova funcionalidade que será implementada em um release futuro.

  • O campo não aceitar entrada na venda A PRAZO Para Esse PBM deve ser marcado sempre que não desejar que haja entrada nas vendas a prazo para o PBM selecionado. Quando for selecionado o PBMs Pharmalink e Novartis o campo “Não aceitar Entrada na Venda a Prazo Para este PBM” deve estar bloqueada não permitindo que a mesma seja marcada.

  • Os campos  plano de contas subsidio e cliente subsídio estarão habilitados apenas para PBMs que trabalharem com subsidio, como por exemplo: Farmácia Popular, Vidalink, Funcional Card, E-Pharma e o PrevSaúde.

    • No cliente por padrão, será apresentado os mesmos cadastrados em Parâmetros > Parâmetros. Para não existir a possibilidade de duplicidade, será gravado o Código do cliente e o Código de convênio.

    • No plano de contas subsídio será de preenchimento opcional. Caso não seja adicionado um plano de contas, o sistema utilizará o plano de contas configurado para a venda.

  • O parâmetro código de barras fixo para vendas manipulação é um campo digitável e quando preenchido, o sistema enviará esse código para as vendas de item do grupo principal “manipulação”, nas vendas PBM. Esta opção não ficará disponível para o farmácia popular, pois os PBMs que trabalham com itens manipulados possuem um código único informando que é Manipulação.

  • O campo imprimir convênio como “programa farmácia popular” em vendas farmácia popular somente será habilitado quando o PBM selecionado for o Farmácia Popular, e fará com que seja impresso dados do convênio Farmácia Popular quando forem vendas Farmácia Popular.

  • A opção  permitir Desconto Adicional nas Vendas Farmácia Popular deverá ser marcada, somente quando for permitido desconto adicional em vendas farmácia popular.

  • O gerar título do contas a receber ao cliente PBM nas vendas vidalink deverá ser marcado, quando for necessário gerar títulos no Contas a Receber para o cliente PBM em vendas Vidalink.

VENCIMENTOS

Esta guia estará visível e disponível para cliente que trabalharem com subsídios, como: Farmácia Popular, Funcional Card, E-Pharma, Vidalink e PrevSaúde. Nesta guia será possível criar as regras de vencimentos para os PBMs para o cliente subsídio.

Para que possamos entender melhor suas funcionalidades segue abaixo a imagem e descrição dos campos.

Figura 07 - Configuração PBM Vencimentos

No primeiro campo regras para Cálculos o usuário selecionara como aplicará as regras por período ou ciclo de calculo.

Por período

Quando o usuário selecionar por período também deverá informar o dia de Início e fim do cálculo, através dos respectivos campos. na opção dias de cálculo terá as seguintes opções de seleção: somar dias; dia fixo próximo mês e dia fixo no mês subsequente. dependendo da opção selecionada, outros campos serão habilitados.

  • Se selecionado “Somar dias”, liberará o campo “Dia Base” com as opções: “Fim do Período” e “Dia da Venda”. Esta informação será utilizada para saber, a partir de que data começará a contar os dias a faturar. No campo “Dias Faturar”, poderá ser selecionado até 90 dias.

  • Se selecionado “Dia fixo próximo Mês”, liberará o campo “Dia do Mês” com a opção de seleção até o dia 31 (trinta e um). Se selecionado um dia, que não tenha em determinado mês, como por exemplo o dia 31, o sistema verificará o último dia de cada mês e comparará com o dia selecionado, assim, valerá o menor dia entre os dois.

  • Se selecionado “Dia fixo no mês subsequente”, liberará o campo “Dia do Mês” com a opção de seleção até o dia 31. Se selecionado um dia, que não tenha em determinado mês, como por exemplo o dia 31, o sistema verificará o último dia de cada mês e comparará com o dia selecionado, assim, valerá o menor dia entre os dois.

Quando todas as configurações estiverem preenchidas de acordo com cada campo serão apresentadas as informações conforme a configuração realizada.

Figura 07 - Configuração da tabela vencimentos

Ciclo semanal

Assim como na  opção acima deverá ser selecionado o dia inicial e final da semana, podendo abranger mais de uma semana na seleção, como por exemplo o início na Quarta e término na Terça.

Ao selecionar o intervalo de dias poderá ser escolhido a quantidade de dias a faturar no campo dias faturar, com a opção de selecionar até 90 (noventa) dias. Os dias a faturar serão calculados a partir do próximo dia pós o término do período selecionado. Por exemplo, se o intervalo for de Segunda até Domingo e for selecionado 30 (trinta) dias, começará a calcular os 30 (trinta) dias a partir da Segunda-feira, após o Domingo. Ao passar o cursor do  sobre o campo dias faturar, será apresentado uma mensagem informativa: “O cálculo de dias a faturar será sobre o próximo dia pós o término do intervalo selecionado”.


Configurações por usuário

Para definir quais ações o usuário conseguirá executar, este programa terá os seguintes controles de acesso. Para realizar estas alterações o usuário deve ter acesso ao programa Usuários localizado no menu Parâmetros.

  • Guia 1: Desmarque essa guia para que o usuário não tenha acesso à guia “Projetos”.
  • Guia 2: Desmarque essa guia para que o usuário não tenha acesso à guia “Produtos”.
  • Guia 3: Desmarque a guia para que o usuário não tenha acesso à guia “Fornecedores”.
  • Guia 4: Desmarque a guia p ara que o usuário não tenha acesso à guia “Configurações Gerais”.
  • Guia 5: Desmarque essa guia para que o usuário não tenha acesso à guia “Vencimentos”.