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Localização: Lançamentos > Estoque > Reposição de estoque PBM

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F5:Acessará o Cadastro de Produtos

F6:

Ao selecionar um item e pressioná-lo, será aberto uma nova tela com o “Histórico de Movimentações”. A seguir a explicaremos melhor.
F7:Abrirá uma nova tela chamada “Entradas por reposição”. A seguir a explicaremos melhor.
F8:Terá acesso à tela de “Configuração de PBM”.
ENTER:Alterar saldo

Reposição de Estoque PBM

A tela Reposição de Estoque é uma forma de controle para as reposições de estoque das vendas PBM, no próprio sistema Softpharma. Para acessá-la, basta clicar no menu “Lançamentos > Estoque > Reposição de estoque PBM”.

Lembrando que para o usuário ter acesso a esta tela é necessário que o campo "PBM controla reposição de item" esteja marcado no programa Configurações PBM na guia Parametrização em Parâmetros. E será possível acessar apenas as Listas PBM que estiverem parametrizadas com esta configuração.


Figura 01 - Saldo de Reposição PBM

Nesta tela o usuário selecionará a lista PBM que trabalhará o saldo de reposição, no campo filial será permitido adicionar mais de uma. No campo seguinte o usuário poderá especificar produto quando houver necessidade, ou apenas clicar para procurar todos os produtos com saldo reposições pertencentes a lista e filial selecionada.

Nesta tela será apresentado todos os produtos vinculados aos PBMs e o saldo atual de reposição de estoque. Ao selecionar um produto e pressionar Enter, será possível alterar seu saldo.

No quadro com a listagem de produtos o usuário poderá visualizar as seguintes informações dos produtos, Código de produto, EAN, Descrição e Apresentação, Laboratório, Saldo Atual de Reposição e Preço de Custo.

No campo saldo atual de reposição quando o usuário pressionar a tecla Enter, será permitido ajustar o saldo para o valor correto, a diferença entre o saldo atual e o valor que o usuário lançar, será lançada como “Acerto de Estoque” no histórico de movimentações. Quando a “tabulação 1” estiver desmarcada, o usuário não poderá realizar este acerto de saldos.

Outras Configurações

Entrada por reposição "F7"

Essa tela permitirá ao usuário sinalizar as entradas de mercadorias como reposição e poderá ser aberta pelo módulo de PBM. Esta, por padrão, estará para todos os usuários.





















Figura 02 - Entrada de reposição

Nesta tela quando for informado um fornecedor será apresentado apenas os fornecedores vinculados como repositores daquele PBM selecionado. Na data de emissão da nota será possível selecionar um período de data inicial e final. Nesta tela as informações sempre serão referentes a tela anterior.

Para que o filtro seja executado, é obrigatório o preenchimento de, pelo menos, um dos filtros. O que for deixado em branco, o sistema entenderá como todos os fornecedores ou como data indefinida.

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Após realizar o filtro desejado, no quadro “entradas” serão listadas todas as notas de entrada pertencentes aos fornecedores filtrados e que foram emitidas no período informado. No quadro logo abaixo, serão listados os itens da nota que pertencerem à listagem de itens PBM.

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Ao dar duplo clique ou pressionar Enter sobre uma nota o sistema solicitará o PBM que será feita a reposição. Cada nota poderá ficar vinculada apenas a um PBM para sinalização de reposição.

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Após selecionar o PBM que fará a reposição, pressione Enter novamente para que o PBM seja vinculado à nota.

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Quando na nota houver itens vinculados ao PBM selecionado (lembrando que a definição destes itens é realizada no programa “Configurações PBM”) os mesmos serão listados no quadro abaixo.

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Pressionando Enter sobre o produto, será possível informar quantas quantidades referem-se à quantidade de reposição. Por padrão, sempre carregará a quantidade total da nota.

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Após alterar a quantidade à repor, grave as informações. Com isso, o saldo de reposição na tela “Reposições PBM” será recalculado.

Histórico de Movimentações "F7"

Esta opção estará disponível para todos os clientes com acesso a tela de Reposição de Estoque PBM.

Nela serão apresentados apenas os valores, ou seja não serão permitidas alterações. Também será exibido um cabeçalho com o código, descrição e apresentação do produto selecionado na tela anterior.

Será exibida todas as movimentações desse item pertencentes ao PBM, sendo: vendas, entrada; acerto de saldo. Essa informação será sinalizada em duas operações, uma é no momento da venda PBM, como itens de reposição automaticamente, e a outra nas Entradas por Reposição, que precisará ser sinalizada pelo usuário na Entrada de Mercadorias localizado em (Lançamentos > Faturamento) ou através da tela Entradas por Reposição.

Esta tele permitirá ao usuário realizar algumas opções de filtro como data de emissão podendo ser informado um período (Data de Início e Data de Fim). Por padrão será apresentado do dia 1º do mês anterior até a data atual. Os demais filtros não serão visíveis, porém manterá a filtragem selecionada na tela anterior. Carregando o histórico do item marcado, para o PBM e as filiais selecionadas.

Ao abrir a tela, já será executada a filtragem e apresentará o resultado sem a necessidade de interação, caso queira, será possível alterar a filtragem e recarregar o resultado.

Agora os campos do histórico que serão apresentados são a filial que efetuou a operação, data de Emissão, nota/Série e o tipo da operação (Venda, Reposição ou Acerto de Saldo/Cancelamento).

A diferença entre acerto de saldo e cancelamento, é que os cancelamentos terão informações de nota. enquanto os acertos de saldos feitos pelo usuário não terão informação de nota.

Continuando será apresentado cliente/fornecedor, quantidade na venda sempre será somado a quantidade ao Saldo (apresentado na cor azul). Na reposição, sempre será subtraído a quantidade do Saldo (apresentado na cor vermelho), no acerto de saldo/cancelamento, poderá ocorrer as duas situações, neste caso o sistema vai validar e apresentar a cor de acordo com a operação que for realizada (se subtraído na cor vermelho, se somado na cor azul).

Outros campos são o valor unitário do produto a % de desconto e o valor líquido unitário do produto.

No caso dos registros de acerto de saldo, não possuíra as informações de nota, cliente/fornecedor e % de desconto. Já para as informações de valor unitário e valor liquido unitario, será pego o preço de custo atual da loja logada.

Já, no rodapé da tela, serão exibidas as informações de “saldo inicial e saldo final”, sendo:

  • Saldo Inicial: Será sempre o Saldo do início do primeiro dia da filtragem selecionada (Data de Emissão);

  • Saldo Final: Será sempre o Saldo ao final do último dia da filtragem selecionada (Data de Emissão).


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