1 Conceito

O Linx Postos AutoSystem integrado com o POS DTEF foi desenvolvido para levar conveniência, segurança e integração à gestão de negócios que possuem grande volume diário de movimentações.

Com uma máquina de cartões sem fio, compatível com todas as bandeiras de débito e crédito do mercado, as soluções de pagamento serão gerenciadas com a plataforma conectada ao software de ponto de venda e ao conciliador de cartões e será possível aceitar diversas formas de pagamento, em dinheiro, voucher ou cartão de crédito e débito. 

Todas as transações serão integradas ao sistema do ponto de venda que dará baixa no estoque, emitirá o cupom fiscal e permitirá a gestão completa e conciliação das transações financeiras, proporcionando mais automação e segurança para o negócio. 

2 Requisitos

Para que a Integração do sistema AutoSystem com o POS DTEF funcione corretamente, será necessário possuir:

  • Equipamento Verifone modelo C680 homologado pela Linx.
  • DTEF instalado e configurado.
  • Módulo POS DTEF  liberado na intranet para uso da integração.
  • NFC-e ou CF-e habilitados no cliente.

2.1 Restrições

Não homologados para PAF/ECF.

3 Funcionalidades

A solução POS DTEF integrada ao AutoSystem permite:

  • A abertura e fechamento manual da conta PDV definida para a integração com o POS.
  • A venda de combustíveis através da seleção do bico de abastecimento ou através da lista de todos abastecimentos pendentes quando informado 00 como código do bico. Somente um abastecimento por venda.
  • A venda com as formas de pagamento: Dinheiro, Crédito, Débito e Voucher.
  • A identificação do frentista através de RFID ou manualmente, informando o código do frentista cadastrado no AutoSystem.
  • A identificação do cliente através de CPF ou CNPJ, apresentando o CPF ou CNPJ no DANFe.
  • Realizar a transação TEF imprimindo a via do estabelecimento após aprovada, além de permitir a impressão da via do cliente (opcional).
  • A integração automática da movimentação financeira, do estoque e emite o documento fiscal modelos 65 (NFC-e) ou 59 (CF-e SAT) no AutoSystem, realizando a impressão do DANFe no POS.
  • A aplicação de preço diferenciado através de regras de preço cadastradas no AutoSystem que identificam o cliente, o combustível ou a forma de pagamento.
  • Configurar a comunicação do POS através de GPRS (3G/4G) ou Wi-Fi.

4 Configurações

A configuração no AutoSystem é realizada em Configurações > Módulos > TEF > Integração POS > D-TEF, onde devem ser cadastrados todos os equipamentos POS que serão utilizados no
estabelecimento.



O painel Relação de dispositivos, onde serão apresentados os equipamentos cadastrados, possui os seguintes botões:

  • Novo: permite cadastrar um novo equipamento;
  • Editar: permite editar as informações de um equipamento cadastrado anteriormente;
  • Excluir: permite excluir um equipamento cadastrado.

Para cadastrar um novo equipamento, clique no botão Novo e a seguinte tela será exibida: 



As seguintes informações serão requeridas:

  • Serial: Informar o número de série do POS Verifone C680. Informar no formato 123-456-789 incluindo o caractere separador.
  • Conta: Informar a conta PDV onde será inserida a movimentação de vendas deste POS.

Após inseridas as informações, clique em Confirmar.


A tela ainda possui alguns campos, os quais serão detalhados abaixo.



  • Habilitar pagamento com voucher do APP PostoAki: Possibilita habilitação da integração PostoAki. Cabe ressaltar que este campo só estará disponível caso o estabelecimento adquira o módulo Integração PostoAki. 
  • Habilitar parcelamento para forma de pagamento TEF: Possibilita parcelar as vendas efetuadas com forma de pagamento TEF.
  • Imprimir comprovante não fiscal para pagamento em dinheiro: Possibilita emitir um comprovante não fiscal quando a forma de pagamento da venda for dinheiro. O campo será habilitado quando forem marcadas as opções: Habilitar forma de pagamento Dinheiro e Confirmação TEF Após aprovação do documento.
  • Obrigar solicitação de senha do frentista para abastecimentos identificados: Obriga que seja informada a senha do frentista ao efetuar abastecimentos identificados.
  • Timeout: Informar o tempo de espera do sistema para retransmissão de informações, tendo como padrão 70s.
  • Retransmissão: Informar o número de tentativas para retransmissão de informações, tendo como padrão 0 (zero).
  • Habilitar início automático do serviço de integração: ao selecionar essa opção, o serviço de integração será iniciado automaticamente em uma determinada estação, bastando informar seu nome no campo Nome da estação.
  • Habilitar a forma de pagamento em dinheiro: Possibilita que o estabelecimento defina se aceita na transação com POS a forma de pagamento em dinheiro.
  • Habilitar a forma de pagamento em Voucher: Possibilita que o estabelecimento defina se aceita na transação com POS a forma de pagamento Voucher.
  • Confirmação TEF: A confirmação da transação TEF pode ser feita de forma automática, após o registro da venda ou após a aprovação do documento fiscal. Este campo é definido conforme configurações na chave do estabelecimento.


Para efetuar a ativação do PDV para a integração com o POS TEF, acesse o menu Configurações > Parâmetros > Caixa Ponto de Venda, selecione o caixa e na guia POS subguia DTEF, selecione a opção Habilitar conta caixa para Integração com POS DTEF.



No campo Responsável deve ser informado o usuário responsável pela movimentação da conta PDV quando utilizada a opção de abertura automática. Quando o operador fizer a abertura da conta PDV, não será necessário informar.

No painel Opções serão apresentadas as opções de habilitação:

  • Habilitar a abertura automática de turno: Faz a abertura da conta caixa automaticamente para início de operação.
  • Habilitar o fechamento automático do turno: Realiza o fechamento automático do turno na próxima venda após a data/hora definida na configuração da conta caixa. Após o fechamento é realizada a abertura.


Para que o AutoSystem identifique corretamente a forma de pagamento da venda realizada no POS, é preciso que todos os motivos de movimentação de TEF estejam associados ao módulo DTEF. Essa configuração deverá ser realizada em Configurações > Módulos > TEF > Vinculo de forma de pagamento.



5 Serviço

Para ativar a integração, é necessário iniciar o serviço a partir do módulo Gerencial (main.exe) em C:\autosystem\paf.exe --posdtef.

O AutoSystem Gerenciador a partir da versão 3.2.6.47, passa a monitorar o serviço do POS DTEF, onde caso seja finalizado por algum motivo, será automaticamente iniciado. Para que o Gerenciador permaneça em execução, recomenda-se efetuar as seguintes configurações:


1) Criar um atalho a partir do Gerenciador (gerenciador.exe) e editá-lo conforme abaixo:



2) Iniciar o Gerenciador e ativar a integração com o POS DTEF por meio da opção POS D-TEF no Gerenciador, conforme imagem abaixo:



3) E seguida criar o atalho C:\autosystem\paf.exe --posdtef a partir do módulo Caixa (paf.exe).


4) Transferir os atalho do POS DTEF e do Gerenciador para o menu inicializar do Windows.


Desta forma, ao iniciar o Windows, o Gerenciador e o POS DTEF serão iniciados, e caso o processo do POS DTEF seja finalizado, o Gerenciador fará a inicialização automaticamente.

Quando for necessário finalizar o processo do POS DTEF é recomendado também fazê-lo pelo Gerenciador, clicando sobre o ícone do POS DTEF.

Importante

Alguns antivírus podem, quando ativos, interferir no processo de integração do serviço POS D-TEF ou Smart POS  do AutoSystem com o banco de dados, finalizando conexões ativas do serviço de integração. Em caso de instabilidade na comunicação, é importante verificar se o antivírus é a causa. A sugestão é desinstalar o antivírus, reiniciar o computador e executar a aplicação, acompanhando se a operação normaliza.


6 Realizando uma venda 

A seguir será apresentado o processo de venda.


6.1 Menu Operação

Na tela inicial da máquina serão apresentadas as opções de forma de pagamento do abastecimento. Selecione uma opção e prossiga.


Esta tela apresenta as seguintes opções:

  • Crédito: possibilita selecionar a opção pagamento via cartão de crédito;
  • Débito: possibilita selecionar a opção pagamento via cartão de débito;
  • Dinheiro: possibilita selecionar a opção pagamento dinheiro;
  • Voucher: possibilita selecionar a opção pagamento via voucher.


6.2 Identificação do Cliente

Após selecionada a forma de pagamento, o atendente poderá identificar o consumidor informando o CPF ou CNPJ. As informações de CPF ou CNPJ serão apresentadas no DANFE, caso o cliente opte pela impressão.



6.3 Identificação do Abastecimento

Passada a identificação do cliente, indique o bico do qual se refere o abastecimento. Quando informado o número do bico, serão apresentados todos os abastecimentos pendentes daquele bico.

É possível apresentar todos os abastecimentos de todos os bicos. Para isso, no campo para indicação do número do bico informe a opção 00 ou deixe em branco e Confirme.



O sistema efetuará uma busca dos abastecimentos em aberto, conforme imagem abaixo:



6.4 Confirmação do Abastecimento 

Após identificação será apresentada uma lista com os abastecimentos no bico informado ou no caso de ter sido selecionada a opção 00, serão exibidos os abastecimentos em aberto de todos os bicos. Serão apresentadas as informações de bico, tipo de combustível e os respectivos valores.

Selecione o abastecimento para pagamento. 

Será permitido apenas um abastecimento por venda.



6.5 Identificação do Frentista

É possível informar o código do frentista que está realizando o atendimento. Neste caso, basta informar o código cadastrado no AutoSystem para o frentista.

Quando o estabelecimento possuir identificação do frentista por RFID, esta tela não será apresentada e o mesmo será identificado automaticamente.



6.6 Confirmação do Atendimento

Após informados os dados, será apresentado um resumo do abastecimento em que constará o tipo do combustível, o bico selecionado, o preço, a litragem e o valor total. Conferidos os dados do abastecimento, o usuário confirmará o atendimento.

Caso haja aplicação de preço diferenciado através de regra de preço, o mesmo já estará aplicado e apresentado na lista de abastecimentos.



6.7 Operações de Pagamento - TEF

Após confirmar os valores do abastecimento, caso o pagamento se dê através de cartão de crédito, débito ou voucher, o cartão deverá ser lido pelo sistema, conforme imagem abaixo:




Insira ou passe o cartão e selecione o tipo de pagamento:

  • À vista: refere-se ao pagamento total, no ato da compra. 
  • Financ. Loja: refere-se ao parcelamento do valor realizado pelo próprio estabelecimento;
  • Financ. ADM: refere-se ao parcelamento do valor realizado pela administradora de cartões.



Após confirmar a forma de pagamento, o sistema apresentará o valor correspondente e solicitará a digitação da senha do cartão.



Finalizado o processo, o sistema apresentará as mensagens confirmando o pagamento:




Após a transação TEF, o POS envia as informações da venda para o AutoSystem, que realiza a integração da movimentação financeira, a movimentação de estoque e emite o documento fiscal, que
posteriormente será impresso no POS.


Aguardar a impressão do comprovante TEF, que garante que a operação foi registrada corretamente no AutoSystem.


6.8 Impressão dos Comprovantes TEF

A impressão dos comprovantes TEF para o estabelecimento é realizada automaticamente. Já a via do cliente é opcional, dessa forma somente será impressa com a confirmação do mesmo.

Via do estabelecimento




Via do cliente


Ao selecionar a opção Sim, será impresso o comprovante da transação para o cliente, conforme imagem abaixo:



6.9 Impressão de DANFE

Após realizar a impressão dos comprovantes TEF, será possível realizar a impressão do DANFE. A impressão do DANFE é opcional, por isso para que seja impressa no POS, é preciso confirmar a operação selecionando a opção Sim, conforme imagem abaixo:

 




7 Cancelamento de Venda

O cancelamento da venda deve ser realizado no PDV do AutoSystem. Para isso, acesse o PDV > botão F10 > Guia Vendas, selecione o documento fiscal a ser cancelado e clique em Cancelar
Venda.