Objetivo
Esse manual tem como objetivo exemplificar o uso da ferramenta SitefWeb para lojistas, gerentes e equipe financeira de uma loja. A plataforma oferece acompanhamento em tempo real das movimentações financeiras de sua loja, bem como as informações de cada transação e status junto as redes adquirente de captura.
Pré-requisito
-Instalar o Java Plug-in Versão JRE 6, ou JRE 7, consulte o nosso canal no You Tube e também nossos manuais.
-Acesso ao portal SitefWeb via VPN ou URL pública.
-Liberação das portas TCP 80 e 443 para acesso a URL do SitefWeb, portas TCP 1099 e 1100 de acesso ao Java RMI.
Primeiro Acesso
Acessar o SitefWeb via browser, (Internet Explorer, Firefox, Chrome). Cada cliente possui um portal diferente para acesso, na duvida consulte o suporte TEF.
Posteriormente digite no campo “Endereço” do Browser o endereço localizado no passo anterior.
Digite o usuário e senha fornecidos na implantação da loja. Caso não tenha essas informações entre em contato com o suporte TEF e solicite os dados.
- Após Logon será apresentada a tela abaixo, com opções de menu conforme o perfil / permissão do usuário logado:
Resumo de Módulos SitefWeb
Relatórios Sitef: Relatórios e funcionalidades sobre as transações de TEF em geral (Crédito, Débito, Recargas de Celular, PBM, etc)
Monitoração/Auditoria: Visualização do suporte dos status da ferramenta.*
Configurações: Cadastros de usuários e lojas*, alteração de senha*, configuração de colunas para os relatórios.
*Acesso exclusivo dos analistas de suporte TEF - 11-2103-1551 opção 1 (SP) ou 0800 729 5469 (Demais localidades)
Acessando o Relatório de Transações
O Módulo Relatório de Transações tem a função exibir o status das transações bem como tratar transações pendentes, dependendo do nível de acesso do usuário. Os relatórios podem ser personalizados por período, tipo de transação, entre outros filtros.
Para acessar o relatório de Transações, expanda a Pasta de Relatórios Sitef e clique em Transações:
Campos do Relatório de Transações
1. Período:
São campos utilizados para delimitar o Período da pesquisa. É obrigatório preencher data e hora inicial e final da pesquisa. Os formatos dos campos são DD/MM/AAAA e HH:MM:SS, a hora é configurada no formato padrão de 24 horas.
2. Filtros:
São campos utilizados para filtrar informações específicas. Podemos utilizar combinação destes campos para uma pesquisa mais detalhada. Não é obrigatório preenche-los para executar a pesquisa.
3. Classificação:
São caixas de verificação que agrupam os dados do relatório por Loja, Produto ou PDV. Podemos combinar os itens para detalhar ou simplificar a classificação do relatório. Não é obrigatório seu preenchimento para executar a pesquisa.
Relatório de Transações
Além dos filtros já mencionados ainda podemos selecionar outras informações que separam um grupo especifico de transações, como transações negadas ou somente transações pendentes por exemplo:
Ao clicarmos no botão Listar, serão exibidas todas as transações de todos os cartões e bandeiras.
Legenda:
Fechar o relatório
Imprimir o relatório exibido (Impressoras laser, jato de tinta ou matricial)
Salvar o relatório exibido em arquivo .csv
Realiza filtros no relatório atual
Atualiza o relatório em tempo real caso haja alteração de status de uma transação ou mesmo adição de novas transações
Ao selecionar uma transação esse botão é habilitado, onde podemos imprimir os dados da transação efetuada sem valor fiscal
Ao selecionar uma transação esse botão é habilitado, onde podemos realizar a reimpressão do cupom emitido pelo TEF
Caso não tenham transações a serem listadas a seguinte mensagem será exibida:
Status de Transações
Pendente: Transação pendente de confirmação. Ocorre quando a transação acatada pela administradora de cartões “não é confirmada” pelo PDV que originou a transação.
Pendente Off Visa: Transação “off-line” negada pela administradora de cartões. Ocorre quando a transação “off-line da visa” é negada por algum motivo pela administradora de cartões.
Efetuada PDV: Transação efetuada com sucesso por um PDV. Ocorre quando a transação originada pelo PDV “é confirmada pelo próprio PDV” para a administradora de cartões.
Efetuada Local: Transação local efetuada com sucesso. Ocorre quando uma “transação pendente é confirmada manualmente por um operador” através da manutenção de pendências (tratamento de transações pendentes).
Cancelada PDV: Transação Cancelada por PDV. Ocorre quando uma “transação é cancelada pelo PDV que originou a transação”, enviando cancelamento ou desfazimento da transação para administradora de cartões.
Cancelada Local: Transação cancelada localmente. Ocorre quando uma “transação pendente é cancelada manualmente por um operador” através da manutenção de pendências (tratamento das transações pendentes).
Cancelada Timeout Host: Transação cancelada por timeout host. Ocorre quando a “transação é cancelada por não ser respondida pela administradora de cartões dentro do tempo esperado”, ou seja, quando é excedido o tempo de comunicação.
Aguardando resp. Host: Transação aguardando resposta do host. Ocorre quando a “transação está aguardando uma resposta da administradora de cartões”.
Negada: Transação negada pela administradora de cartões. Ocorre quando a transação é negada por algum motivo pela administradora de cartões
Estornada: Transação estornada. Ocorre quando uma “transação já efetuada” é cancelada (dentro do prazo de 24 horas após sua efetivação) através de uma transação de cancelamento junto à administradora de cartões.
Cancelado Automático: Transação cancelada automaticamente. Ocorre quando uma transação é “cancelada por uma transação de desfazimento ou de não confirmação”.
Cancelado Eletrônico: Transação cancelada eletronicamente. Ocorre quando uma “transação de 2 pernas é desfeita ou não confirmada” para administradora de cartões
Efetuada Local Adm: Transação efetuada local administrativo. Ocorre quando “confirmamos uma transação que estava pendente” através da manutenção de pendências. Neste caso a transação é registrada na log do sistema, mas não é enviada a confirmação da transação para administradora de cartões.
Cancelada Local Adm: Transação cancelada local administrativo. Ocorre quando “cancelamos uma transação que estava pendente” através da manutenção de pendências. Neste caso a transação é registrada na log do sistema, mas não é enviado o cancelamento da transação para administradora de cartões.
Off-line negada pelo Host: Transação off-line negada pelo host. Ocorre quando a transação “off-line da visa” é negada por algum motivo pela administradora de cartões.
Não validadas: Transação não validada, ainda não classificada nos estados acima já descritos.
Resolução de Pendências
O relatório pode ser utilizado para visualizar as transações que ficaram pendentes e executar ações para desfazer ou confirmar uma transação que se encontra pendente de confirmação.
As transações pendentes são exibidas em tela e realçadas em vermelho:
As transações pendentes podem ser resolvidas com a seguinte ação: Após duplo clique na transação desejada, aparecerá a tela intitulada “Confirmação de Transação”. Os dados da transação são apresentados nesta tela e o usuário poderá tomar algumas decisões (Confirma Trn/Cancela Trn/Voltar).
Após selecionar qual ação quer tomar ele irá confirmar se realmente deseja efetuar a transação ou cancelar a mesma: