Para que seja realizado o Gerenciamento do Saldo de Reposições de PBMs é necessário que se tenha conhecimento das configurações de PBMs que devem estar cadastradas no sistema no programa Configuração PBM. Para consultar o material (Configurações PBM) clique aqui.

Figura 01 - Configuração PBM

Após as devidas configurações, as novas vendas realizadas que possuam produtos vinculados ao PBM, passará a gerar o saldo de reposição.

Somente os itens SEM subsídio na venda gerarão saldo de reposição PBM.

As informações de saldo de reposição estarão disponíveis no programa Saldo de reposição PBM (Parâmetros).Para ter acesso a esta tela e controlar reposição de itens é necessário que ao menos um PBM esteja configurado no programa Configuração PBM. Conheça o funcionamento do programa Reposição de Estoque PBM, clicando aqui.

Figura 02 - Saldo Reposição PBM

No Saldo de Reposição PBM, será efetuado o controle dos itens que serão repostos pelo PBM, somando automaticamente as unidades conforme venda realizadas destes itens. O vínculo de reposições com as notas de entrada deverão ser efetuadas de forma manual, pois hoje não é possível que o sistema identifique se uma nota de entrada é de reposição ou não.

Para o correto controle do saldo de reposição, além de identificar entradas de reposições é possível controlar o saldo ajustando a informação,  clicando sobre o produto e informando o novo saldo de reposição. (Esta diferença de unidades será registrada como acerto de saldo).

Controle de Saldo PBM

Esta informação é muito importante no gerenciamento de compras da farmácia, os saldos de reposição podem ser deduzidos no pedido de compras quando utilizado o parâmetro na pré compra Saldo de reposição PBM, onde o sistema não solicitará a compra de produtos que estejam como saldo de reposição, pois entende que estas mercadorias serão enviadas pelo fornecedor, sem a sua solicitação.

Figura 03 - Marcando saldo reposição PBM no pedido de compra