Linx: Visão Geral


A Linx é hoje a maior software house da América Latina voltada para o varejo e tem como foco a proximidade com seus clientes.
A empresa oferece soluções inovadoras e personalizadas, que abrangem todos os processos e auxiliam na gestão dos negócios do Cliente de maneira mais ágil e eficiente. Nosso portfólio de soluções abrange os produtos descritos ao final da Proposta.
A Linx foi criada para que seus clientes e o varejo nacional cresçam e ganhem cada vez mais relevância na economia nacional. A escolha da tecnologia como meio desse crescimento está ligada ao nosso DNA inovador e pioneirismo. Sendo assim, nossa Missão e Visão são:

Missão


Tornar o varejo mais rentável, competitivo e sustentável por meio da tecnologia.

Visão


Com o foco no varejo e o DNA de inovação tecnológica, a Linx procura ser lembrada pelas empresas do varejo brasileiro como a melhor opção no fornecimento de tecnologias para o segmento.

1 Conceito


Este manual explicará de modo simplificado as principais alterações realizadas da versão 02-01 para a versão 02-03 no bloco II e na validação da tela diversa. Este manual deverá ser utilizado apenas para consulta e entendimento básico.
Para informações legítimas sobre a Especificação de requisitos do PAF-ECF e do Sistema de Gestão utilizado por estabelecimento, acessar o documento ATO COTEPE/ICMS ou para conferir os Atributos por Perfil de Requisitos do PAF-ECF e os Perfis de Requisitos do PAF-ECF por Unidade Federada acessar as TABELAS, ambos do website da CONFAZ.

2 Requisitos


Para verificar as alterações efetuadas nesta versão PAF-ECF ER 02.03, o usuário deverá atualizar a chave de ativação do sistema.

3 Alterações


Neste manual serão vistas as três contingências e suas alterações, são elas: Contingência do ECF, Contingência do Concentrador e Dupla Contingência. Cada contingência estará direta ou indiretamente ligada à outra e falarão basicamente sobre o que fazer durante e após a Contingência.
Estas contingências fazem parte do Bloco II e serão tratadas pelo PAF. Abaixo segue um resumo de cada contingência:

  • Contingência do ECF: quando ocorre a perda da comunicação com o ECF;
  • Contingência do Concentrador: quando ocorre a perda da comunicação com todos os bicos ou com o próprio concentrador (equipamento);
  • Dupla Contingência: quando ocorre as duas contingências mencionadas acima ao mesmo tempo.


3.1 Contingência do ECF


Sempre que ocorrer a perda de comunicação com o ECF o sistema deverá entrar em modo de Contingência.
Na versão do PAF 02-01 quando ocorria a perda de comunicação, todas as vendas ocorriam em telas diversas e ao final escolhia-se entre a emissão de nota fiscal 55 ou nota manual 02. Na nova versão do PAF 02-03 os itens mencionados acima não mais ocorrerão e outros itens passarão a ser executados. Estes itens serão detalhados no próximo capítulo.
Durante todo o processo, mesmo quando não houver comunicação com o ECF, o PAF permitirá venda com a emissão do documento fiscal modelo 55.

3.1.1 Item 7


O Item 7 é aceito e exigido APENAS pelos perfis Y e Z das tabelas de perfis quando o cliente não é posto de combustível, ou seja, na chave de ativação ele é um restaurante, conveniência, dentre outros, e quando a ECF está bloqueada, ou seja, se a redução Z foi emitida antes do término do dia fiscal.
Se todos os requisitos anteriores forem atendidos e o usuário desejar emitir uma nota manual modelo 02, no módulo Caixa o usuário deverá acessar o menu Caixa > Operações > Registro de nota fiscal modelo 02, conforme imagem a seguir:
Figura 1: Menu Caixa
Esta opção não estará disponível para clientes não PAF ou do tipo posto de combustível.
Ao clicar neste menu, a tela do menu de caixa se fechará e a tela de inicialização da venda (F5) abrirá automaticamente, conforme imagem a seguir:









Figura 2: Tela de início de venda
Em seguida será exibida a tela diversa que já existia na versão 02-01. A diferença nesta versão é que ao utilizar este atalho, apenas a geração da nota modelo 02 será permitida, não sendo mais permitido gerar uma nota modelo 55, a não ser quando a venda normal é efetuada.

3.1.2 Item 8


O Item 8 é aceito e exigido APENAS pelos perfis R, S, T, U, V e W das tabelas de perfis quando o cliente não é posto de combustível e a ECF estiver operando normalmente. Neste item a emissão da nota fiscal modelo 02 também será acessada no módulo Caixa pelo caminho Caixa > Operações > Registro de nota fiscal modelo 02, conforme visto no capítulo 3.1.1. Porém ao ser executado, a venda não ocorrerá em tela diversa e a ECF estará desabilitada.
A identificação da nota modelo 02 utilizada para venda será efetuada na tela de finalização da venda.
O cupom fiscal emitido referente à nota modelo 02 conterá a informação NF: nr_nota no campo mensagens promocionais ou informações suplementares do cupom, dependendo do modelo da ECF.

3.1.3 Item 9


O item 9 é aceito e exigido por TODOS os perfis desde que o cliente seja um posto de combustível. Diferente dos outros dois itens anteriores, este não terá caminho diferenciado para emissão de modelo 02, não terá tela diversa e nem necessitará possuir uma ECF conectada ao PDV para emissão do documento 02.
A única exigência deste requisito é que se na venda existir um abastecimento de qualquer tipo (normal, manual ou automático), a nota fiscal deverá possuir o CFOP 5.929 (Lançamento efetuado em decorrência de emissão de documento fiscal relativo à operação ou prestação também registrada em equipamento Emissor de Cupom Fiscal – ECF).
Neste momento é importante verificar que existirá uma nota referente ao cupom sem o cupom. Para resolver a pendência da nota sem cupom, quando a comunicação com o ECF retornar será emitido um cupom para cada nota emitida, da mesma forma como acontece no item 8. Todas essas notas estarão na tabela venda_contingencia, onde existirá o grid da nota, o mlid da venda, o status informando se o cupom foi emitido e a estação em que ocorreu a venda.

3.2 Contingência do Concentrador


A Contingência do Concentrador é referente à perda de comunicação com todos os bicos de todos os concentradores ou com os próprios concentradores (equipamento). Para que a contingência seja ativada é necessário que o executável concentrador.exe esteja executando e todos os bicos estejam em falha. A contingência será válida apenas até as 24 horas do dia seguinte.
No PAF 02.01, quando ocorria este tipo de falha, o posto ficava sem ter como registrar a venda de abastecimentos no sistema, até mesmo dos abastecimentos que já estavam pendentes na tela. Após a alteração na versão 02.03, o PAF passou a permitir o controle dos bicos e encerrantes pelo próprio operador de caixa, permitindo que seja possível selecionar abastecimentos pendentes e até mesmo criar um abastecimento informando a quantidade.
Em resumo, o PAF passará a permitir a venda de abastecimentos quando se tem a perda de comunicação com todos os bicos. No entanto, para que isso ocorra algumas regras deverão ser observadas e mais informações a respeito serão encontradas a partir do item 8 do requisito XXXVII. Esta contingência é mencionada em vários requisitos do Bloco II.
A partir do momento em que a perda ocorre, será criado um registro para cada bico na tabela abastecimento_saldo_manual. Esta tabela conterá o horário da perda de comunicação, a quantidade abastecida no bico, o encerrante inicial que será o último encerrante recebido pelo concentrador, o encerrante que seria o encerrante inicial mais a quantidade, e o bico. O registro será criado com a quantidade zerada e o encerrante final será igual ao encerrante inicial. Após as vendas manuais deste abastecimento terem sido realizadas no caixa, a quantidade e o encerrante serão incrementados de forma a criar um saldo.
Desta forma o abastecimento manual será liberado, no entanto, algumas regras terão que ser seguidas, são elas:

  • Abastecimentos manuais não poderão ficar na tela como pendente, ou seja, se um abastecimento for cancelado, este irá desaparecer e o saldo será decrementado. Esta regra servirá tanto para um item quanto para uma venda;
  • No cupom, ao final da linha obrigatória do abastecimento, deverá constar a letra M;
  • Se o último cupom possuir um abastecimento manual, este não poderá ser cancelado;
  • Abastecimentos manuais receberão o mesmo tratamento de abastecimentos normais;
  • Um cupom com abastecimento manual só poderá existir se o relatório de perda de comunicação for impresso;
  • Será possível realizar até 3 aferições manuais durante o período da contingência;
  • A quantidade do abastecimento deverá ser a mesma quantidade abastecida, podendo ter até 100mls de diferença para mais ou menos.


Os itens acima ocorrerão enquanto o concentrador estiver na contingência. Assim que a comunicação retornar, independente do concentrador, o sistema irá solicitar ao equipamento a lista dos abastecimentos feitos em cada bico e em seguida o seu encerrante final. A seguir um exemplo será exibido na tabela abaixo, explicando o que aconteceu enquanto o concentrador estava na contingência e o que deverá acontecer no sistema.

 

Qtd. Abastecida

Qtd. Tabela saldo

Resultado

1

50L

50L

Ignorado

2

50L

30L

Abast por diff encerrante (50-30)

3

50L

80L

Descontinuidade


Na tabela acima é possível verificar que:

  • Linha 1: se na tabela de saldo a quantidade for igual a 50L conforme coluna Qtd. Tabela saldo (não importando quantos registros foram feitos para se chegar nesta quantidade) e no bico forem abastecidos 50L conforme exibido na coluna Qtd. Abastecida (não importando quantos abastecimentos ocorreram para se chegar nesta quantidade), todos os abastecimentos serão ignorados conforme exibido na coluna Resultado;
  • Linha 2: se forem abastecidos uma quantidade maior do que foi registrado na tabela de saldo, será criado um abastecimento por diferença de encerrante;
  • Linha 3: se o usuário registrar na tabela de saldo uma quantidade maior do que foi registrado pelo bico, o bico será marcado como bloqueado por descontinuidade do encerrante.


Para controlar esta situação, como a própria tabela indica, conforme o saldo vai recebendo os abastecimentos do concentrador e eles vão sendo ignorados, o saldo vai diminuindo e após o recebimento de todos os abastecimentos, o bico é bloqueado quando houver saldo positivo ou um abastecimento é gerado quando houver saldo negativo.

3.3 Dupla Contingência


A última das contingências não é bem uma contingência, mas sim a junção das duas anteriores. O PAF diz o que deve ser feito quando ocorre a perda de comunicação com a ECF e com os bicos e concentradores.
Todos os procedimentos já foram detalhados nos itens anteriores, a única diferença é que neste caso ao retornar a comunicação com o ECF, os abastecimentos manuais serão exibidos no cupom com a letra A de automático e não com a letra M de manual. Quanto ao resto das validações do concentrador, estas não dependem do ECF e as validações do ECF não dependem do concentrador.

3.4 Descontinuidade do Encerrante


Para abrir a rotina de descontinuidade, no módulo Caixa, acessar Caixa > Operações > Registrar intervenção de bico, conforme imagem a seguir:
Figura 3: Menu Caixa
A tela inicialmente continua a mesma, apenas foram adicionadas algumas validações. A seguir imagem da tela de intervenção de bico:

Figura 4: Tela de Intervenção de Bico
A alteração consiste na nova validação do campo Enc. Anterior. Neste caso será possível alterar a bomba para modo manual e realizar abastecimentos, mas não será possível registrá-los no sistema. Após realizar a manutenção, e a comunicação do concentrador tiver retornado, o encerrante do sistema será maior que o encerrante da bomba e isso causará uma descontinuidade.
Por exemplo, o último encerrante registrado pelo sistema foi 10.100,00, conforme exibido na imagem acima, porém durante a falha do bico, abastecimentos manuais ocorreram com 50L cada, levando o encerrante até 10.200,00 e a placa da bomba foi trocada e zerada. Estes últimos 100,00 litros não tinham como ser informados no sistema.
Abaixo segue uma tabela para melhor demonstrar:

Código no sistema

Encerrante anterior

Encerrante posterior

Quantidade

1

10000

10050

50

2

10050

10100

50

Manual

10100

10150

50

Manual

10150

10200

50

3

0

2

2


Na tabela acima, os abastecimentos que estão marcados como Manual, não foram registrados no sistema, ou seja, o bico estava operando de forma manual, neste caso o sistema não teve conhecimento destes abastecimentos após a troca da placa, pois o encerrante ficou menor do que estava.
Para que o usuário registre este abastecimento no sistema é necessário que no campo Enc. Anterior ele informe o último encerrante antes da troca da placa. Esta informação estará registrada no livro de ocorrência e laudo técnico do mecânico que efetuou a troca, conforme imagem a seguir:
Figura 5: Tela de Intervenção de Bico
Todos os campos serão de preenchimento obrigatório. Após preenchê-los e clicar no botão Confirmar, o sistema buscará o encerrante do último abastecimento válido no sistema, ou seja, o de código 2 da tabela acima, e verificará se existe diferença. No caso acima, haverá uma diferença de 100L e é aí que entram as novas alterações do PAF.
O sistema informará ao usuário que existe uma diferença em relação ao último encerrante e uma mensagem de confirmação será exibida perguntando ao usuário se deseja registrar no sistema notas manuais (Modelo 02) que já foram emitidas, conforme imagem a seguir:
Figura 6: Primeiro questionamento sobre a diferença encontrada
Caso o usuário clique no botão SIM, uma nova aba será exibida na tela de intervenção de bicos, onde o cliente poderá registrar as vendas efetuadas e emitir as notas fiscais modelo 02, conforme imagem a seguir:


Figura 7: Nova aba (Notas) com a informação do saldo disponível – Tela de Intervenção de Bico
Estas vendas serão efetuadas na mesma tela de edição de vendas disponível na conferência de caixa, porém com um detalhe, apenas o combustível do bico que está sendo feita a descontinuidade poderá ser vendido.
Para isto, basta clicar no botão Adicionar, preencher os campos necessários e clicar no botão Salvar conforme imagem a seguir:
Figura 8: Tela de Edição de Vendas
Após o registro da venda, uma tela para a inclusão dos dados da nota modelo 02 será exibida, conforme imagem a seguir:
Figura 9: Tela de Registro dos dados da nota modelo 02
Esta tela será de preenchimento obrigatório e caso não for preenchida a venda será cancelada. Quando a nota for registrada, os dados desta venda irão para a tabela e o saldo disponível será reduzido de acordo com a quantidade vendida.

A seguir, tela das notas com o saldo zerado:
Figura 10: Nova aba (Notas) com saldo zerado– Tela de Intervenção de Bico
Se o saldo estiver zerado, irá emitir um cupom para cada nota fiscal registrada e em seguida imprimir o relatório da intervenção normalmente. Caso ainda tenha saldo e o usuário clicar no botão Confirmar na tela de Intervenção de Bico, será exibido outro questionamento:

Figura 11: Primeiro questionamento sobre o resto do saldo
Ao clicar no botão Sim, uma tela será exibida para que mais notas manuais sejam informadas, porém ao clicar no botão Não a tela a seguir será exibida:
Figura 12: Questionamento sobre a emissão de um cupom automático
A imagem acima é a mesma que será apresentada caso o usuário selecione a opção Não na figura 6 deste capítulo.
Neste caso um cupom será impresso para cada venda realizada manualmente, caso houver, e em seguida caso o usuário selecione a opção Sim, serão impressos um cupom com o saldo restante e um relatório da descontinuidade.
Caso o usuário selecione Não apenas o relatório gerencial da descontinuidade do encerrante será emitido, onde o encerrante anterior será o informado pelo usuário e o posterior será o encerrante detectado pelo concentrador.
Todos os cupons impressos por esta rotina deverão conter a letra A ao final da linha obrigatória do abastecimento e possuir o NF caso tenha uma nota fiscal vinculada.

Controle de revisão


Revisão

Data

Histórico das revisões

Item

Revisado por

1

07/04/2016

Elaboração do Documento

-

P&D - Documentação