O sistema Linx Postos AutoSystem® dispõe de uma rotina, que permite a importação de documentos eletrônicos emitidos em outros sistemas, possibilitando assim, que sejam importados os seguintes tipos de documentos: NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica) CF-e (Cupom Fiscal Eletrônico) e CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico) Modelo 57.


Conceito

As permissões de acesso poderão ser liberadas ou restritas de acordo com as políticas da empresa e seus respectivos grupos de usuários. Para configurar as permissões de usuário, acessar Gerencial> Configurações> Usuários> Grupos de Usuários> aba Configurações. A permissão de acesso à importação é feita em Fiscal > Permite acessar a rotina de importação de documento, conforme imagem a seguir:



Importação

Para realizar a importação de um documento eletrônico, acessar no módulo Gerencial, o menu Financeiro > Fiscal > Importação de Documento Eletrônico.
A seguinte tela será apresentada:



Localizar o arquivo XML a ser importado e clicar no botão Importar – F5.
Será apresentada uma tela confirmando a importação:


Para importar vários documentos eletrônicos ao mesmo tempo, na tela anterior, basta localizar a pasta que contém os documentos e pressionar o botão Importar – F5.
A tela será apresentada conforme abaixo:



Também é possível importar os arquivos de um lote de Cupom Fiscal Eletrônico, sendo ele aprovado ou cancelado. Cabe ressaltar que a única exceção para importar documentos cancelados, é o Cupom Fiscal Eletrônico.

Importante

Para que seja possível a importação dos documentos eletrônicos, o CNPJ do emitente do documento dever ser o mesmo cadastrado no sistema (Configurações > Parâmetros > Empresas), caso contrário não será possível importar o documento.


Neste caso, será apresentada uma tela com a mensagem de que o documento não pôde ser importado, como mostra a tela seguir: