Sumário




Introdução

A rotina de Pista Mobile torna possível a realização de vendas diretamente por dispositivos moveis, levando maior praticidade as rotinas do estabelecimento. Através desta rotina, é possível realizar pré-vendas e vendas através do aplicativo instalado em seu dispositivo móvel, sendo possível realizar impressões de CF-e e NFC-e e comprovantes de transações com informações completas dos clientes, consultar credito de clientes, realizar sangrias, realizar vendas de combustíveis e produtos.

1 Restrições e Requisitos

O PDV móvel possui as seguintes restrições:

  • Somente NFCE e SAT (Cupom Fiscal /PAF ECF não);
  • Vendas somente com uma forma de pagamento;
  • Troco somente em dinheiro;
  • Abertura e fechamento de caixa somente pelo aplicativo caixa do AutoSystem;
  • Liberação da rotina via Módulo;
  • Desconto Manual.

Funcionalidades:

  • Consulta de Crédito;
  • Sangria;
  • Identificação de Clientes por código, CPF, nome;
  • Criação de pré-vendas;
  • Cancelamento da Última Venda;
  • Pagamentos em Dinheiro, TEF, POS e Nota a Prazo;
  • Parametrização de bicos e produtos por usuário;
  • Aplicação de Regras de Preço;
  • Envio de documento fiscal por e-mail ao finalizar a venda.


2 Configurações

As configurações para funcionamento do módulo Pista Mobile devem ser realizadas no módulo Gerencial, deverá possuir o plano de contas, os motivos de movimentação, configurações de TEF e caixas ponto de vendas já criados e configurados.
Para informações de configuração das rotinas acima citadas, entre em contato com o suporte AutoSystem e solicite o manual técnico de cada rotina.

2.1 Configuração Impressora

Para cadastrar um impressora e poder utiliza-la na rotina de PDV Móvel, será necessário acessar no módulo Gerencial, o menu Cadastros > Tabelas > Equipamentos > Impressora não fiscal.



Na tela impressoras, basta selecionar a opção NOVO ou EDITAR se for necessário editar alguma informação de impressora já cadastrada. Será apresentado a tela para realizar a configuração da impressora não fiscal: 




Deverá ser informado o nome, a porta ou IP, informado a marca e modelo da impressora não fiscal. Após, basta testar a comunicação para certificar que a impressora esta comunicando corretamente.


Importante

Para que a comunicação da impressora não fiscal seja efetiva, poderá ser necessário a utilização de DLLs de comunicação, que poderão ser encontradas junto ao fabricante da impressora. Estes arquivos devem estar alocados na pasta AutoSystem ou System32 da máquina que irá rodar o serviço do aplicativo móvel.


2.2 Configuração Módulo Pista Mobile

A rotina de Pista Mobile é tratada dentro do Linx Postos AutoSystem como um módulo. Para que possamos configurar este módulo, é necessário acessar no módulo Gerencial, o menu Configurações > Módulos > Pista Mobile, e será apresentado a tela a seguir:



Nesta tela, são apresentadas as colunas:

  • Usuário: informa o login de usuário;
  • Nome: informa o nome da pessoa vinculada ao usuário informado;
  • PDV: sinaliza que a conta caixa PDV está habilitada para este usuário.

Clicando em NOVO ou EDITAR, será apresentada a tela para realizar as configurações referentes ao PDV Móvel:



Nela, é necessário informar o usuário (Funcionário) que será responsável pela conta caixa PDV criada. Toda conta que for criada, é necessário possuir vínculo com um usuário.
Para informar o usuário, basta selecionar o campo Usuário e clicar ENTER, será apresentado a tela com a lista de usuários, conforme imagem:



Importante

O conceito de criação do PDV Móvel é referente ao usuário acessar as contas e não a criação do PDV em si. Portanto, será possível qualquer tipo de edição no caixa PDV Móvel, porém será bloqueado o campo Usuário. Se for necessário trocar esta informação, deverá ser realizado a exclusão e adição de um novo.


Basta então, escolher o usuário que será criado e seguir para as configurações restantes, no qual, veremos a seguir.


2.2.1 PDV



Na aba PDV serão inseridas informações necessárias para o funcionamento da rotina.

  • Habilitar PDV Móvel: necessário habilitar para que seja feita a finalização da venda por meio do aplicativo. Caso não seja habilitado, a finalização da venda (pagamento) deverá ser feita no caixa físico;
  • Conta caixa: informar a conta caixa PDV que será utilizada, será demonstrado a lista com as contas caixa PDV relacionadas à empresa;
  • Impressora: informar qual impressora emitirá os comprovantes de venda do estabelecimento comercial, podendo ser local ou por rede.
  • Forma Pagto: será possível utilizar apenas estas quatro formas:
    • Dinheiro
    • Nota à prazo
    • TEF
    • POS
  • Exibir Botão Pagar: marcando esta opção, ao realizar uma pré-venda, após a seleção do produto, será exibido o botão Pagar.

Quando selecionada a forma de pagamento POS, o sistema automaticamente habilitará a tela para inserir a informação de qual forma de pagamento POS será utilizada, assim o sistema conseguira fazer o vínculo e baixar corretamente as movimentações que passarem em POS no estabelecimento, conforme imagem:



Para adicionar uma forma de pagamento, basta clicar no botão Adicionar (mais) para que a tela de escolha das formas de pagamento seja demonstrada, possibilitando ao usuário realizar a busca da forma necessária, conforme imagem:



Basta selecionar a forma de pagamento desejada e clicar em Confirmar para que o vínculo seja realizado.


Importante

O PDV Móvel está configurado para emitir apenas NFC-e e CF-e, não sendo possível realizar vendas com cupom fiscal e notas fiscais. Quando selecionar uma conta caixa PDV e esta não possuir a configuração para uma das duas formas de emissão de comprovante (NFC-e ou CF-e), o sistema orientará o usuário a realizar esta configuração através da seguinte mensagem: 



Esta configuração será encontrada dentro do cadastro do caixa ponto de venda em Gerencial > Configurações > Parâmetros > Caixas Ponto de Venda > aba Fiscal.
Se forem selecionas as opções de NFC-e e CF-e na configuração do Ponto de Venda, ao acessar as configurações do PDV Móvel será necessário escolher qual tipo de documento será utilizado:



Já para as formas de pagamento aparecerem para listagem na tela de vínculo com o POS, é necessário realizar as configurações em Gerencial > Cadastros > Formas de Pagamento.
Se for necessário, entre em contato com o seu suporte local para auxiliarem nas criações de motivos movimentações.


2.2.2 Produtos


Nesta tela, será possível realizar o vínculo com os produtos que este usuário poderá movimentar no PDV Móvel. É possível realizar dois diferentes tipos de vinculo, são eles: 

  • Produto
  • Grupo de Produtos



Para realizar o vínculo, basta o usuário clicar no botão Adicionar (mais) localizado no canto da tela, e selecionar uma ou as duas opções. Após a seleção, o sistema apresentará a tela pra busca das informações de produtos ou grupo de produtos, conforme imagem:





Todas as adições realizadas serão relacionadas conforme Relação de Produtos:



Se for necessário realizar a exclusão de algum item, basta selecionar ele e em seguida, clicar na Lixeira, assim o item será retirado da lista liberada deste usuário.
Caso não seja realizado nenhum vínculo de produto, deixando a lista em branco, o sistema entenderá que todos os itens vinculados ao deposito que movimenta a conta caixa PDV vinculada poderá ser vendido.


2.2.3 Bico

PDV Móvel também realizará vendas de combustíveis, para isto, é necessário que seja realizado o vínculo dos bicos que este usuário poderá movimentar. Lembrando que a adição de produtos e combustíveis para o usuário é independente e vai ser definido pelo próprio estabelecimento para que melhor se enquadro em sua rotina. 




A tela de Relação de bicos somente será preenchida quando for informado um usuário no campo Usuário, caso contrário, ela permanecerá em branco até que um seja informado. Também será demonstrado apenas bicos que estão vinculados a conta PDV que for informada na aba PDV, assim não é possível o PDV Móvel trabalhar com bicos que não constam na relação do caixa PDV.


Observação

A informação de usuário se refere às configurações anteriormente tratadas.

Através do botão  é possível selecionar três diferentes opções referentes aos bicos:


 

  • Todos: seleciona todos os bicos da relação;
  • Nenhum: retira todos os bicos selecionados;
  • Inverte seleção: todos os bicos selecionados ficam sem seleção e o que não possuíam seleção ficam selecionados.


Serviço de comunicação PDV Móvel

Para que seja possível conectar o PDV Móvel, é necessário executar um serviço de comunicação, no qual, permitirá que o dispositivo móvel acesse e receba todas as informações do caixa em que o usuário está associado.
Para rodar o serviço, deverá ser criado um novo atalho do executável PAF.exe. Neste atalho, clicar com o botão direito do mouse e selecionar PROPRIEDADES, dentro de propriedades, deverá ser editado o campo Destino com a seguinte informação:

C:\autosystem\paf.exe –pdvmovel



Após aplicação, basta Aplicar e Salvar para que a mudança seja efetivada e executar o arquivo para que a conexão entre o AutoSystem e o PDV Móvel seja realizado. Lembrando que este serviço deverá estar ativo sempre que utilizado o PDV Móvel.


Importante

Por padrão, o serviço rodará com a porta de comunicação 8080, porem poderá ser utilizado outra porta, caso a 8080 padrão já esteja sendo utilizada. Para isto, ao executar o atalho para rodar o serviço de comunicação, basta informar --pdvmovel porta=xxxx(informe a porta substituindo o xxxx).


2.4 Funcionalidades APP PDV Móvel

Realizadas as configurações necessárias para o funcionamento do PDV Móvel, é chegado o momento de utilizar as funcionalidades.
O aplicativo PISTA MOBILE está disponível para download no Google Store, basta ir no campo Busca e informar o nome do arquivo e realizar o download.
Com o aplicativo instalado, é hora que configurá-lo e iniciar a utilização.




Após realizar a instalação do APP, podemos executá-lo. Será apresentado a tela para realizar o login de um usuário que já tenha a configuração de PDV Móvel liberada no módulo, conforme visto anteriormente.
A tela apresenta:

  • Configuração: neste campo, será informado o IP onde o serviço de conexão do PDV Móvel está rodando junto com a porta para acesso, conforme ilustrado na imagem acima;
  • Login: informar o usuário de caixa que efetuará o login;
  • Senha: inserir a senha do usuário informado.

Ao realizar o login, o sistema trará a tela principal que demonstrara o mapa de pista que está vinculado a este usuário, conforme imagem:



Se não possuir bicos vinculados, a tela se apresentará em branco, sendo possível realizar apenas venda de produtos configurados.



Ao selecionar um bico que tenha abastecimentos pendentes, será apresentado uma lista, onde o usuário poderá selecionar um abastecimento e iniciar sua baixa na tela de pré-venda, conforme veremos ao decorrer desta documentação.
O PDV Móvel também disponibiliza algumas funções através do menu principal, localizado no canto superior esquerdo de sua tela.
A tela de menu principal apresenta as seguintes informações:



2.4.1 Abastecimentos

Ao selecionar esta opção, o aplicativo irá demonstrar todos os abastecimentos pendentes por bico, sendo possível realizar baixa selecionando os abastecimentos e clicando em Baixar:



2.4.2 Consulta Crédito

É possível realizar consulta de crédito de cliente diretamente no aplicativo, ao selecionar esta opção, será apresentada a tela para que sejam inseridas informações e a busca seja realizada:



Poderá ser diretamente informado o código, CPF, placa ou realizar a busca através do campo Busca (Lupa). Ao selecionar o campo busca, será apresentado a tela para escolha dos clientes cadastrados, bastando o usuário selecionar um clique:



Com o cliente selecionado, ainda será possível informar uma determinada forma de pagamento para consulta. Se preferir, poderá deixar esta opção padrão sem seleção, o sistema entenderá que a consulta deve ser realizada para todas formas de pagamento cadastradas e assim realizará a consulta.



Agora, basta clicar em Consultar, para que sejam apresentados os resultados: 



2.4.3 Pré-Venda

Poderá gerar o orçamento para ser finalizado diretamente no caixa ou ainda no próprio aplicativo.



Para inserir um cliente na pré-venda, o usuário pode realizar busca por cliente ou placa, onde serão carregadas informações do cadastro selecionado:





Após inserir o cliente, é possível informar a frota, KM e motorista/conveniado. Este último, se utilizado, apresentará a tela para escolha das informações vinculadas no cadastro de clientes:



Agora, deverá ser informado um Produto ou selecionado um Abastecimento para que sejam inclusos dentro da pré-venda através das opções Produto e Abastecimento, conforme imagem:





Com o produto lançado, poderá ser alterado a quantidade vendida clicando no botão quantidade e informando a quantidade necessária:



Finalizado a pré-venda, basta confirmar para que seja apresentada a tela de confirmação da pré-venda. Nela é possível voltar a tela inicial do aplicativo através da opção Nova Pré-venda ou finalizar ela através da opção PAGAR.



Importante

O botão Pagar e o de Nova Pré-Venda só serão exibidos, caso tenha sido selecionada a opção Exibir Botão Pagar, cuja configuração é feita no módulo Pista Mobile, localizado no módulo Gerencial. Caso não tenha sido selecionado o botão Exibir Botão Pagar, a tela apresentada será conforme abaixo:



Se for selecionado a opção PAGAR, poderá escolher qual forma de pagamento será utilizada para finalizar esta venda. Lembrando que as forma de pagamento devem ser configuradas dentro do cadastro do módulo, e serão apresentadas na pré-venda somente as que lá estiverem selecionadas.

Ao selecionar a forma de pagamento Dinheiro, o sistema informará o valor total da venda. Caso o cliente informado no início da pré-venda, tenha alguma regra de preço para a forma de pagamento selecionada, será apresentada a tela com o total parcial da venda junto com a aplicação da regra configurada, formando então o valor total da venda:



Subtotal + Regra de preço Acréscimo = Total
Clicando em confirmar, o sistema fará a finalização da venda.



Ao concluir a venda será possível realizar a Impressão do Recibo e ainda enviar um e-mail com as informações da venda contendo também a DANFE e o XML anexos.



Para que seja gerado troco, basta informar uma quantia em dinheiro maior que o total apresentado.
Para realizar o envio de e-mail, é necessário possuir as configurações de SMTP para envio de e-mail e configurações de e-mail no cadastro da empresa local devidamente preenchidos.

  • SMTP: Acessar o executável config_local > internet;



  • Empresa Local: Acessar o executável gerencial > configurações > empresas;




Para enviar e-mail pelo aplicativo, basta selecionar a opção localizada no canto superior da tela de finalização de venda, inserir o endereço de e-mail, e clicar em enviar.



Quando utilizadas as formas de pagamento TEF, será possível escolher qual tipo de transação será utilizada, sendo elas Crédito e Débito:



Ao selecionar uma das opções o sistema irá solicitar o cartão e informar a senha para confirmar a transação:



 


Com a transação efetuada, o sistema efetuará a emissão do comprovante fiscal e direcionará para tela de finalização de venda. Poderão ser solicitados alguns dados durante as transações de TEF informações, conforme configuração realizada pela operação do DTEF, como taxas e números de vouchers.
Já para a transação em POS, o sistema demonstra as formas de pagamento que foram liberadas na configuração do módulo, por meio do executável gerencial:


Deverá ser selecionado uma das formas de pagamento para que seja apresentado o resumo final da venda:



Confirmando, serão solicitados:

  • Comprovante: informar o número de comprovante gerado durante a transação de credito/débito em POS;
  • Autorização: inserir o número de autorização gerado pela autorizadora de cartões para transações em POS;
  • Lote: inserir o número do lote gerado durante a transação em POS.



2.4.4 Cancelar Última Venda

É possível cancelar a última venda realizada. Selecionando esta opção, será apresentada na tela a última venda.



Ao clicar em Cancelar Venda, será apresentada uma mensagem de confirmação.



2.4.5 Sangria Dinheiro

Para realizar sangria em Dinheiro no PDV Móvel, basta selecionar a opção Sangria em Dinheiro, é apresentado a tela para que seja informado o valor da sangria e sua descrição. Confirmando, será impresso um comprovante para registro da operação na impressora não fiscal. 






2.4.6 Configurações

Para utilizar o DTEF, é necessário informar em Configurações os seguintes campos: 



  • IP do servidor: informar o IP do servidor DTEF para comunicação;
  • Porta: informar a porta do servidor DTEF para comunicação;
  • Código PDV: inserir o código do caixa ponto de venda para operação no DTEF de sua empresa;
  • Código Loja: inserir o código da loja junto ao DTEF;
  • Código Estabelecimento: informar o código de estabelecimento de sua empresa junto a operação de DTEF. Estas informações serão repassadas pela operação do DTEF no momento da ativação de seu serviço.

Em seguida clicar em Salvar.


Para utilizar o SITEF, os campos informados serão os seguintes:


 

  • IP do Servidor: informar o IP do servidor SITEF para comunicação;
  • Porta Servidor: informar a porta do servidor SITEF para comunicação;
  • Número Terminal: informar o código do PDV cadastrado na própria SITEF.
  • Código Empresa: informar o código da empresa junto a operação do SITEF. Estas informações serão repassadas pela operação do SITEF no momento da ativação de seu serviço.

Por último selecionar entre as opções, À Vista, Parcelado Administradora, Parcelado Loja e Parcelado Pré-Datado. Em seguida clicar em Salvar.


2.4.6.1 Configuração MOBI PIN 10 da Gertec

Com o aparelho ligado, clique no numeral 0 para que seja apresentado a senha de conexão por pareamento via bluetooth onde será utilizado o aplicativo PDV Móvel.
Após realizar o pareamento, utilize o numeral 0 + botão amarelo. Será apresentado no Mobi Pin a lista de aparelhos pareados, se seu aparelho estiver na lista, juntamente com as configurações de serviço do DTEF já realizadas e inseridas em Configurações, já será possível realizar as transações via TEF.


2.4.7 Sobre

Traz informações de contato comercial e versões da aplicação do Linx Postos POS Mobile e AutoSystem.




2.4.8 Logout

Utilizado para sair do sistema e voltar a tela inicial de conexão com o aplicativo PDV Móvel.


2.5 Baixa de pré-venda pela tela do caixa

Além de realizar a baixa de pré-vendas pelo aplicativo, é possível ainda realizar a baixa de uma pré-venda pelo caixa do AutoSystem. Para isto, no caixa, basta selecionar o botão Pista Mobile.

Nele será possível selecionar as pré-vendas que não foram pagas pelo aplicativo. 



Ao selecionar a opção Pista Mobile, o sistema apresenta todas as pré-vendas realizadas pelo aplicativo: 



Basta selecionar uma ou mais pré-vendas e baixa-las como uma venda normal, podendo realizar emissão de documentos fiscais, que podem variar de acordo com a legislação em que o estabelecimento atende.
Além de realizar a baixa, esta tela permite:

  • Nova-F8: permitirá ao usuário realizar a criação de uma pré-venda diretamente pela tela de caixa do sistema podendo ser baixadas na sequência;
  • Editar-F6: permite realizar a edição de informações, como adicionar ou excluir algum item da pré-venda;
  • Mesclar-F9: mescla duas ou mais pré-vendas selecionadas para que se tornem um único documento, contabilizando o total e todos os itens que contemplam essas pré-vendas;
  • Imprimir-F3: realiza impressão de um pré-fechamento na impressora fiscal referente a pré-venda selecionada;
  • Cancelar-F7: realiza exclusão das pré-vendas selecionadas.