Manual Integração EMSys Gestão

Linx Postos AutoSystem

Conceito


Por meio desta integração, será possível integrar o PDV (Ponto de Venda) do AutoSystem com o EMSys Gestão, aonde as vendas serão realizadas pelo PDV do AutoSystem e a gestão de retaguarda pelo EMSys Gestão.
O AutoSystem fará a importação e/ou consulta das seguintes informações do EMSys Gestão:

  • Cadastro de cliente;
  • Cadastro de funcionário;
  • Cadastro de produto;
  • Cadastro de preço de produto (AutoSystem: Regra de Preço / EMSys: Negociação);
  • Cadastro de cheque troco (após no EMSys ter sido vinculado à um gerente);
  • Consulta de crédito disponível e cheque pendente de cliente;
  • Consulta e recebimento de título;
  • Cadastro de forma de pagamento (manualmente nas configurações);
  • Estoque de produto;
  • Cadastro de depósito.


Já as informações exportadas do AutoSystem para o EMSys são:

  • Abertura e fechamento de turno;
  • Registro e cancelamento de venda;
  • Emissão e cancelamento de NF referente à Cupom, NFC-e e CF-e-SAT;
  • Aferição;
  • Sangria e Suprimento;
  • Inutilização de numeração de Nota Fiscal;
  • Realização e cancelamento de recebimento de título;
  • Realização de recarga de celular;
  • Redução Z;
  • Recado de cliente lido;
  • Recusa de cheque troco do gerente.


As informações referentes ao cadastro de empresa, serão importados para o AutoSystem somente quando as mesmas estiverem cadastradas como clientes no EMSys. 


Configurações do EMSys

Para que a integração do EMSys com o AutoSystem seja feita, é necessário realizar algumas parametrizações no módulo de gestão a seguir




Utiliza integração Autosystem - para a integração do EMSys com AutoSystem é necessário marcar essa opção;

Utiliza Regime Especial – é um tratamento diferenciado do ICMS concedido pela SEFAZ com o objetivo de dispensar obrigação de natureza acessória. É um parâmetro criado para as empresas que fazem uso desse tipo de regime, e, ao gerar as notas ficais de fatura, o sistema respeitará todo regime tributário especial.

Empresa Administradora – É necessário também selecionar uma empresa administradora, ou seja, a empresa que o EMSys utilizará para gerar as notas com todas as informações referente ao regime especial.

Tipo de despesas para as notas de uso e consumo – são para todas as despesas de uso e consumo da empresa, para isso, é necessário realizar o cadastro do tipo de despesa, e nesse cadastro é preciso já deixar configurado o rateio, se essas despesas serão rateadas para um centro somente um centro de custo ou mais de um, como mostra imagem a seguir:








No cadastro de tipo de despesa, está cadastrado um tipo "uso e consumo" como mostra a imagem e já está feito o rateio para o centro de custo que foi selecionado.

CFOP para uso e consumo - é o cadastro do CFOP referente a esse tipo de uso e consumo que o cliente já utiliza, que no caso precisa ser o 5949.

Cheque Troco por Responsável

Para utilizar a função de cheque troco por responsável no EMSys é necessário habilitar primeiro o parâmetro que fica em Empresas > Automação > TACGasAd3 > Controle de cheque troco por responsável.



Se esse parâmetro não estiver ativo, não será possível fazer o cadastro dos responsáveis que serão atribuídos aos cheques trocos e também as consultas dos mesmos na tela que será mostrada a seguir:
Tela de Cadastro dos Responsáveis pelos cheques Trocos






Para cadastrar um responsável, é necessário que a pessoa cadastrada no EMSys seja um funcionário.
Na tela Administração de cheque troco, temos como ver os cheques trocos em posse por responsável.

Porém uma vez que o cheque estiver em posse de um responsável, somente o Autosytem para realizar a recusa do mesmo ou desvincular o cheque do responsável, não tendo como efetuar esse procedimento de EMSys


como mostra a imagem




Depois do cheque já cadastrado, você pode direcioná-lo para um responsável




Agora o cheque foi direcionado para um responsável, selecionando o mnemônico, buscando o cheque que foi cadastrado e colocando-o para baixo como na imagem




Agora basta incluir o cheque para o responsável e o mesmo aparecerá em cheques trocos em posse.

Negociação de Preços

No cadastro do cliente temos a opção de Negociação de Preços,

Onde temos uma nova implementação que é a opção Diferencia Preço Unitário, essa opção está disponível para as duas telas, Preço por Cliente e Forma de Pgto / Preço por Cliente.

Preço por Cliente e Forma de Pgto – Nessa tela você pode selecionar a forma de pagamento que vai fazer parte da negociação com o cliente, tipo de negociação, se é por preço de venda, acréscimo ou desconto, se será em percentual ou valor e a opção que está destacada, que tem como finalidade diferenciar o preço unitário do cadastro do item, isso quer dizer que se o parâmetro estiver igual a NÃO, o Autosystem irá exibir o preço de venda original do item em seguida o desconto ou acréscimo que foi cadastrado para esse cliente, agora, se o parâmetro estiver igual a SIM, o PDV atribuirá diretamente na tela o preço que foi diferenciado, passando a valer o preço de venda informado na negociação e não o valor original do item.





Preço por Cliente – Essa tela tem as mesmas funcionalidades da anterior, porém não é restringido a forma de pagamento para a mesma, já na outra tela, para a negociação ter valia é necessário informar qual forma de pagamento será atribuída a negociação.

Vendas sem Cliente na Integração

O Autosystem na hora da venda, pode informar o cliente como também pode não informar, neste caso, a venda vem para o EMSys sem cliente, porém o mesmo identifica e insere um consumidor padrão, para este caso em específico.

Alterações no Cadastro do Item


No cadastro de item, as informações de CFOP e tributação (ICMS, ISS, IPI), quando alteradas, o sistema atualizará as informações para todas as empresas que pertencerem ao mesmo estado que à empresa que está sofrendo alteração.




  • Sem rótulos