MÚTUO

Significa algo que é recíproco e expressa a ideia de troca ou permuta entre duas partes. Trata-se de um procedimento regido por contrato, que permite a ambas empresas contratantes efetuarem transferências em dinheiro, conta bancária, recebimentos de títulos de clientes, liquidações de títulos a pagar e etc; formando uma contracorrente que não possui a obrigatoriedade de liquidação.



Abre-se a tela

Para registro das movimentações realizadas em dinheiro utilizar a tela do caminho


Selecionar o contrato, que identificará as empresas envolvidas no lançamento. Inserir a data, número de documento, valor e espécie transferida.


Utilizar o campo de observações com o limite de 255 caracteres para registro de informações adicionais, conforme tela abaixo.


Caso sejam obrigatórias as retenções de impostos, utilizar a tela abaixo


Para transferências bancárias, utilizar a tela:


Informando os mnemônicos das contas bancárias de origem e de destino, data, número do documento e valor transferido. Nos recebimentos de títulos de clientes em aberto, utilizar a tela


Em seguida, selecionar os títulos por sacado conforme tela abaixo
Marcar os títulos a serem liquidados no processo e clicar em Ok. A tela abaixo é mostrada para a seleção dos pagamentos.




Clicando-se em ok, são registrados os movimentos dos pagamentos. Neste caso, como a liquidação foi com um valor menor que o total dos títulos referenciados, é gerado um título na empresa de origem com do saldo da diferença do pagamento.


Os valores movimentados no período podem ser vistos na empresa de destino no relatório de movimentos do mútuo.



Os valores movimentados podem ser vistos na empresa de origem, no relatório de movimento de mútuo.


Os saldos dos movimentos de mútuo são demonstrados na posição de liquidez da empresa 1 conforme imagem



Na empresa 2 é assim representada

  • Sem rótulos