MANUAL NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO
EMSYS


Nota fiscal de Devolução
Conceito


Considera-se devolução de uma mercadoria a operação que tenha por objetivo anular todos os efeitos de uma operação anterior. Portanto, o adquirente da mercadoria poderá desfazer o negócio, através da devolução, quando as mercadorias adquiridas estiverem em desacordo com o seu pedido, ou fora das especificações encomendadas, ou ainda com problemas de qualidade ou deterioradas.
Temos duas maneiras de lançar uma nota fiscal de devolução no sistema, a primeira, pelo menu nota fiscal de entrada, e essa opção será utilizada quando o cliente final estiver fazendo uma devolução de um determinado produto que adquiriu em seu estabelecimento. Sendo assim, como este produto já constava em seu estoque, e em seguida, foi lançada a saída do mesmo para a venda, agora é necessário lançar uma nova nota, informando ao sistema que este produto está entrando novamente no estoque, porém, como devolução.
A segunda maneira é pelo menu Pré-Venda, onde a empresa como cliente, comprou um produto do seu fornecedor, o mesmo foi entregue à sua empresa mediante uma nota fiscal que foi lançada no sistema como entrada no estoque. Porém, por algum motivo específico é preciso realizar uma devolução ao fornecedor, como algum defeito no produto, quantidade incorreta, troca de produto, entre outros, essa devolução deverá ser realizada dentro da Pré-Venda referenciando a nota fiscal de entrada do produto, uma vez que o mesmo foi lançado no sistema.


Nota Fiscal de Devolução pela tela de Nota Fiscal de Entrada
Pela tela da nota fiscal de entrada é possível emitir uma nota de devolução quando a devolução vier de um cliente final para a empresa, onde a mesma deverá lançar esse item no estoque, agora porém, com uma natureza de operação de devolução, pois está voltando para o estoque. Para isso, é necessário preencher alguns campos na nota de devolução que são obrigatórios.



1 – Marcar o tipo Nota como nota fiscal de devolução,
2 – Inserir a NOP correta para devolução.
3 – Inserir os itens da devolução preenchendo os campos solicitados e suas respectivas tributações.





4 – O NOP do item sempre deve ser igual ao NOP da capa, como a operação é uma devolução, todos os itens receberão o mesmo NOP.





5 – Em caso de se realizar uma nota fiscal de devolução referente à um cupom fiscal, será preciso referenciar o mesmo através desta tela.





6 – Na aba pagamento pode –se informar como essa devolução será paga, se em espécie, pelo banco ou parcelado, em qualquer uma das opções, basta somente preencher os campos solicitados relativos ao meio de pagamento escolhido.





7 – Referencie a nota fiscal de saída através da aba Notas Referenciadas, selecionando o tipo de nota: Saída.




  • Sem rótulos