Através do ReShop as farmácias podem gerar campanhas promocionais bem como bonificar seus clientes com pontos de programas de fidelidade, descontos, brindes e entre outros.
Neste documento vamos abordar as configurações necessárias para utilização dos recursos do ReShop e como são realizadas as vendas no Linx Farma Softpharma.
Esta funcionalidade somente está disponível para as lojas que possuírem o produto 119 – Integração ReShop 1.0 liberado, caso tenha interesse entre em contato com a nossa equipe Comercial.
Configurando o ReShop
Para realizar as configurações acesse o programa Configuração ReShop, localizado no menu Importação/Exportação.
Figura 01 - Configurações de integração
A configuração será por filial, no entanto poderá ser definida como única para a rede para essas situações marque o parâmetro replicar as configurações para todas as filiais, dessa forma será possível uma configuração flexível, onde a farmácia pode escolher se deseja trabalhar com um ambiente único para a rede ou segmentada conforme a sua necessidade.
O parâmetro utilizar client para consultar campanha e fidelidade, quando marcado será utilizado pelos terminas PDV independente se houver comunicação com a internet, então o sistema efetuará as consultas necessárias durante a venda em uma aplicação que simula a comunicação de forma local.
Essa configuração funcionará para as campanhas que estejam devidamente parametrizadas como off-line na Plataforma ReShop.
Selecione a filial que está sendo configurada, informe o usuário e senha fornecidos pelo ReShop.
No campo terminal é definido qual é o servidor responsável pela subida dos dados, para informá-lo pressione o atalho de acesso rápido F6 - Alterar então buscará automaticamente o nome da máquina, em uma rede de farmácias apenas um terminal é sinalizado como servidor.
A configuração do terminal precisa ser efetuada na máquina que será o servidor
Exportar dados
A exportação de dados para a plataforma ReShop é realizada automaticamente, no entanto através da funcionalidade Exportar Dados pode ser realizada uma carga de dados manual dos produtos cadastrados do ERP, para isso clique em .
Logs de acesso
Para visualizar os logs de acesso, acesse o programa Configuração ReShop e clique em , nessa tela há duas opções:
- Logs de vendas: registra todas as comunicações feitas em vendas dentro do PDV.
Figura 02 - Logs de vendas
- Logs de subida de dados: lista os arquivos de comunicação com a plataforma Reshop. Os arquivos ficarão armazenados por 30 dias.
Figura 03 - Logs dos arquivos
Vendas
Quando a farmácia possuir a integração com o ReShop devidamente configurada, na tela de venda poderá consultar por cliente através do CPF no campo matrícula, nesse momento o sistema de gestão validará se o cliente já está cadastrado no ReShop.
Se o cliente informado não estiver cadastrado na plataforma, será solicitado se deseja cadastrar, em caso afirmativo os dados serão armazenados no processo de fidelidade: nome do cliente, saldo atual, saldo em processamento, saldo monetário e nome do programa de fidelidade.
As vendas PBMs não serão comunicadas com o ReShop.
Ao final da venda, o sistema efetua uma nova comunicação com o Reshop onde é realizada a captura de descontos, retornando uma tela semelhante a imagem abaixo.
Figura 04 - Vendas ReShop
Através desta tela é possível visualizar saldos e regatar valores dos programas de fidelidade, lembrando que o valor a resgatar está limitado ao valor do saldo monetário, ou ao valor total da venda, limitando a R$ 0,01 cada item. Por exemplo, em uma venda com dois produtos, o valor mínimo da venda é R$ 0,02.
Para as farmácias que trabalham com cupons de desconto deve informar o código do cupom, sempre que o usuário aplicar ou remover o cupom o sistema efetuará uma nova consulta no ReShop.
Serão listadas as campanhas ativas, para visualizar mais informações sobre os itens informados na venda que pertencem a campanha clique em , e logo abaixo os brindes quando houver.
Figura 05 - Detalhes da campanha
Cancelamentos
Quando no Linx Softpharma for emitida uma nota de cancelamento de venda a mesma será devidamente cancelada no ReShop.
Em caso de emissão de nota de retorno de cliente de vendas ReShop, será apresentada uma mensagem informativa: "Vendas ReShop devem ser canceladas pelo "FAT120 - Cancelamento", e se utilizado o Retorno de Cliente a venda não será cancelada na Reshop, sendo necessário seu ajuste de forma manual."