Processo utilizado para geração de demanda que ajudará a suprir as necessidades de compras, tanto das lojas quanto do Centro de Distribuição, e pode ser gerado por causa de agendas cadastradas ou manualmente.

Pré Requisitos: Cadastro de lista de preços e cadastro de curvas.

Acesso: Web Compras > Demanda > Gerar

1. Solução

1.1 Geração 

1.1.1 Cliquem em Abrir seleção de filtro de pesquisa, e escolha o que vai utilizar no procedimento;

1.1.2 Informe para quais filiais você vai gerar demanda marcando a opção Todas as Filiais ou clicando em  para selecionar individualmente ; 

1.1.3 Marque Todas as Listas de Preço ou faça uma seleção individual clicando em ;

Importe os arquivos por meio do botão Importar arquivo de demanda definida;

- Escolha Gerar demanda pela DANFE importada, para que consiga buscar as informações de demanda pela nota fiscal de produtos;

1.1.4 Marque Todas as curvas para parametrizar as informações, ou poderá escolhê-las individualmente na relação e alterar as informações; 

1.1.5 Em Opções crie filtros específicos:

  • Ignorar estoque do CD: ignorar a geração de demanda do centro de distribuição;
  • Ignorar Faceamento: permite que você desconsidere produtos específicos que estão fora do previsto pelo sistema em função de uma promoção, produto na mídia, preenchimento de espaço físico nas prateleiras e entre outros;
  • Exibir somente itens com demandas de compras: criação de demanda com itens de ressuprimento.
  • Ignorar excesso das lojas no integrado: ao marcar esta opção o sistema irá desconsiderar se existe excesso dos produtos para as lojas que forem integradas na demanda;
  • Demanda integrada: ao marcar esta opção o campo Código e Depósito ficarão habilitados para preenchimento e para que seja inclusa a filial depósito na geração da demanda de produtos.

1.1.6 Escolha o Tipo de Demanda: Eletrônico - PW e Sugestão - Cotação;

1.1.7 Preencha a coluna Outros caso tenha as informações:

  • Acréscimo agenda: a quantidade de dias a mais que será acrescentado na agenda compra.
  • Tempo de LeadTime: representa a quantidade de dias entre o pedido efetivado e a entrega do fornecedor.

Data de Entrega: dia em que ocorrerá a entrega da demanda.

1.1.8 Escolha o Tipo de demanda que deseja gerar;

1.1.9 Marque Gerar pedido de Compra para habilitar os campos:

  • Não converter embalagem no pedido de compra: para não considerar apenas a quantidade que você solicitou na compra, e desconsiderando assim a embalagem.
  • Código: informe o do fornecedor.
  • Condição de pagamento: escolha a quantidade de dias que caracterize melhor a demanda de compra. 
  • Faturamento: para informar a data que será faturada.

1.1.10 Clique em ;

Atenção

Você precisará informar o fornecedor apenas quando marcar a opção gerar pedido de compras. Isso para um pedido não eletrônico. 

1.2 Demanda

1.2.1 Informe a Descrição do grupo de demanda;

1.2.2 Selecione em Visualização uma das opções:

  • Filial => Produto: visualizará informações de uma filiais escolhida anteriormente.
  • Produtos => Filiais: visualizará informações dos produtos, segundo os critérios selecionados.

1.2.3 Informe o Valor para pedido especial;

1.2.4 Informe o Valor pedido mínimo de um fornecedor;

Opcional: Marque Forçar arredondamento de caixa fechada, para que a quantidade de um produto seja arrendondada para a quantidade equivalente a uma caixa.

1.2.5 Você terá as opções:

  • Totais: totalização dos pedidos.
  • Original: visualizará o pedido original, após quaisquer modificações. 
  • Arredondar: o sistema irá forçar o arredondamento dos produtos para a quantidade de uma embalagem fechada.


1.2.6 Clique sobre uma das filiais listadas na tabela e o sistema apresentará informações específicas do pedido atribuído a ela;

1.2.7 Você poderá realizar uma pesquisa, informando o código de uma Filial;

– Descrição, Fabricante e Linha: com informações do nome do produto, empresa responsável pela produção e a linha a qual pertence o produto. 

1.2.8 Curva que pertence:

– Estoque: a quantidade do produto em estoque 

– Sugestão: a quantidade de produtos que o sistema está sugerindo para o pedido.

– Semáforo: com três ícones diferentes:

- Cor Azul: Onde os produtos tem menos de três meses de vida

- Cor Vermelho: Onde os produtos estão com excesso.

- Cor amarelo: Produtos com faceamento, financiamento e/ou limitador maior que zero.

1.2.9 Clique sobre um produto na tabela e as informações específicas serão carregadas; 

– Última venda, MédiaF, Eseg (Dias => Qtde), Emax (Dias => Qtde), Vendas do Mês, Vendas 30 dias, Vendas 60 dias, Vendas 90 dias, Faceamento, Financiamento, Limitador, Estoque, Pendência de entrada, Estoque matriz, Necessidade da loja, Sugestão e cobertura Projetada. 

1.2.10 Clique em Avançar e na tela, será demonstrado informações sobre a demanda gerada;


Outra opção de visualização de informações do produto está disposta quando você clica no botão de Detalhes. Será emitido um extrato de informações sobre o produto com todas as informações mercadológicas atribuídas ao supracitado produto. 


2. Impactos

Entrada de pedidos na filial e ativação de demanda de compras.

3. Processos relacionados

Como ativar demanda no Web Compras?

  • Sem rótulos