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Este programa é utilizado para monitorar o andamento da validação das notas fiscais ao consumidor eletrônicas (NFC-e) emitidas pela farmácia. Permite visualizar as notas fiscais cuja transmissão não pode ser finalizada na SEFAZ. Nesta tela também é permitido retransmitir as notas fiscais em que houve erro no envio do XML ou quando o servidor da SEFAZ não enviar o retorno em tempo hábil.

Acesso Rápido


Acesso Rápido

Localização: Lançamentos > Faturamento > Gerenciador NFC-e

Menu Fiscal - Acesso ao Menu Fiscal do sistema

Veja a legislação do PAF-ECF

F5:Imprimir DANFE
F6:Salvar XML
F7:Enviar por e-mail
F8:Transmitir
F9:Cancelar/Inutilizar NFC-e 
F10:Inutilizar numeração
F11:Marcar e desmarcar todas
ALT+P:Processar informações
ALT+M:Modo de contingência
ALT + F:Fechar programa 
ALT + V: Visualizar XML 

Gerenciador NFC-e

O sistema possibilita relacionar as notas emitidas pela farmácia, através dos campos filial, número e série da nota, intervalo de emissão e também pela situação das notas fiscais.

  • Pendentes de envio: são notas que não foram enviadas pela SEFAZ devido a falha de comunicação ou rejeitadas. 
  • Pendentes de inutilização: notas que foram rejeitadas e precisam ser inutilizadas.
  • Autorizadas pela SEFAZ
  • Canceladas
  • Inutilizadas
  • Denegadas

Para fins de acompanhamento do vencimento dos certificados digitais, está disponível no canto inferior da tela uma mensagem em vermelho com contador regressivo para a data de vencimento, contando a partir de 60 dias para o vencimento do certificado cadastrado para a filial logada.

Visualizar XML

O sistema permite a visualização de XMLs somente de notas que estão com o status: autorizada, pendentes de envio, cancelada ou denegada.

Para visualizar basta selecionar a nota desejada e clicar em então abrirá a tela com todas as informações da nota assim como, a capa, os itens pertencentes a nota, os impostos/transportes cobrados por ela e também faturas/dados adicionais, bem como acessar o cadastro de produtos para realizar ajustes no produto, etc. Tudo detalhado de acordo com o que foi informado na nota.

Na tela Informações da nota fiscal, é possível acessar o cadastro de produtos através do atalho ALT+R ou clicar no botão .


Retransmissão de NFC-e

A retransmissão da NFC-e somente é permitida caso a nota tenha sido rejeitada ou tenha ocorrido timeout na tentativa de envio anterior, que estão relacionadas na opção pendentes de envio.

Quando o sistema estiver parametrizado para transmitir notas emitidas em contingência e inutilizações automaticamente o sistema enviará as notas à SEFAZ. Essa configuração é realizada através do programa Configuração de NFC-e (Parâmetros > Configuração). Serão enviadas somente as notas que estiverem como pendentes de envio na filial física.

Quando a nota fiscal for processada com sucesso é enviado automaticamente um e-mail ao destinatário e gerado e impresso/visualizado o DANFE, conforme as configurações da NFC-e.

Cancelamento da NFC-e

Somente é permitido o cancelamento das notas fiscais cuja situação seja rejeitada, denegada, Autorizado o uso ou pendentes de envio (timeout). Ao pressionar o atalho F9 o sistema abrirá o programa de Cancelamentos. Para cada situação da NFC-e o sistema procede de forma distinta, conforme descrito abaixo:

  • Autorizado o usoo cancelamento da NFC-e no sistema ocorre normalmente, sendo solicitado o cancelamento também na SEFAZ. A nota fiscal somente é cancelada no sistema quando a SEFAZ retornar que houve sucesso na operação.

  • Rejeitada: é executado o cancelamento automático e definitivo da nota fiscal no sistema e enviada solicitação de cancelamento na SEFAZ. A numeração da nota fiscal é inutilizada de modo que não possa mais ser utilizada para emissão de outras notas futuramente. Após o cancelamento é gerado log da operação de cancelamento e exibida a mensagem "Esta numeração de NFC-e foi INUTILIZADA e deverá ser escriturada", sem valores monetários. Uma nota é rejeitada quando contém erros nas informações de faturamento, quando a empresa não está cadastrada como emissora de NFC-e ou quando a sua assinatura digital está corrompida. Inconsistências no cadastro de clientes das empresas emissoras são as principais causas de rejeições de NFC-e. Esta nota poderá ser corrigida e submetida novamente à SEFAZ, utilizando-se a mesma numeração de nota ou com uma nova numeração, já que uma nota rejeitada não é registrada na base de NFC-e's da Secretaria da Fazenda. A reapresentação de uma nota já submetida e autorizada anteriormente também irá resultar em rejeição, neste caso por duplicidade de NFC-e.

  • Denegada: a nota fiscal é cancelada automaticamente no sistema sem comunicar-se com a SEFAZ, uma vez que esta nota fiscal foi denegada. Após o cancelamento é gerado log da operação de cancelamento e exibida a mensagem "Esta NF-e teve seu uso DENEGADO e deverá ser escriturada, sem valores monetários, de acordo com a legislação tributária vigente". A denegação de uma NFC-e ocorre quando o emissor, e em alguns casos o destinatário também, apresentam pendências fiscais perante a Secretaria da Fazenda do seu Estado, geralmente por não cumprimento nas entregas de obrigações acessórias previstas na legislação. Neste caso a empresa estará impedida de faturar até que ela regularize sua situação fiscal. Diferente da situação de rejeição, NFC-es denegadas são registradas na base da SEFAZ, impedindo a reutilização daquela numeração de NFC-e posteriormente.

Tanto nos casos de rejeição quanto de denegação, as notas fiscais são geradas para o Sintegra, uma vez que é preciso escriturá-las.

Ao selecionar uma nota na situação pendentes de envio (timeout) e pressionar a tecla "F9", será realizada uma comunicação com a SEFAZ então o programa Cancelamentos (Lançamentos > Faturamento) para efetuar o cancelamento da nota podendo retornar das seguintes maneiras conforme o status da nota:

  • Aprovada: se conseguir efetuar o cancelamento da mesma, seu status será alterado para: Cancelada. Caso contrário, a nota continuará com a situação: Timeout e deverá ser realizado outra tentativa de cancelamento ou tentar retransmiti-la através do atalho "F8".

  • Cancelada: se a tela de cancelamentos for fechada pelo usuário, a nota continuará com status: Timeout. Refaça o procedimento, para cancelá-la.

  • Inutilizada: ao cancelar a nota, a mesma ficará com o status: Inutilizada. Caso o usuário feche a tela de cancelamentos sem cancelar a nota, a mesma ficará com o status: Timeout.

  • Denegada: após a nota ser cancelada, a mesma ficará no status: Denegada. Caso o usuário feche a tela de cancelamentos sem cancelar a nota, a mesma ficará com o status: Timeout.

  • Rejeitada: se a nota for cancelada a mesma ficará com status: Inutilizada. Caso o usuário feche a tela de cancelamentos sem cancelar a nota, a mesma retornará como: Rejeitada e apresentará a mensagem: "A NFC-e está com situação rejeitada, por favor verifique na opção "Rejeitada pela SEFAZ".

  • NFC-e não encontrada: será necessário retransmiti-la, caso a nota seja autorizada, ela passará para o status: Autorizado, e na sequência o programa "Cancelamentos" será aberto para que o usuário realize o cancelamento no sistema. Caso o usuário feche a tela de cancelamentos sem cancelar a nota, a mesma ficará com o status: Timeout. Inicie o procedimento de cancelamento da nota novamente ("F9"), se conseguir cancelar a nota ficará no status: Cancelada, caso contrário a nota ficará na situação: Timeout.



Reimpressão do DANFE

Para reimprimir uma DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica) o sistema verificará se existe impressora configurada no programa Impressora NFC-e no terminal que está tentando fazer a reimpressão. A reimpressão do DANFE somente é permitida caso a situação da NFC-e para notas com a situação igual pendentes de envio ou autorizado uso.

Salvar XML

Esta opção somente pode ser utilizada para as notas fiscais com situação "Autorizado o uso". Neste momento é extraído o arquivo XML do banco de dados e solicitado ao usuário o local de gravação do XML.

Enviar por E-mail

Ao teclar essa opção o sistema extrai o arquivo XML da nota fiscal selecionada e encaminha por e-mail para o destinatário, conforme as configurações do programa Configurador de NFC-e. Caso o destinatário não possua endereço de e-mail cadastrado é exibida a mensagem "O destinatário da NFC-e não possui e-mail em seu cadastro. Favor acessar o cadastro do cliente/fornecedor e informar o e-mail". Esta opção também só é permitida caso a nota fiscal esteja com situação pendentes de envio ou autorizado o uso.

Modo de Contingência   

Para entrar ou sair manualmente do modo de contingência  no botão  que acessará o programa Contingência NFC-e (Parâmetros > Configurações).

Configurações por usuário

Maiores informações sobre configurações por usuário.

 
 

  • Sem rótulos