DPAF1950
Emissão do Cupom Fiscal - DiaPAF

DPAF1950 Emissão do Cupom Fiscal - DiaPAF


v04.31 – Maio/2010
Este programa faz a emissão de Cupons Fiscais a partir de um orçamento. É operado pelo "Caixa" e os cupons são emitidos em uma Impressora Fiscal, conforme Ato COTEPE/ICMS 06/08.
No SISDIA, tipicamente, o setor de Peças pede a emissão de uma NF a partir de um "Orçamento" de Peças ("BAL C2000" ou "ORCA2 000") ou a Oficina pede a emissão de uma NF a partir do fechamento de uma O.S. ("OFIC3 500"). Estas solicitações são incluídas na "Relação de NF's a Emitir" que aparece para o Caixa.
O "Caixa" tem uma destas três ações sobre a "Relação de NF's a Emitir":

  1. Emitir o Cupom Fiscal (usa este programa).

Após esta emissão, se o cliente exigir a NF, deve emiti-la usando o ("NOTA1 700").
Se houver necessidade de cancelamento do Cupom Fiscal, este deve ser feito através do aplicativo DIAPAF – menu "Funções Administrativas" – "Cancelar Cupom Fiscal". OBS: O aplicativo cancela somente o último Cupom Fiscal emitido. Ao retornar para o ("DPAF1 950"), o programa exibe uma mensagem "Existem Cupons a serem cancelados no Sisdia. Confirma?". Acessa automaticamente o programa ("DPAF1940") e pede a confirmação "Confirma Cancelamento do Cupom?". Se afirmativo, cancela o Cupom Fiscal e exibe a mensagem de cancelamento efetuado.
2 - Emitir NF ("NOTA 1900");
3 - Cancelar a emissão (" NOTA19 10"). Neste caso a solicitação é "devolvida" ao setor de origem.
Inicialmente solicita um filtro para selecionar os orçamentos do Balcão, da Oficina, da Garantia ou de todos e também o nome do cliente. Caso o nome do cliente não seja preenchido, seleciona todos os clientes.









































A partir deste filtro, exibe os orçamentos pendentes de emissão de cupom fiscal que tenham atendido ao setor e à parte do nome do cliente informado. Os orçamentos são exibidos ordenados por nome do cliente.
Não permite a alteração da condição de pagamento no fechamento da venda, sendo assim, foi criado o programa ("NOT A1930") para esta alteração.
Na tela de dados da transportadora há uma opção para a impressão - campo "Imprime Minuta".
Ao finalizar um Cupom, se a forma de pagamento ("CAD A0145") estiver com os campos "Gera Título ou Cheque" = "T" e "É Venda a Vista" = "N", é possível utilizar-se de adiantamento de clientes ("RECE 7000") para o pagamento da parcela.
Após a digitação do campo "Vencimento", o programa exibe numa janela, todos os adiantamentos do cliente (se houver). Para utilização de um adiantamento para pagamento da parcela, selecionar o adiantamento desejado. O valor do adiantamento escolhido é carregado para o campo "Valor Parcela", podendo ser modificado se necessário. É gravado um relacionamento entre a parcela e o adiantamento ("cnnfp aad") que será utilizado quando na geração do faturamento ("RECE 2000") para baixar automaticamente o título gerado e também o adiantamento utilizado.



O cadastro da senha que é solicitada neste programa é feito através do programa ("CADA0 295") e as tarefas a serem liberadas são as dos códigos internos:
1 - DESCONTO ACIMA DO LIMITE PARA PECAS,
6 - DESCONTO ACIMA DO LIMITE PARA PECAS OFICINA,
11 - DESCONTO ACIMA DO LIMITE PARA MAO DE OBRA.
Controle de autorização de desconto em 3 níveis. Verificar documentação do ("GERC 1100") e ("CADA0 295") para identificar a parametrização necessária e exemplos de funcionamento.
Na utilização de uma condição de pagamento ("CAD A0140") que tenha disponível o "Valor Máximo Arredondamento", é permitido que o mesmo seja utilizado para arredondamento nos valores das parcelas. O valor total utilizado como arredondamento é lançado automaticamente como desconto no item de maior valor na NF.





Ao final das informações, o programa exibe a seguinte mensagem:
"Favor abrir o DiaPAF e ao terminar a impressão do cupom tecle enter".
Esta mensagem orienta o usuário a abrir o aplicativo DIAPAF para emissão do Cupom Fiscal. Ao término da impressão, deve voltar para este programa ("DPAF19 50") e teclar <enter>. Nesse momento o programa recebe arquivos do aplicativo DIAPAF e promove atualizações nas tabelas do Sisdia e exibe a mensagem "DAV 9999999 e Cupom 99999999 impresso OK.".
v04.35 – Março/2011
Nas Formas de Pagamento TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) o programa trata a substituição ou atualização das formas de pagamento utilizadas no cupom fiscal emitido no caixa. Para isso, é preciso que a descrição da forma de pagamento ("CAD A0145") corresponda com as formas retornadas pela operadora do Cartão.
É necessário ler a descrição do campo 040-000 no arquivo IntPos.001 da pasta resposta do Gerenciador Padrão, exemplo (C:\Tef_Dial\resp), para posteriormente atualizar ou cadastrar a forma de Pagamento ("CADA 0145").
A forma correta de ler esta informação é desligando a impressora fiscal no momento em que esta estiver imprimindo o cupom vinculado e, antes da pergunta de continuação ou cancelamento, procurar na pasta especificada. Então, abrir outra cessão de SISDIA e atualizar a descrição no ("CADA01 45").
Nos casos em que seja trocada a forma de pagamento e não seja atualizada no ("CADA0 145"), o SISDIA emitirá uma mensagem lembrando que a forma de pagamento não está atualizada.
v04.40 - Julho/2011
No momento de montar as parcelas da nota, a cada digitação concluída o programa calcula o valor das parcelas restantes.

v04.40 - Julho/2011
Serão exibidos apenas orçamentos de VENDA quando o cliente emitir CF ("FISC0510") e passar pelos critérios do filtro no ("FISC0100"). Não considera Garantia e teoricamente não deve ser usado para consumo, mas pode emitir CF de consumo dependendo do parâmetro "Imprimir OS Interna" do ("CADA0220").
Cartões de débitos – parâmetro "Cartão de Crédito" igual a "D" no programa ("CADA0 145") - recebem os mesmos tratamentos que os cartões de crédito.
v04.45 – Agosto/2011
Para geração automática de arquivos para a SGMP quando a bandeira for Toyota a regra para analisar a bandeira passa a analisar se a filial da nota possui o fabricante Toyota com CNPJ "59104760000191" cadastrado ("CADA0180") e se a filial não está na lista de filiais desconsideradas pelo SGMP-XML, atendendo a essas condições a filial será considerada como bandeira "TOY".
v04.50 - Março/2012

  1. Na finalização de orçamento/OS o botão "NF EMITIDA", só será exibido para o usuário com permissão ("CADA0295").
  2. Alterado a cor da mensagem do Conceito/Crédito disponível para verde.



v04.65 – Maio/2013
No momento da emissão da nota fiscal de venda para consumidor, será efetuado o cálculo referente ao valor total do imposto pago, para posterior exibição.
O processo completo relacionado a inclusão dos tributos no documento fiscal de acordo com a obrigatoriedade da Lei 12.741, encontra-se disponível na documentação ("PROCESSO_TRIBUTAÇÃO").





v04.81.01 – Agosto/2014
No momento da emissão da nota fiscal de venda para consumidor, será efetuado o cálculo referente ao valor total do imposto pago, para posterior exibição.
O processo completo relacionado a inclusão dos tributos no documento fiscal de acordo com a obrigatoriedade da Lei 12.741, encontra-se disponível na documentação (" PROCESSO _TRIBUTAÇÃO").
Modificado o código que é núcleo de emissão da Nota, para que somente permita receber itens serviços ("CADP0130") com parametrização para retenção ("OFIC0050" – Campos: Perc. CSL, perc. PIS e Perc. COFINS) ou itens serviços sem parametrização para retenção, não existindo concomitância das duas situações para os clientes não isentos de retenção ("CADP0380" Campo:Retenc.CSL/PIS/COF.(sorriso) .
Quando detectado que o cliente não seja isento de retenção e que haja itens com e sem parametrização de retenção no decorrer do preenchimento dos produtos serviços da nota, o programa não irá prosseguir com a operação, não permitindo o registro da mesma.
O cliente ficará responsável, neste caso em emitir uma nota para os itens com parametrização de retenção e outra nota distinta para os itens sem parametrização de retenção de impostos.
Caso o cliente esteja cadastrado no sistema com o campo ("CADP0380" Campo:Retenc.CSL/PIS/COF.(sorriso), preenchido com "S" o tratamento acima não se aplicará.
v05.10 – Abril/2015
Na utilização de uma condição de pagamento CADA0140 que seja "Vencimento Fixo", o sistema irá gerar as parcelas a partir da data informada no campo "Data Vencimento", e não permitirá alterar a mesma. Além disso, o sistema irá validar se a data informada na condição é uma data válida, ou seja, se não está defasada em relação à data atual.
v05.10 – Julho/2015

  • Ao selecionar um orçamento ou ordem de serviço para emissão do cupom fiscal, será apresentada – caso existam informações - uma janela detalhando a situação de crédito e conceito do cliente, contendo um ou mais dos seguintes itens:
    • "Cliente sem cadastro (CLIA1000).";
    • "Cliente com permissão somente para venda à vista.";
    • "Cliente com crédito bloqueado.";
    • "Crédito disponível: <valor>.";
    • "Data de vencimento do cadastro: <dd/mm/aaaa>.";
    • "Cliente com cadastro vencido em <dd/mm/aaaa>.";
    • "Cliente bloqueado na filial.";
    • "Solicitar atualização de dados do cliente.";
    • "Conceito do cliente: <descrição_conceito>.";
    • Mensagem registrada para o cliente (CLIA1000, campo "Msg").


v07.30 – Maio/2017
O programa exibe os valores de PIS, COFINS, CSL, IR E INSS do orçamento no campo Imposto da tela de Valores. Neste campo, também é apresentado o Valor do ICMS S.T., que estará deduzido dos valores de PIS, COFINS, CSL, IR E INSS, para que o total do orçamento seja apresentado considerando estes impostos.