FISC0500 Preenchimento Mapa Resumo ECF
Este programa tem como objetivo inserir as informações fiscais referentes aos Cupons Fiscais emitidos pela concessionária (tabelas "cnreducz" e "cnredper").

Estas informações são obtidas através da Redução "Z", que a impressora fiscal emite automaticamente no início de cada dia ao ser ligada (se houver movimento no dia anterior).
O CFOP de substituição tributária além de ser digitado no "Vlr.Subst.Tribut." deve ser digitado na aba "Totalizadores" com a alíquota 0, Valor de Base 0 e no Valor ICMS deve ser lançado o valor da Substituição Tributária. Desta forma a escrituração do cupom fiscal ficará correta no livro fiscal de saída.

Existe neste programa o atributo "Vlr. Grande Total". Este valor também é extraído da Redução "Z". Este valor é tratado no registro tipo "60" pelo programa ("FISC6050").
O número do equipamento informado neste programa é consistido. Para isto foi criado o programa ("FISC0510") onde são cadastrados os equipamentos emissores de CF com suas respectivas características como marca, modelo e número de série.

Botão Importa Mapa: este botão deve ser utilizado no computador onde estiver conectada a impressora fiscal logo após a execução de uma REDUÇÃO Z, como a impressora só permite importar para o sistema os dados da última redução será necessário tornar um habito a execução deste programa, caso contrário todos os dados terão que ser digitados manualmente.
Serão importados os campos Contador de Reduções, Nro CCO, Venda Bruta, Venda Liquida, Valor Cancelamento, Valor Desconto, Valor ISS, Valor Isentas e Valor Substituição Tributaria, os demais campos deverão ser preenchidos manualmente, pois os dados fornecidos pela impressora fiscal são insuficientes para preenchimento dos demais dados.
O recurso de Importação de Mapa é realizado pelo DiaPAF, quando habilitado seu uso no programa ("CADA0227").

Existem os campos abaixo, utilizados na geração no arquivo magnético do SPED Fiscal ("SPED2000"):

  • "Contador Reinicio" – Posição do contador de reinício de operação.
  • "Aliquota ISS" – Alíquota de ISS.


v04.31.01 – Maio/2010

Existem os campos abaixo extraídos da redução Z e utilizados para cumprir os requisitos do PAF:

  • Valor de Cancelamentos tributados de ISSQN;
  • Valor dos Descontos tributados de ISSQN;
  • Valor de Acréscimos tributados de ICMS;
  • Valor de Acréscimos tributados de ISSQN;
  • Valor de Operações Não Tributadas de ICMS;
  • Valor de Operações com Substituição Tributária de ISSQN;
  • Valor de Operações Isentas de ISSQN;
  • Valor de Operações Não Tributadas de ISSQN;
  • Valor de Operações Não Fiscais;


Usuários do PAF (DiaPAF):
Os usuários do PAF que estiverem iniciando a utilização do DiaPAF, devem preencher as informações deste programa com a última redução Z emitida no ECF em questão. Este procedimento é necessário apenas antes de iniciar o uso do DiaPAF, uma vez que as próxima reduções Z serão alimentadas automaticamente ao executar pelo DiaPAF a funcionalidade: Funções Administrativas, Redução Z/Mapa Resumo.

v04.35 – Março/2011

Existe o atributo "tptribut" na tabela ("cnredper"), com a finalidade de poder informar o Tipo de Tributação, desta forma a escrituração do cupom fiscal ficará correta no livro de saída ("FISC2010").
Exemplo: