GMGA1000 Informações para Solicitação de Crédito Garantia
v03.50.01 – Janeiro/2004
O programa tem como objetivo extrair informações do DMS a partir de uma O.S. para formar uma solicitação de crédito em garantia. Estas informações são armazenadas na tabela ("gmsolcre").
A GMB denomina este processo como "SC-Linha". Em uma mesma O.S. pode ocorrer mais de um processo de garantia "SC-Linha".
Informar o número da O.S.

Após a confirmação são exibidos todos os códigos de mão de obra (TMO) constantes na O.S., do tipo V2 - Garantia.
Selecionar um código como o serviço principal que foi efetuado.
Solicitações de Crédito aceitas, processadas, rejeitadas não podem ser alteradas e ou excluídas. As que foram enviadas e ainda não retornaram, também não podem ser alteradas.

Após a seleção, outra tela exibe as peças requisitadas na O.S. do serviço selecionado, pois cada TMO deve ser relacionada com um código da peça causadora do defeito.

A TMO e a peça causadora do defeito selecionada ficam assinaladas com asterisco (estrela).
Após a seleção, outra tela exibe os seguintes dados:

  • Código da TMO.
  • Total de horas referente ao TMO aplicado. Pode ser alterado e igual à zero.
  • Código e descrição da peça causadora do defeito.
  • Quantidade da peça. Pode ser alterada. O sistema consiste a quantidade digitada não ser maior que a requisitada na O.S.
  • Valor da peça. Pode ser alterado.
  • Código do defeito.



Para a exclusão da Solicitação de Crédito:
Em outros casos, a peça causadora do defeito pode não ter sido substituída e não estar associada a O.S.
Exemplo: A peça ("A") perdeu o aperto danificando 3 peças (B, C, D). As 3 peças foram trocadas, porém a causadora do defeito (A) apenas apertada novamente. Apesar da peça (A) não ter sido requisitada na O.S. ela deverá ser informada no arquivo de envio para a GMB como sendo a peça causadora do defeito. Neste caso, descer com a seta na última linha (em branco) da tabela onde estão às peças requisitadas na O.S. e teclar <ENTER>.

Uma tela se abre para que seja informada a peça causadora do defeito que não está na O.S. A peça informada deve obrigatoriamente ser genuína GMB.
Após a informação, outra tela exibe os seguintes dados:

  • Código da TMO.
  • Total de horas referente ao TMO aplicado. Pode ser alterado.
  • Código e descrição da peça causadora do defeito.
  • Quantidade da peça. Não pode ser alterada. A quantidade tem que ser zero.
  • Valor da peça. Não pode ser alterado. O valor da peça tem que ser zero.
  • Código do defeito.




Na seqüência, outra tela exibe as demais TMO's da O.S. (com exceção da principal e não necessariamente que seja uma V2-Garantia) para que possam ser selecionadas mãos de obras adicionais utilizadas.
Não tendo serviços e nem peças adicionais, teclar <ESC> para ir para a tela de "Informações Adicionais".
Caso não tenha serviços adicionais mais tenha peças adicionais, teclar <ENTER> em qualquer TMO e informar "Não" na pergunta do sistema "Confirma Inclusão do Serviço Adicional".

Continuando o processo, outra tela exibe todas as peças requisitadas na O.S. (com exceção da causadora do defeito), para que sejam selecionadas as demais peças que foram substituídas em conseqüência da peça causadora do defeito.
Selecionar uma peça de cada vez.

Após a seleção, outra tela exibe os seguintes dados:

  • Código da TMO adicional (se houver).
  • Total de horas referente ao TMO adicional aplicado. Não pode ser alterado.
  • Código e descrição da peça adicional.
  • Quantidade da peça. Pode ser alterada. O sistema consiste a quantidade digitada não ser maior que a requisitada na O.S.
  • Valor da peça. Pode ser alterado.

Uma confirmação é solicitada para inclusão da peça adicional no processo de garantia.
O programa volta para a tela de seleção de peças adicionais.

A(s) TMO(s) e a(s) peça(s) adicional(is) selecionada(s) ficam assinaladas com asterisco (estrela).
E finalmente para encerrar o processo de informações para a solicitação de crédito em garantia, a tela de "Outras Informações".

  • Conjunto: Para o tratamento de conjuntos pode ter 3 variações - (C) conjunto, (S) conjunto sem débito ou ( ) item normal.
  • Road Service: Indica se o atendimento é Road Service - (S) sim ou ( ) não.
  • Local: Indica o local do atendimento – (C) veículos atendidos na concessionária, (G) atendimento na residência/trabalho e (R) atendimento na rua.
  • Outros valores: Valores de serviços de terceiros, materiais de pintura, etc.
  • Indicador: Indicativo que classifica o lançamento de outros valores. (M) material sem número GM, (T) serviços de terceiros e (R) revisão.
  • Caso Tipo: Flag que acompanha o campo Indicador (R) revisão.
  • Código Autorização: Código GM de autoriza determinados reparos. Quando informado, as posições de 1 a 3 tem que ser numérica e a posição 4 tem que ser alfabética.
  • Reclamação do Cliente: O sistema exibe a descrição do serviço referente à TMO principal. Não pode ser alterado.
  • Descrição do Defeito: Preencher a descrição do defeito e quando ocorre. Esta informação é impressa na etiqueta que acompanha a peça.
  • Status SC Envio: Controle interno do sistema, não podendo ser alterado. Representa a situação do envio da SC à GMB. (D) somente digitada, (E) enviado a GMB. O número ao lado representa quantas vezes foi digitada ou enviada.
  • Status SC Retorno: Controle interno do sistema, não podendo ser alterado. Representa a situação do retorno da SC da GMB. (R) retornou rejeitada, (A) retornou aceita ou (E) retornou com erros. O número ao lado representa quantas vezes foi retornada.

Confirmar a inclusão da SC no DMS.







v04.45 – Novembro/2011
Na tela de consulta de informações, é exibido o código e o nome do "Agente Externo" referente à O.S. consultada.