Uma das funções desse processo do PW é realizar o monitoramento do pedido de compra. Portanto, nessa etapa a compra é ativada, onde o PW - Robô de Compras envia para o fornecedor um arquivo com um pedido de compras.

Pré Requisitos: CADASTRAR parâmetros para pedido e ROTEIRIZAR as compras.

Acesso: Compras > Suprimento > Pedido > Compra automática (Robô) > Ativação de compra

Após cadastrar os parâmetros e roteirizar as compras, você deve ativar o pedido, última etapa do processo da compra automatizada por meio de PW. Contudo, antes da abertura da tela poderá aparecer uma tela de informação indicando que não foi encontrado nenhum resultado para pesquisa, conforme representado na figura 2, esta informação está relacionada a uma pré-pesquisa da tela, para as demandas feitas no dia da ativação.

Exemplo: Hoje, dia 18/03/2018, vou ativar uma demanda que foi feita no dia de ontem, porém não foi gerada nenhuma demanda no dia de hoje, logo, aparecerá esta mensagem indicando que não há resultado para a pesquisa de demandas, caso contrário esta tela não apareceria e iria carregar as demandas do dia na tela de ativação.

1. Solução 

O procedimento para quando aparecer esta tela, figura 2, é pressionar em OK, para abrir a tela de ativação, figura 1, e iniciar uma pesquisa pelas demandas existentes, em dias distintos, e ativá-las.

1.1 Ativação de compra

1.1.1 Pressione F2 para habilitar a tela;

1.1.2 No painel Período da criação do grupo você pode utilizar alguns filtros para pesquisa as demandas cadastradas:

Data Inicial e Data Final para estabelecer o intervalo de tempo em que as demandas foram geradas e que você deseja consultar. (obrigatório)

- Na lista de seleção Tipo de pesquisa, você pode utilizar as informações sobre o número da demanda cadastrada para filtra-las na tela. Nesta lista de seleção possui as opções: Igual, Diferente, Maior que, Menor que, Entre e Não definido, que dizem respeito ao preenchimento dos campos Demanda inicial e Demanda final. (facultativo)

- Utilize a opção Exibir demandas finalizadas para que sejam listadas somente as demandas que já foram ativadas e processadas. (facultativo)

- Marque a opção Apenas grupos pendentes para serem listados na tabela Relação de grupo de demandas os grupos de demanda cadastrados que ainda se encontram pendentes de ativação. (facultativo)

1.1.3 Assim que determinar os filtros para a pesquisa pressione F6 e a tabela Relação de Grupos de Demandas será preenchida com as informações compatíveis com os filtros determinados;

1.1.4 Selecione a demanda na tabela Relação de grupo de demandas com um clique simples e será carregado no painel Grupo de demanda selecionado os dados da demanda selecionada, como: a data da criação, o nome completo do grupo criado, a forma de criação da demanda, entre outros.

1.1.5 Escolha um ou mais roteiros de compras na tabela Roteiros disponíveis, para serem vinculados a demanda selecionada, sempre de acordo com os fabricantes listados na demanda, para que considere seu modelo de atendimento de demanda;

Utilize a legenda no rodapé da tela para diferenciar as demandas relacionadas na tabela Relação de grupos de demanda, se já foram atendidas, se foram atendidas parcialmente, se foram ativadas, se aguardam ativação, entre outros.

1.1.6 Assim que determinar os roteiros para a demanda pressione o botão  e confirme o processo;

1.2 Opções de visualização

Ainda na tela Compras – Ativação de compra automática, você tem algumas opções para visualização de informações.

1.2.1 Clique com o botão direito do mouse sobre a demanda selecionada e será aberta lista de opções disponíveis com os dados da demanda selecionada.

1.3 Demandas do grupo

DEMANDAS.jpg

1.3.1 Escolha a Demanda do grupo;

1.3.2 Nesta subtela é possível efetuar a consulta dos dados do grupo de demandas de maneira mais clara, informando a situação do pedido gerado que serão apresentados na tabela Pedido Eletrônico/Cotações relacionados.

1.3.3 Ao dar um duplo clique sobre o pedido listado serão carregadas as duas tabelas abaixo, Demandas enviadas e Pedidos de compras gerados a partir da demanda: xxxxx, onde constaram detalhes do pedido selecionado, para análise das informações.

1.3.4 Para facilitar a localização de pedidos que estejam com alguma pendência utilize o botão Pendentes, assim, dentre os pedidos gerados somente serão listados na tabela Pedidos eletrônicos/Cotações relacionados os que possuem o status de retorno como Pendente ou Não atendido.

1.3.5 O botão Cancelar saldo de faltas dos pedidos pode ser utilizado para as demandas pendentes, mas somente se não houver mais a forma de reprocessar o pedido. 


Existe uma funcionalidade extra nesta tela. Existe a possibilidade de Visualizar a demanda de compra, para isto execute o seguinte procedimento:

1.3.6 Selecione o pedido de seu interesse na tabela Pedidos eletrônicos/Cotações relacionados;

1.3.7 Clique com o botão direito do mouse sobre o pedido selecionado e selecione a opção Visualizar demanda de compra;

1.3.8 Será aberta a tela Compras – Ressuprimento de produtos pela médiaF (Fornecedor = > Filiais), onde será possível visualizar a demanda de compra e efetuar a conferência dos produtos solicitados.

Depois de visualizadas as informações basta fechar a tela e a subtela e prosseguir com as demais visualizações.


1.4 Roteiros de compra ativado 

ROTEIROS_DE_COMPRA_ATIVADO.jpg


1.4.1 Assim que a opção Roteiros de compra ativado for selecionada aparecerá a subtela Detalhes ativação de compra, onde mostrará para onde foi enviado o grupo de demanda selecionado;

1.4.2 Possui também os detalhes dos roteiros utilizados, quem atendeu o pedido, porcentagem de atendimento, data e hora de processamento dos dados, entre outras informações.

Todas estas demandas estão ordenadas de acordo com a melhor condição de compra, você pode confirmar esta observação através da coluna MCP situada na tabela Roteiros ativas na compra.


1.5 Auditoria do Pedido Eletrônico

1.5.1 Selecione a opção Pedido eletrônico, será aberto um relatório para que o usuário possa visualizar e realizar a conferência das informações do grupo detalhando: as quantidades enviadas, as não atendidas, o valor da demanda que foi gerada, o código do pedido de envio, a situação do pedido, informações de fornecedores e fabricantes, entre outras coisas. 


1.6 Auditoria do envio pelo robô

Para que haja um acompanhamento do pedido enviado pelo Robô de compras, é ESSENCIAL que sejam feitos os acompanhamentos periódicos desses envios, para isso, é aconselhável que todos os dias sejam emitidos os Relatórios de Auditoria de envios pelo robô. 

1.6.1 Escolha a opção Envio pelo robô, serão dispostas informações de envio como nome do arquivo de envio e retorno, bem como a hora que foi enviado e recebido;

1.6.2 Serão apresentadas também informações da situação do processamento dos pedidos devolvidos;

1.6.3 Escolha esta opção e será aberto um relatório dinâmico contendo informações diversas sobre o envio pelo Robô de compras, um relatório para análise e conferência de todas as informações envolvidas com este procedimento.

 


1.7 Atendimento da demanda 

Atendimento_da_demanda.jpg

1.7.1 Selecione a opção Atendimento da demanda abrirá um relatório em cubo, onde será possível visualizar e/ou analisar a demanda que foi atendida, quem atendeu, para qual filial foi enviada, entre outras opções;

1.7.2 Este relatório facilita a localização dos dados referentes às demandas geradas, e este acompanhamento favorece as tratativas das informações apresentadas, como: controle dos dados de determinado fornecedor e quantidade da demanda atendida por ele, para que possa melhorar as políticas de negócio da empresa.

1.8 Abrir manutenção de demanda/Criar novo grupo de pedidos

Manuten__o_de_demandas.jpg

1.8.1 Selecione esta opção Abrir manutenção de demandas/Criar novo grupo de pedidos, será aberta a tela Estoque – Manutenção dos pedidos, nesta tela o usuário irá efetuar os ajustes de pedido, caso julgue necessário. Para mais informações sobre o uso da tela, basta acessar o artigo Como realizar manutenção em Pedido Eletrônico.


2. Impactos

Demanda de produtos, comunicação com o fornecedor sobre pedidos, hierarquia de compra.

3. Processos relacionados

Processo Pedido Eletrônico - PW



  • Sem rótulos