RECE0970 Estorno de Recebimento de Títulos
Para efetuar o estorno deverão ser digitados: o número da fatura, o tipo de documento e o número da duplicata.
Para escolher o recebimento que deseja estornar o usuário poderá utilizar as setas de direção até o recebimento desejado e pressionar <ENTER>.
Em seguida visualizará se deseja digitar conta débito. Caso confirme, deverá informar o número da conta o tipo de diário. Após será pedido para confirmar o estorno.

Caso a duplicata ao ser baixada anteriormente tenha sido totalmente paga, o atributo "liquidado" presente na tabela de duplicatas ("crduplic") será setado para "N" novamente, caso confirme o estorno.



v03.40 – Fevereiro/2003
Para os títulos que foram recebidos numa Filial diferente da Filial que gerou o título, o programa estorna inclusive os lançamentos de transferência que foram gerados na ocasião da baixa (vide "Resumo de Contabilizações").
v03.40 – Abril/2003
Uma Filial pode efetuar a estorno de um título recebido por outra Filial, desde que a Filial que estorna seja a mesma que recebeu o título. Neste caso é necessário "logar-se" na Filial onde o título foi recebido, informando o código da Filial de origem do título. Este procedimento é consistido pelo programa. O programa gera automaticamente os lançamentos contábeis de transferência (vide "Resumo de Contabilizações"). Para a utilização deste processo é necessário cadastrar em ambas as Filiais, o tipo de conta "TRANSFREC" ("CONT0400") e a relação do tipo de conta/dependências ("CONT0410"). Para o Caixa e Bancos, cadastrar este tipo de conta no ("FINA0100").
Se o recebimento a ser estornado já tiver sido integrado na contabilidade será exibida a mensagem "Esse período já está integrado na contabilidade".
h7.v03.40.02 – Julho/2003
Na janela aberta quando o usuário opta por informar a conta crédito dos lançamentos, não permite a digitação de uma conta de caixa ou banco (conta cadastrada no ("FINA0100") com atributo Caixa/Banco = "S").
v03.60.01 – Abril/2004
Uma Filial pode efetuar a estorno de um título recebido por outra Filial, na qual foi utilizado um Adiantamento de Clientes ("RECE7000"). Neste caso é necessário "logar-se" na Filial onde o título foi recebido, informando o código da Filial de origem do título. Este procedimento é consistido pelo programa.
O programa gera automaticamente os lançamentos contábeis de transferência (vide "Resumo de Contabilizações").
Para a utilização deste processo é necessário cadastrar em ambas as Filiais, o tipo de conta "TRANSFREC" ("CONT0400") e a relação do tipo de conta/dependências ("CONT0410").
O título que sofrer um estorno de pagamento e que estiver em banco, tem um registro gravado na tabela ("crdupbco") para que esta informação seja enviada ao banco através do arquivo magnético gerado pelo ("RECE2100").

v03.60.03 – Junho/2004
O conta crédito para estorno do recebimento de títulos com cheques-pré é orientada pelo campo "Cheque/Caixa" ("FINA0300"), que indica se o cheque deve passar pelo Caixa.

Se informado (S)im, o sistema credita a conta "CAIXA", senão o sistema credita a conta de Cheques a Receber, conta indicada no campo "Tipo Lançamento Cheque" ("FINA0300").


v04.12.01 – Dezembro/2008
O programa permite informar a data de estorno da duplicata, trazendo como "default" a data de recebimento da duplicata ("RECE0920"). Após a digitação, é consistido se o módulo de Caixa e Bancos já está integrado na data informada.
v04.30 – Abril/2010
Ao estornar um título cujo banco portador seja um banco cadastrado como Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) ("RECE0200"), o título é contabilizado conforme resumo de contabilização ("CONT_DIV_RESUMO_CONTABILIZACAO").
v04.33 – Agosto/2010
Após informar a Data de Contabilização, o programa irá verificar se esta data já foi integrada, não possibilitando a conclusão do estorno.
v04.35 – Fevereiro/2011
Melhoria no processo de automatização de estorno.
v04.45 – Novembro/2011
Ao realizar o estorno da duplicata, caso a forma de pagamento tenha Gera Titulo ou Cheque = "D" ("CADA0145"), é registrado um pedido de baixa da duplicata para que o banco seja informado através do arquivo de cobrança gerado pelo programa ("RECE2100").

v04.65 –Janeiro/2013
Foi incluído tratamento de contabilização diferenciada para títulos de bônus da montadora, gerado no faturamento do pedido de venda do veículo. Será utilizada a conta parametrizada em (" RECE0220") no lugar da conta da duplicata. Para este tipo de título, não será possível digitar a conta crédito.
v04.65.03 –Maio/2013
Implementado tratamento para realizar o estorno de "Multa" (cobrada por atraso na pagamento do título), como tratamento já efetuado para os "Juros", conforme implementação realizada no programa ("RECE0930").
v04.81.01 –Setembro/2014
Verificação da filial de origem nas baixas de transferências de outras filiais, contas "TRANSFREC", "TRANSFPAGA" e "TRANSFDESP". No momento da digitação da filial de origem dos títulos que serão baixados, o sistema verifica se há registros e se ela está cadastrada como origem para a filial logada, programa CONT0110. Se existirem lançamentos, e a filial de origem estiver cadastrada para a filial destino logada, o sistema continua o processo. Se não estiver, o processo é barrado.

v05.20.01 –Setembro/2015
O programa irá verificar se o título foi baixado em uma negociação. Caso positivo, então será apresentada a mensagem informando que o estorno desta baixa deve ser feito estornando-se a negociação (RECE9000).