STAR2012 Geração STAR CLASS 2012
O programa gera informações para preenchimento das planilhas em Excel e dos relatórios do processo STAR CLASS versão 2012 conforme documento de apresentação fornecido pela MBB "Apresentacao_Gestao_de_Pecas_Workshop" e documento do processo "STAR_MBB_STARCLASS_2012".
Observação: para a execução desse processo será necessário configura a base com os passos a seguir:
1 - Baixar do site da Linx o arquivo zip "planilha.zip", e descompacta-lo onde se encontra os executáveis, os diretórios: Sisdia e SisdiaEvolution. O zip contém os arquivos: dom4j-1.6.1.jar, ooxml-schemas-1.0.jar, poi-3.8-20120326.jar, poi-ooxml-3.5-FINAL.jar, xmlbeans-2.3.0.jar, cmd_gera_excel.sh, LerXLSX.class e Planilha.class. Esses arquivos devem estar com o "dono" informix (chown informix:informix XXXXX (onde XXXXX é o nome dos arquivos)) e permissão total (chmod 777 XXXXX (onde XXXXX é o nome dos arquivos)).
O STAR CLASS versão 2012 foi desenvolvido concentrando num único programa (STAR2012) os 6 (seis) processos que o compõe de forma encadeada por abas, ao fim de cada passo do processo já posiciona o cursor na próxima aba, e assim sucessivamente até o final. Permite ao usuário uma navegação, percorrendo todos os processos de forma sequencial, dentro de uma filosofia de gerar as informações com base em filtros de seleção e regras de cada processo, validar essas informações geradas através dos relatórios analíticos e sintéticos, e realizar o preenchimento automático de cada planilha.
Cada processo descrito abaixo contém um sub-processo com as opções:
- "Geração" – Geração das informações para o Star Class Versão 2012
Com base nos filtros escolhidos pelo usuário e regras de cada processo serão gerados nesse sub-processo as tabelas-base que serão utilizadas para preenchimento automático das planilhas e geração dos relatórios.
- "Relatório" – Emissão de relatórios "Analíticos" e "Sintéticos" para conferência
São gerados relatórios que permitem conferir analiticamente (e também de forma sintética) a origem dos dados apurados pelos filtros e regras de cada processo.
- "Planilha" – Carga da planilha Excel
IMPORTANTE: O preenchimento das planilhas é realizado de forma automática pelo processo STAR CLASS versão 2012, e exige um procedimento que demanda intervenção do usuário ao final do último processo. Por se tratarem de planilhas complexas envolvendo muitas referências entre células e muitos cálculos, após o preenchimento da última planilha, o usuário deve executar manualmente a opção "recalcular" do Excel através das teclas de atalho CTRL+ALT+F9 (Recalcula todas as fórmulas em todas as pastas de trabalho abertas, independentemente de elas terem sido ou não alteradas desde o último recálculo).
OBS: O processo 5 – "Informações de Peças" é composto somente por relatórios e, portanto não possui o sub-processo "Planilha".
- Processo 1 – Informações para o Geomarketing
Nesse processo serão geradas as informações e preenchida a planilha: "Informações para Geomarketing", quadro "Vendas de peças por canal e por segmento".
Campo | Descrição |
Data Base | Informar a data base para obter o período desejado (1 ano). |
Segmento | Informar o segmento ou branco para todos os segmentos. |
Filtro Setores | Informar o setor desejado ou zero para todos os setores. |
Após a geração das informações, os sub-processos "Relatório" e "Planilha" estarão disponíveis.
Através dos relatórios analítico e sintético será possível realizar a conferência das informações geradas.
E para finalizar será realizado o preenchimento da planilha de forma automática, onde deve ser informado o nome do arquivo Excel que possui a planilha "Informações de Geomarketing" relativa ao processo.
Campo | Descrição |
Nome da Planilha Excel | Informar o nome do arquivo referente a planilha Excel. |
- Processo 2 – Informações de Municípios
Nesse processo serão geradas as informações e preenchida a planilha "Municípios", quadro "Análise de áreas prioritárias dept. de peças".
Campo | Descrição |
Data Base | Informar a data base para obter o período desejado (1 ano). |
Quantidade de meses | Informar a quantidade de meses que determina o cliente inativo (default 24 meses). |
Filtro Setores | Informar o setor desejado ou zero para todos os setores. |
Após a geração das informações, os sub-processos "Relatório" e "Planilha" estarão disponíveis.
Através dos relatórios analítico e sintético será possível realizar a conferência das informações geradas.
E para finalizar será realizado o preenchimento da planilha de forma automática, onde deve ser informado o nome do arquivo Excel que possui a planilha "Municípios", relativa ao processo.
Campo | Descrição |
Nome da Planilha Excel | Informar o nome do arquivo referente a planilha Excel. |
- Processo 3 – Parâmetros de Peças e Frota de Clientes
Nesse processo serão geradas as informações e preenchidas as planilhas "Parâmetros de Peças", "Clientes 1 a 10" e "Consolidado".
Campo | Descrição |
Data Base | Informar a data base para obter o período desejado (1 ano). |
Quantidade de Clientes | Informar a quantidade de clientes (máximo10 clientes). |
Filtro Setores | Informar o setor desejado ou zero para todos os setores. |
Após informar o filtro inicial, será exibida tela para a seleção dos clientes, ordenada em ordem decrescente por valor de faturamento. Nessa tela será possível marcar e desmarcar os clientes selecionados limitados ao máximo permitido (10 clientes).
Após a geração das informações, os subprocessos "Relatório" e "Planilha" estarão disponíveis.
Através dos relatórios analítico e sintético será possível realizar a conferência das informações geradas.
E para finalizar será realizado o preenchimento da planilha de forma automática, onde deve ser informado o nome do arquivo Excel que possui as planilhas "Parâmetros Peças", "Clientes 1 a 10" e "Consolidado", relativas ao processo.
Campo | Descrição |
Nome da Planilha Excel | Informar o nome do arquivo referente a planilha Excel. |
- Processo 4 – Clientes
Nesse processo serão geradas as informações e preenchida a planilha "Cliente".
Campo | Descrição |
Data Base | Informar a data base para obter o período desejado (1 ano). |
Código da Cidade | Informar o código da cidade ou zero para todas as cidades. |
Filtro Setores | Informar o setor desejado ou zero para todos os setores. |
Após a geração das informações, os sub-processos "Relatório" e "Planilha" estarão disponíveis.
Através dos relatórios analítico e sintético será possível realizar a conferência das informações geradas.
E para finalizar será realizado o preenchimento da planilha de forma automática, onde deve ser informado o nome do arquivo Excel que possui a planilha "Cliente", relativa ao processo.
Essa planilha possui um procedimento que demanda intervenção do usuário ao final do processo. Por se tratar de uma planilha complexa envolvendo muitas referências entre células e muitos cálculos, após o preenchimento da planilha por esse processo, o usuário deve executar manualmente a opção de recalcular a planilha Excel através das teclas de atalho CTRL+ALT+F9.
Campo | Descrição |
Nome da Planilha Excel | Informar o nome do arquivo referente a planilha Excel. |
- Processo 5 – Informações de Peças
O processo Informações de Peças gera os relatórios "Valor da Demanda ABC" (star2012.rel_5abc), "Valor do Estoque XYZ" (star2012.rel_5xyz), "Mobilidade e Obsolescência" (star2012.rel_5mob), "Vendas Perdidas" (star2012.rel_5per) e "Vendas Perdidas Somente por Disponibilidade" (star2012.rel_5dis).
Campo | Descrição |
Data Base | Informar a data base para obter o período desejado (1 ano). |
Motivo | Informar o motivo da venda perdida por DISPONIBILIDADE ou zero para todos. |
Filtro Setores | Informar o setor desejado ou zero para todos os setores. |
Após a geração das informações, o sub-processo "Relatório" estará disponível.
- Processo 6 – Indicadores de Peças
Nesse processo serão geradas as informações e preenchida a planilha "Indicadores Peças", quadros "Grau de atendimento (%Geral)", "Grau de atendimento (%Peças para Oficina)", "Giro de Estoque (no. Giros/Período)", "Cobertura de Estoque (Meses)", "Mobilidade do Estoque", "Faturamento de Peças por Canal (%)", "Ticket Médio Peças (R$)" e "Retirada de Peças (R$)".
Campo | Descrição |
Data Base | Informar o ano base desejado. |
Filtro Setores | Informar o setor desejado ou zero para todos os setores. |
Após a geração das informações, os sub-processos "Relatório" e "Planilha" estarão disponíveis.
Através dos relatórios analítico e sintético será possível realizar a conferência das informações geradas.
E para finalizar será realizado o preenchimento da planilha de forma automática, onde deve ser informado o nome do arquivo Excel que possui a planilha "Indicadores Peças", relativa ao processo.
Campo | Descrição |
Nome da Planilha Excel | Informar o nome do arquivo referente a planilha Excel. |