Este é o relatório emitido todo o trimestre para a Vigilância Sanitária, no controle de todas as movimentações de entradas e saídas ocorridas de medicamentos controlados inclusive o balanço de aquisição dos medicamentos.
Acesso rápido
Gerar
Para gerar o balanço completo é disponibilizado três modelos de impressão do balanço conforme a Portaria 344/98.
- Portaria 344/98 - Informações conforme portaria (matricial).
- Portaria 344/98 SoftPharma - Informações conforme portaria, mais laboratório (matricial): neste relatório são inclusas todas as informações da opção acima e mais os laboratórios.
- Portaria 344/98 - Informações e layout conforme portaria (jato de tinta): esse modelo é exatamente igual ao publicado na portaria 344/98, e sua impressão é gerada em modo gráfico e paisagem, e indicamos uso de impressora a jato de tinta ou a laser.
- Os campos "secretaria de saúde" e "autoridade sanitária" somente serão habilitados quando no campo "Modelo de Impressão" estiver selecionada a opção "Portaria 344/098 – Informações e layout conforme portaria (jato de tinta)".
Informar o número da licença sanitária da farmácia, e na sequencia selecionar o trimestre ou o ano que será emitido o relatório. Neste filtro são listados os quatro trimestres do ano, seguidos do ano atual e dos cinco anos anteriores. Ao selecionar um ano para emitir o relatório, o filtro de intervalo de datas é desabilitado, emitindo o relatório anual, o intervalo de datas é preenchido automaticamente de acordo com o trimestre informado. Caso o trimestre atual seja maior ou igual o trimestre informado, o sistema carrega o intervalo de datas com base no ano atual. Caso o trimestre atual seja menor que o trimestre informado, carrega o intervalo de datas com base no ano anterior. Ao gerar o relatório, caso o intervalo de datas informado não equivaler ao trimestre selecionado o sistema exibe uma mensagem e não prossegue a geração.
Selecionar quais são as listas que serão impressas no balanço completo, as mesmas serão disponibilizadas na tabela abaixo, informe o farmacêutico.
Marque o campo balanço oficial quando o usuário está emitindo o relatório para a vigilância, por que o mesmo torna oficial e fechado o trimestre escolhido acima, e prepara o sistema (saldo) para o próximo trimestre, quando marcada essa opção e pressionar "Imprimir" o sistema solicitará a senha ou biometria do farmacêutico responsável.
Visualizar
Nesta tela permite visualizar os balanços completos oficiais que foram gerados, é disponibilizado três modelos de impressão do balanço conforme a Portaria 344/98.
- Portaria 344/98 - Informações conforme portaria (matricial).
- Portaria 344/98 SoftPharma - Informações conforme portaria, mais laboratório (matricial) - neste relatório são inclusas todas as informações da opção acima e mais os laboratórios.
- Portaria 344/98 - Informações e layout conforme portaria (jato de tinta) - esse modelo é exatamente igual ao publicado na portaria 344/98, e sua impressão é gerada em modo gráfico e paisagem, e indicamos uso de impressora a jato de tinta ou a laser.
- Os campos "secretaria de saúde" e "autoridade sanitária" somente serão habilitados quando no campo "Modelo de Impressão" estiver selecionada a opção "Portaria 344/098 – Informações e layout conforme portaria (jato de tinta)".
A seguir, informe o número de licença da farmácia e na sequencia selecione o trimestre e o ano que deseja consultar os balanços, logo abaixo, na tabela balanços completos por trimestre, estarão listados os balanços conforme os filtros anteriores: data inicial e final, farmacêutico, CRF/UF, tipos de produtos ou listas.
A data de lançamento das entradas de mercadorias nos psicotrópicos é obtida através da data de lançamento da nota fiscal (data atual do servidor) e não pela data de emissão da nota. Esse procedimento é exigência da ANVISA.
No balanço de psicotrópicos os itens suprimidos da movimentação não são contabilizados.
Importante
Sempre que não houver movimentações no período informado nos filtros, será impresso o cabeçalho do relatório, com os totalizadores quantitativos zerados.
Algumas vigilâncias sanitárias locais recomendam a não impressão de produtos adendos no Balanço Completo e de Aquisições, caso a sua farmácia não tenha a obrigatoriedade de imprimir os adendos nos balanços deverá desmarcar o parâmetro "Imprimir adendos no balanço de Vendas" situado no programa "Parâmetros > SNGPC".
Informações contidas no(s) relatório(s):
Balanço completo de Psicotrópicos:
É informado o código DCB (Denominação Comum Brasileira) do produto, discriminação DCB (apresentação do produto DCB), descrição do produto/concentração, laboratório, estoque inicial, entrada, saída, transferência, perda, estoque final (quantidade em estoque utilizando os valores de estoque Inicial, Entradas, Saídas, Transferências e Perdas).
Balanço das Aquisições de Psicotrópicos:
É informado o código DCB (Denominação Comum Brasileira) do produto, discriminação DCB (apresentação do produto DCB), descrição do produto, laboratório, razão do fornecedor, cnpj do fornecedor, nota fiscal (compra do produto), quantidade compra (total de produtos).