O processo de baixa de pagamentos deve ser feito para geração de remessa e tratativa de retonos dos bancos sobre as informações geradas. Este documento irá auxiliar em como executar estes procedimentos com máxima eficiência.
Pré-requisitos: CADASTRO de conta bancária, LAYOUT adequado de arquivo CNAB, LIBERAÇÃO de pagamentos, Duplicatas REGISTRADAS com códigos de barras.
Acesso: Financeiro > Contas a pagar > Baixas > Pagamento de Fornecedor - PAGFOR (CNAB)


1. Solução
1.1 Pressione F2 para habilitar a tela;


1.2 Remessa
1.2.1 Selecione o grupo de econômico desejado;
1.2.2 Escolha a conta bancária pertencente a este grupo econômico;



1.2.3 Escolha a Forma de lançamento, para que sejam listados os títulos: do mesmo banco da conta bancária, somente de outros bancos ou de todos os bancos.


1.2.4 Informe o Período – Vencto da duplicata;

  • Poderá ser do mesmo dia ou de um intervalo de tempo distinto. Depende das informações que queira relacionar para criar a remessa. A data de agendamento não pode ser superior a data de vencimento, com o prejuízo de pagar o título fora do prazo.
    1.2.5 Selecione as opções de acordo com o pretendido para obter no resultado da pesquisa;
    Acrescentar à relação já existente: utilize esta opção quando fizer uma segunda pesquisa e quiser mater as informações da consulta anterior e mesclar com a atual.
    Somente duplicatas com código de barras: deixe esta opção sempre marcada para que o sistema filtre a consulta de duplicatas somente com código de barras. Já que no momento de gerar a remessa os títulos sem esta informação serão desconsiderados.
    Somente títulos rejeitados: deixe esta opção marcada para que no momento de gerar uma nova remessa, sejam considerados os títulos que, no retorno, foram rejeitados por algum motivo.


    Os títulos só serão considerados rejeitados, no caso de registrar o retorno enviado pelo banco no sistema. Caso contrário, o título ficará com status de aguardando retorno do banco e não poderá ser tratado de acordo com a sua rejeição.


    1.2.6 Escolha os demais filtros para refinar a pesquisa de títulos para a remessa;



    1.2.7 Marque as duplicatas que farão parte da remessa;
    1.2.8 Observe a legenda para saber se todas as duplicatas estão aptas a serem remetidas (sem erros);
    1.2.9 Pressione F2 para salvar o arquivo de remessa.




    Somente os status Não autorizado e Não autorizado e sem código de barras que irão bloquear a listagem da duplicata na remessa, as demais informações, constantes na legenda, não impedirão relacionar as duplicatas. Contudo, quando trata-se de uma informação que a duplicata necessita para sua validação, haverá retorno com indicação de itens rejeitados, mesmo que permita o envio da remessa.

    1.3 Retorno
    1.3.1 Selecione na Aba Remessa o grupo econômico e a conta bancária, compatíveis ao arquivo de remessa enviado;



    1.3.2 Na aba Retorno selecione o arquivo de retorno entregue pelo banco;
    1.3.3 A coluna Descrição da Ocorrência irá descrever o tipo de retorno comunicado pelo banco;
    1.3.4 Observe a legenda para saber qual tratativa deverá ser feita para regularizar a duplicata para novo envio;


    1.3.5 Use o botão Visualizar duplicatas com problemas para que sejam relacionadas somente as duplicatas que foram rejeitadas em uma lista;

  • Quando há muitas duplicatas relacionadas na remessa e fica complicado ler os dados do retorno da duplicatas com divergência, use esta facilidade.
    1.3.6 Pressione F2 para salvar o retorno repassado pelo banco e salvar a baixa das duplicatas.



     
    2. Impactos
    Duplicatas com o status correto, Envio de remessa por lote e não de forma individual, controle das informações de retorno.

     3. Processos Relacionados
    Inserir código de barras em boletos (manual e por DDA)
    Liberação de pagamentos
  • Sem rótulos