Cadastro de Cliente - Aba Crediário

O intuito do preenchimento da Aba Crediário é a parametrização e liberação da modalidade de pagamento crediário para o cliente. Todas as informações, nesta aba, devem ser preenchidas, assim será possível utiliza-lo, caso contrário impedirá os procedimentos no Orçamento e PDV.
Pré Requisitos: Cadastro Crediário, cadastro de Modelo de Venda Crediário, Cadastro de cliente a prazo e vínculos de informações.
Acessos: Financeiro > Cadastro > Clientes > A prazo
               Estoque > Cadastro > Clientes > Cadastro > A prazo

1. Solução
1.1 Habilitar cliente crediário
1.1.1 Habilite a tela ao pressionar a tecla F2;
1.1.2 Selecione o cliente ao preencher o campo Código, se já possuir cadastro ou faça o cadastro do cliente preenchendo as demais informações das abas. Acompanhe o cadastro inicial de um cliente no documento Como cadastrar dados de cliente a prazo

  • Se houver cadastro do cliente e não souber o seu código pressione a tecla F6 e utilize a tela de pesquisa para consultar esta informação.

    1.1.3 Selecione a aba Crediário;
    1.1.4 Desmarque a opção Cliente não compra por crediário;
  • Se a opção estiver desmarcada prossiga com os demais preenchimentos.
    1.1.5 Defina o Status do crediário para o cliente selecionado;
    1.1.6 Escolha o Modelo de Venda e assim serão determinadas as diretrizes financeiras do crediário para o cliente (juros, senha, desconto, entre outros);
  • Caso não tenha o Modelo de Vendas cadastrado utilize o documento Como cadastrar modelo de vendas crediário? e depois de cadastrado selecione-o nesta lista.

    1.1.7 Selecione os Parâmetros do cliente e defina as particularidades do seu cadastro crediário. Estas informações não são obrigatórias, mas a permanência dos dados implicará no consentimento das informações prestadas em outras telas de cadastro;
  • Não gerar fatura de compras\Extrato de venda: ao marcar esta opção você define que este cliente não terá a emissão de fatura nem de extrato após o fechamento indicado no modelo de venda. O padrão será a emissão da fatura/extrato após o fechamento.
  • Não enviar carta de cobrança: selecione esta opção para que o sistema não liste o cliente como os necessários a envio de carta de cobrança, quando houver atrasos no pagamento das faturas. O padrão será o envio de carta de cobrança a todos os clientes.
  • Não efetuar cobrança por telefone: marque esta opção se no momento do cadastro o cliente sinalizar que não poderá haver cobrança por telefone ou se a politica da empresa direcionar a outros métodos de cobrança e não este. Por padrão todos os clientes devem ser cobrados por telefone.
  • Considerar carência de atraso especial (Dias): este campo deve ser preenchido para os casos em que houver período de carência diferenciado para o cliente. Ao deixar este campo sem preenchimento você está concordando com o período determinado no Modelo de Vendas escolhido.
  • Considerar carência de Bloqueio (Dias): informe o período que ficará em suspenso cadastro até o seu bloqueio por inadimplência.

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Importante: Nas opções de cobrança permitidas, por telefone ou carta, é obrigatório o preenchimento da aba Dados Cobrança para que o processo ocorra.
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1.1.8 Digite alguma Observação que o vendedor e caixa deverão saber sobre o cliente para as vendas em crediário;

  • Esta observação pode ser a apresentação de um documento de identificação com foto, não aceitar complemento na modalidade de recebimento, anotar dados do documento no comprovante de venda, entre outros. Essa informação dependerá da politica de negócios de cada empresa.

    1.1.9 Pressione a tecla F2 para salvar.
    1.2 Salvar Histórico
  • Este procedimento informa quando foi a última vez em que os dados de limite do cliente, foi analisado dentro do seu cadastro. Para tanto, utilize este procedimento para salvar quem o fez e quais os valores que foram visualizados.
    1.2.1 Siga as etapas 1.1.1 a 1.1.3 descritas em 1.1 Habilitar cliente crediário.
  • No painel Limites e saldos possui todas as informações sobre os valores disponíveis para o cliente em crédito, fatura e parcela.
    1.2.2 Clique em   para identificar que conferiu os limites e saldos disponíveis para o cliente;

    1.2.3 A tabela Histórico de saldo do cliente será preenchida com os dados do painel Limites e saldos. Observe os valores que estavam vigentes no momento da consulta do limite na relação do histórico.

    1.3 Bloquear crediário (permanece histórico)
  • O procedimento de bloquear crediário deve ser feito quando o cliente não utilizar mais esta forma de pagamento nas lojas, porém, não quer limpar as informações cadastradas para o cliente. Ou ainda, prefere efetuar o bloqueio do cliente manualmente devido a inadimplência. Acompanhe o passo a passo para executar este procedimento.
    1.3.1 Siga as etapas 1.1.1 a 1.1.3 descritas em 1.1 Habilitar cliente crediário.
    1.3.2 Selecione a opção 1 – Bloqueado na lista de seleção Status do crediário;

    1.3.3 Informe o Motivo do bloqueio;
  • Este dado irá depender da motivação que ocorrerá este bloqueio. A lista de motivos deve ser cadastrada antecipadamente no Módulo Configuração. Utilize o documento Como cadastrar motivos de bloqueios de clientes? para cadastrar os motivos que serão disponibilizados nesta lista.

    1.3.4 Pressione a tecla F2 para salvar;
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    Atenção: O job de verificação e ativação do bloqueio dos clientes é processado de 30 em 30 minutos, ou seja, se neste intervalo de tempo ocorrer a quitação ou inadimplência de algum cliente, será feito o desbloqueio e bloqueio, respectivamente.
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    1.4 Excluir crediário (limpeza de histórico)
  • Há o bloqueio do crediário com limpeza de todas as informações que foram registradas para o cliente: limites, saldos e modelo de vendas.
    1.4.1 Marque a opção Cliente não compra por crediário;
  • Então confirme o descarte de todos os dados do cliente crediário, contudo, isso limpará também todos os dados das vendas já vinculadas a este cadastro. Indicamos que seja usada esta opção quando o cliente não possuir histórico de dados e que não irá mais vincular informações a ele.

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    Atenção: Para clientes que possuírem faturas em aberto o sistema irá exibir a mensagem, Inconsistência de dados, quando tentar excluir o vínculo do cliente com o convênio. Contudo, assim que esta informação estiver fechada será possível efetuar a exclusão.

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    2. Impactos
    Registrar pré-venda e venda na modalidade de recebimento crediário. Juntamente, com o estabelecimento de características específicas (desconto, modelo de venda, entre outros) para um determinado grupo de clientes.
    3. Processos relacionados
    Definir limite de compras
    Desconto Percentual - Crediário
  • Sem rótulos