Rejeição Bloco X - 4012
Com base nas novas implementações e validações do Bloco X, temos uma regra de alto impacto que entra em vigor no dia 01/12/2019.
Trata-se da validação identificada com código 4012 - Verifica se o estoque contém todos os produtos das Reduções Z do mesmo mês. Quando informado o GTIN na Redução Z, procura o produto com o código próprio e o GTIN (juntos) no estoque.
De forma simples, o Estado passará a validar se o arquivo de Inventário gerado a partir de 01/12/2019 conterá todos os produtos movimentados no mês anterior, validação esta baseada no GTIN do produto.
O que isso influencia no sistema?
A partir do dia 01/11/2019 será bloqueada a alteração do código de barras principal no cadastro de produto, caso o mesmo tenha alguma movimentação registrada. As alterações de códigos de barras vinculados poderão ser realizadas normalmente.
Se por algum motivo for necessária a alteração do código de barras principal, será necessário inativar este cadastro e gerar um novo cadastro de produto.
Essa regra no sistema será aplicada para clientes do estado de Santa Catarina e para redes de farmácias que possuam ao menos uma loja no Estado de Santa Catarina.
Por que o bloqueio de alteração no sistema irá ocorrer no dia 01/11/2019?
A alteração no sistema precisa ser realizada no dia 01/11/2019 pois todos os itens - GTIN - movimentados a partir deste dia precisam constar no arquivo de inventário que será gerado no dia 01/12/2019, o qual passará pela nova validação.
Para mais informações sobre a validação do GTIN, clique aqui.