Como gero o arquivo SPED Fiscal ICMS/IPI pelo Assistente de Geração?

O SPED é constituído basicamente pela relação do contribuinte (estabelecimento) com o fisco, permitindo que o processo de fiscalização seja mais eficaz e que a autenticidade das informações geradas e entregues sejam garantidas. O SPED Fiscal ICMS/IPI refere-se a um arquivo digital que é constituído pelos registros de todas as operações e cadastros que possam influenciar na apuração do IPI e ICMS.



Como fazer?

Alterações

A partir da versão 12.9.0 do Postofácil modulo - Retaguarda foi desenvolvido um Assistente de Geração do arquivo SPED Fiscal ICMS/IPI alterando as telas de geração.

Para realizar a geração do arquivo SPED Fiscal ICMS/IPI pelo Assistente de Geração, acesse o menu: Planilhas Diárias ► Controle de Arquivos Fiscais ► Assistente de Geração do SPED Fiscal -EFD ICMS/IPI:


Menu de acesso ao Assistente


Ao selecionar o item "Assistente de Geração do SPED FISCAL - EFD ICMS IPI", é apresentado a tela inicial do assistente do SPED:


Tela inicial do Assistente


Ao clicar em "Avançar", o assistente apresenta a tela de validação de ambiente, onde o usuário pode identificar se existe alguma inconsistência no preenchimento dos seguintes parâmetros, código de receitaperfil informante código de ajuste de débitos de ICMS para o perfil C:


Tela de validação



Caso algum dos parâmetros não esteja devidamente preenchido, o sistema apresenta o status amarelo e habilita o botão "Preencher o perfil da empresa" para edição do mesmo, sendo possível retornar ao assistente após a correção já com o status de validação atualizado para prosseguir com a geração do arquivo:


Status Amarelo


Se o usuário logado no sistema não possuir permissão para realizar a alteração necessária, o status fica em vermelho:

Status Vermelho


Na situação do status vermelho em que o usuário não possui permissão para realizar a alteração, caso o parâmetro seja informado por um usuário com permissão acessando o Postofácil em outra maquina, após a alteração ao clicar no botão "Atualizar" é realizada a validação novamente sem precisar fechar o assistente.

Revalidação doParâmetros



Em seguida, será solicitado ao usuário o período de geração do arquivo:


Período da Geração


É aceito qualquer período pertencente ao mesmo mês.

Após inserir o período e avançar, o sistema solicita a finalidadedata de recebimento das compras e dia de vencimento da obrigação de ICMS:


Tela da finalidade, data e dia

A Finalidade define se o arquivo é original ou substituto. No campo Data recebimento das compras, deve ser informado se as notas de compras serão indicadas pela data de entrada (movimento) ou pela data de emissão da nota. Deve ser informado no campo Dia de Vencimento da obrigação (ICMS), o dia que corresponde ao dia de recebimento do crédito ICMS - que pode variar de acordo com cada estado.

Posteriormente, o sistema pedi ao usuário que informe o nome do arquivo a ser gerado, incluindo o caminho onde o mesmo será salvo:

Nome do Arquivo


É fornecido também a opção de compactar o arquivo na extensão .ZIP

Caso o usuário não escreva o nome do arquivo com a extensão .TXT, o sistema exibi um alerta informando sobre a ausência da extensão e pergunta se deseja adicioná-la:


Aviso TXT


Após informar o nome do arquivo, o sistema segui para a parametrização de registros:


Registros a serem gerados


Bloco H

O Bloco H estará marcado por padrão quando o mês de geração for fevereiro.


Os parâmetros são opcionais e caso de duvida consulte seu contador.

Após parametrizar os registros a serem gerados, é necessário selecionar outros parâmetros, que dependem dos parâmetros informados na tela anterior:


Parâmetros Desejados



Caso o usuário habilite o parâmetro "Gerar registro conforme o CAT 66-2018/SP", o assistente exibirá posteriormente a tela para parametrização do CAT 66:


Tela do CAT 66


O mesmo acontece com o parâmetro "Gerar registros conforme decreto 54.308/2018 (RS)":


Tela do DOE RS


E também acontece o mesmo acontece com o parâmetro "Gerar registros de beneficio fiscais do RJ, conforme portaria SUCIEF n° 55":


Tela da Portaria SUCIEF



Caso nenhum dos dois parâmetros informados não sejam habilitados, o sistema segui para a tela de validação.

O assistente exibi um alerta caso nenhum item seja selecionado:



tela de validação apresentará ao usuário tudo o que foi parametrizado nas telas anteriores:


Validação antes da Geração



O assistente permite ao usuário salvar ou copiar os parâmetros em formado de texto.

Exemplo da copia dos parâmetros


Ao clicar em "Avançar" na tela anterior, o assistente realiza validações no sistema baseando-se no que foi parametrizado pelo usuário e apresenta o resultado das validações:


Validação antes da execução 

Assim como na tela que exibi os parâmetros o assistente também permite nesta tela de resultado das validações salvar ou copiar o resultado das validações em formado de texto.

Clicando em "Avançar" a tela seguinte do assistente é a mesma da tela de validação dos parâmetros:

Dados da Validação para o inicio da geração


Também permite ao usuário salvar ou copiar os parâmetros em formado de texto.

Após clicar em iniciar, o assistente apresenta ao usuário o progresso da geração:


Geração do Arquivo



Ao concluir a geração, o assistente apresenta ao usuário o log de todo o processo:



As informações do log também permite salvar ou copiar em formato texto.


  • Sem rótulos