Cadastro de Cliente - Aba Dados Cobrança

Na segunda parte a aba Dados Cobrança deve ser preenchida com as informações bancárias, endereço para cobrança, dados para impressão de boletos e entre outras. 
Pré Requisitos: Cliente possuir informações válidas para cadastro e as regras de cobrança bem definidas pela rede.
Acesso: Financeiro > Cadastro > Clientes > A prazo
             Estoque > Cadastro > Clientes > Cadastro > A prazo

1. Solução 
Há duas abas que devem ser preenchidas 
1.1.1 Informe o número do Contato destinatário da cobrança, ou seja, a pessoa que será a responsável pelo débito e como deverá entrar em contato: Email, Telefone e Fax;

 
1.1.2 Informe o CEP de acordo com endereço informado na aba Dados Cliente na figura acima.
– Caso não seja o mesmo endereço, o usuário deverá informar o endereço para cobrança (é uma informação muito importante e deve ser informada corretamente, será através do CEP e endereço, que será gerado a cobrança bancária).
– Caso não saiba o código da cidade para a cobrança, clique no botão de pesquisa.
1.1.3 Insira o Complemento com a quadra, lote demais informações necessárias;
1.1.4 Informe o Número da residência;
1.1.5 Preencha o código da Cidade e pressione Enter;
– Caso não saiba o código da cidade para a cobrança, clique no botão de pesquisa.
– O Campo de pesquisa a frente será preenchido automaticamente pelo sistema com o nome da Cidade. Para pesquisar o bairro, o usuário deverá clicar no botão de pesquisa.
1.1.6 Informe o nome do Bairro;

1.1.7 Marque a opção Cliente utiliza informações para confecção de bloquetos bancários, se somente se houver informações diferenciadas com relação aos dados a serem apresentados no boleto bancário a ser emitido para o cliente.
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Importante: A opção "Cliente Utiliza Informações para Confecção de Bloquetos Bancários", deve ser marcada somente se houver uma tratamento especial para algum cliente, que seja diferenciado do restante das cobranças bancárias. Nestes casos deverá ser preenchidos de acordo com os passos 1.1.8 a 1.1.12. Mas, caso seja tratada normalmente, ou seja, como qualquer outra cobrança bancária, as informações devem ser feitas em: Configuração > Cadastros Básicos > Bancos (Instituições Financeiras) > Parâmetros de Cobrança (Carteiras de Cobrança).
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Quando a opção estiver marcada, continue o preenchimento dos demais campos:
1.1.8 Escolha uma das opções no painel Tipo de Protesto. Estarão dispostas as opções:  Protestar (dias corridos)Protestar (dias úteis)Não Protestar ou Sem Instrução. Se o usuário escolher protestar, deverá informar a quantidade de dias no campo Prazo.
1.1.9 Escolha no Tipo de Desconto o tipo de desconto vinculado para esse cliente. Estarão dispostas as opções: Sem DescontoDiário ou Fixo, se uma das duas últimas opções for selecionada, o usuário deverá preencher o campo %Desc com o valor desejado.
1.1.10 Informar o percentual de eventuais Multas por atrasos;
1.1.11 Informar o percentual de Juros de Mora Diária por atrasos;
1.1.12 Informe no Painel Espécie do Título por Banco o nome do banco desejado, e em seguida, de acordo com a escolha realizada, você poderá selecionará na lista Espécie Título Cobrança, a opção que melhor se adeque a esse procedimento.

1.2 Aba Histórico de Cobranças telefônicas
Nessa aba, você consegue visualizar o histórico de cobrança do cliente por telefone. Na tabela, você verá os seguintes itens:
– Data de Cobrança: informando a data que foi realizado a cobrança;
– Histórico: informando o que foi realizado na cobrança;
– Usuário Cobrança: informando qual usuário que realizou a cobrança;

– No campo Histórico Cobrança o usuário visualiza o histórico da cobrança efetuada para o cliente.

 
2. Impactos 
Vendas a prazo e controle de notificações feitas ao cliente.
3. Processos relacionados
Cadastro de cliente a prazo

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