Como cadastrar modelo de venda crediário?

O cadastro de um modelo de venda tem o intuito de facilitar as diretivas sobre os detalhes do recebimento em crediário ou convênio, como: juros cobrados por atrasos, a exigência de senha no momento da compra, descontos vinculados, entre tantas outras informações. No modelo de venda crediário há maior descrição das informações de recebimento, por se tratar de uma modalidade de pagamento administrada diretamente pela empresa.
Pré Requisitos: Cadastro de tabela de desconto crediário.
Acesso: Financeiro > Crediário > Cadastro > De Modelo de Vendas

1. Solução
O preenchimento desta tela deve ser feito em partes, para facilitar o entendimento do processo e as suas implicações: Dados básicos, Fechamento, Vencimento, Opções, Encargos financeiros e Descontos e Clientes vinculados.
1.1 Aba Dados principais - Dados básicos
1.1.1 Habilite os campos ao pressionar a tecla F2;
1.1.2 Determine a Descrição do modelo de venda;

  • Este nome será utilizado para localizar o modelo de venda que será cadastrado e suas particularidades, portanto utilize nomenclatura que facilite sua localiza dentre as demais;
    1.1.3 Escolha o Tipo de modelo de vendas;
  • Este deve ser 1 - Crediário;
    1.1.4 Confirme o Status como Ativo;
  • Se o status permanecer Inativo não será possível sua utilização para vínculo ao cadastro do cliente, pois não será relacionado às possibilidades de escolha.

    1.2 Aba Dados principais - Fechamento
    1.2.1 O painel Parâmetro para fechamento deve ser preenchido com as informações de finalização para inclusão de fatura para cobrança;
    1.2.2 Escolha na lista de seleção Forma de fechamento entre as opções:
  • 0 – Dia do Mês: de 01 a 31
  • 1 – Dias após a compra: no dia seguinte à compra
  • 2 – Dia da Semana: de segunda a domingo
  • 3 – Quinzenal: a cada quinze dias
  • 4 – Fechamento Imediato por Venda: ao mesmo tempo em que finalizar a venda
  • De acordo com a informação escolhida na lista anterior, o campo Dia fechamento ficará habilitado ou desabilitado para determinar os dados para inicio do processo de fechamento de fatura.

    1.3 Aba Dados principais - Vencimento
    1.3.1 Determine no painel Parâmetros para vencimento as informações sobre o dia, mês e percentual de desconto por antecipação que o cliente terá ao utilizar este modelo de venda;
    1.3.2 Escolha na lista de seleção Forma de fechamento uma das opções:
  • 0 – Dia do Mês: de 01 a 31
  • 1 – Dias após a compra: no dia seguinte à compra
  • 2 – Dia da Semana: de segunda a domingo
  • 3 – Quinzenal: a cada quinze dias
  • De acordo com a informação escolhida na lista anterior, o campo Dia vencimento ficará habilitado ou desabilitado para determinar os dados para cobrança da fatura que foi finalizada.
    1.3.3 Especifique o Mês de vencimento da cobrança entre as opções:
  • 0 – Mês corrente: no mês em que ocorreu o fechamento;
  • 1 – Mês subsequente: no mês seguinte ao fechamento;
  • 2 – Mês seguinte ao subsequente: dois meses depois do fechamento;

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Opcional: Estabeleça o Tipo % de desconto para pontualidade no pagamento da fatura;

  • 0 - % Sem desconto: não haverá diminuição do valor da fatura por pagamento antecipado.
  • 1 - % Por dia: haverá desconto quando pagar com dias inferiores a data de vencimento.
  • 2 - % Fixo: será descontado um percentual fixo por pagamento antecipado, não importando a quantidade de dias de antecipação.

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1.3.4 Se decidir conceder desconto para o pagamento antecipado preencha o campo (%) Desc. pontualidade com o valor (em percentual) que será descontado da fatura com o pagamento antes do período de vencimento da fatura;

1.4 Aba Dados principais - Opções
1.4.1 Selecione as opções que couber para este Modelo de Venda;

  • Exigir senha do cliente na compra: essa opção marcada e combinada com a opção selecionada no cadastro do cliente, no momento da venda será exigida a senha do cliente crediário para finalizar a venda e obter as vantagens desta modalidade de pagamento.
  • Considerar débitos de faturas no saldo do cliente: esta opção deve permanecer marcada para que no momento da venda sejam consideradas as informações de faturas que estejam em aberto para compor o saldo atualizado do cliente.
  • Bloquear cliente se não efetuado o pagamento total da fatura: deixe esta opção selecionada se a politica da empresa estiver atrelada com o pagamento total de suas faturas antes de liberar nova compra no crediário.
  • Aplicar apenas os descontos do modelo de vendas ao cliente crediário (exceto tabloide): selecione esta opção e as tabelas de desconto relacionadas na aba Descontos serão as únicas disponibilizadas ao cliente que utiliza este modelo de venda. Com exceção de descontos vinculados à tabloides, nestes casos todos serão considerados e liberados ao cliente.
  • Valor mínimo por parcela(s): preencha este campo se houver um valor mínimo para recebimento por parcela para o cliente, ou deixe sem informação e todo valor que o cliente desejar efetuar pagamento será considerado no PDV.


1.5 Aba Dados principais - Encargos financeiros
1.5.1 Defina os Outros parâmetros que serão considerados com relação aos encargos financeiros para o cliente;

  • Multa (%): que deve ser aplicada a fatura por tempo de atraso. Esta informações é considerada em valor percentual ao valor da parcela em atraso.
  • Juros por atraso a.m. (%): percentual de juros a ser cobrado por mês de atraso do pagamento da fatura.
  • Percentual mínimo a receber (%): estabeleça o percentual do mínimo do valor a ser recebido das parcelas que foram faturadas.
  • Dias de carência para atraso: determine a quantidade de dias, depois do vencimento, que o cliente poderá efetuar o pagamento sem acréscimo de juros e multa.
  • Bloquear após atraso (dias): informe a quantidade de dias depois do vencimento da fatura que o sistema irá bloquear para novas compras do cliente.
  • Qtde. máx. de parcelas na venda: indique a quantidade máxima de parcelas que podem ser recebidas na modalidade crediário e que utilizem este modelo de vendas.


1.6 Aba Descontos
Ao marcar a opção para utilizar somente os descontos vinculados ao modelo de vendas deverá lista-los na aba Descontos, com as seguintes etapas:
1.6.1 Selecione se a tabela de desconto cadastrada é por Linha ou Produto no painel Tipo Desconto;
1.6.2 Digite o Código da tabela de desconto na tabela ou utilize o botão Pesquisa Regra de Descontopara localizar a tabela de desconto cadastrada para o tipo de desconto selecionado;

  • Se desejar excluir uma tabela de desconto listada basta selecionar a linha e pressionar o botão DELETE.
    1.6.3 Pressione a tecla F2 para salvar os dados do Modelo de Vendas;

    1.7 Aba Clientes Vinculados
    1.7.1 Na aba Clientes Vinculados há a relação de clientes que estão vinculados a este Modelo de Vendas. Não há possibilidade de alteração de informações nesta aba, somente consulta e poderá copiar os dados para uma planilha e verificar se todos os clientes, que deseja, estão vinculados a este modelo.

    1.8 Excluir Modelo de Vendas
    1.8.1 Acesse a tela Crediário/Convênio – Cadastro de Modelo de Venda;
    1.8.2 Habilite os campos ao pressionar a tecla F2;
    1.8.3 Digite o Código do Modelo de Vendas cadastrado;
  • Caso não saiba pressione a tecla F6 e realize uma pesquisa.

    1.8.4 Pressione a tecla F5 e confirme a exclusão.
    1.9 Inativar Modelo de Vendas
  • Caso queira permanecer com os dados do modelo de vendas e somente inutiliza-lo temporariamente.
    1.9.1 Digite o Código do Modelo de Vendas cadastrado;
    1.9.2 Defina o Status do modelo como Inativo.
  • Todos os vínculos serão excluídos, mas as informações cadastradas do Modelo de Venda não.

     
    2. Impactos
    Recebimento de venda crediário, cadastro de crediário e fechamento de crediário.
    3. Processos Relacionados
    Processo Nova Regra de Desconto
    Desconto Percentual - Crediário
    Cadastro de Cliente - Aba Crediário
  • Sem rótulos