Alerta

Função disponível apenas na versão 3.0.28.1 ou superior.


O iFood é uma das opções mais acessíveis para pedir comida em casa ou no trabalho.

O aplicativo muito popular entre os usuários de smartphones, permite pedir refeições de restaurantes ou lanchonetes próximos, diretamente do celular, sem precisar gastar créditos com ligações.

Quando devidamente integrado ao Degust PDV, permite a gestão de vendas centralizada, já que a expedição do pedido e validação de pagamento são realizados por pelo PDV.

Pré-requisitos


Franqueadora
Para que a integração possa ser realizada com sucesso
1. Cliente solicita a integração do IFOOD com o Degust
2. Cliente cria uma lista junto com o analista LINX dos produtos (incluindo código Degust, descrição e valor) que serão disponibilizados para comercialização pelo IFOOD.
3. O analista LINX gera um relatório de formas de pagamento disponíveis na franquia (se a franquia não possuir nenhuma forma de pagamento online, será necessário solicitar ao franqueador que realize o cadastro).
4. O IFOOD realiza o cadastro dos produtos e formas de pagamento
5. O analista LINX habilita o Gerenciador CallCenter no PDV que possui o aplicativo, para que ele realize a importação automática 6. O analista LINX configura o Degust PDV para trabalhar com a importação dos pedidos


Lojas
Para que a integração possa ser realizada com sucesso
1. Cliente solicita a integração do IFOOD com o Degust
2. O analista LINX solicita espelhamento de cadastros com base na loja piloto da franquia.
3. O IFOOD realiza o espelhamento de cadastro dos produtos e formas de pagamento no sistema, de acordo com o realizado na loja piloto (Franqueadora).
4. O analista LINX habilita o Gerenciador CallCenter no PDV que possui o aplicativo, para que ele realize a importação automática
5. O analista LINX configura o Degust PDV para trabalhar com a importação dos pedidos.

Solicitações e cadastros


Conforme item 1 dos pré-requisitos, para o restaurante solicitar a integração, basta entrar em contato com os canais tradicionais de suporte iFood:

E-mail = [email protected] Chat ou Extranet = https://restaurante.ifood.delivery/

Quanto ao SLA, o IFOOD tem um prazo de 7 dias úteis para atualizar os códigos de integração e formas de pagamento.



Criando cardápio para o IFOOD

Acesse o Linx Degust Web na visão Franqueador (Perfil: Administrador Sistema)

  1. Relatórios
  2. Cadastro
  3. Produtos de Venda

*Caso o cliente não possua esse tipo de permissão, o analista de implantação deverá gerar o documento com seu login de acesso.

Utilize os filtros:

Produto Base = Não
Marque Agrupar por produto principal
Clique em “Exportar

Será exibida uma tela semelhante à da figura abaixo:

No canto superior direito, clique em.

O sistema vai gerar um arquivo com o nome semelhante a Relatorio_2017-07-10_11-27-31.xls

Após o download, abra o documento e selecione somente os produtos que serão comercializados via IFOOD, respeitando os critérios abaixo:


a.Código
b.Descrição do produto
c.Preço de venda


É imprescindível informar o preço de venda, conforme imagem a seguir

A atenção deve ser redobrada para os produtos pai, destacados no item 9 da imagem.

Esses itens NÃO DEVEM SER INFORMADOS, a não ser que sejam produtos de venda.



Exportando formas de pagamento para o IFOOD

Essa é uma tarefa que deve ser realizada antes mesmo do contato com o cliente pelo analista implantador LINX.

Para exportar a lista das Formas de pagamento da franquia acesse:

Acesse o Degustweb da franquia em questão em visão Franqueadora (Administrador Sistema)

Cadastro→ Financeiro→ Receita

Será exibida a tela “Consulta de Receita”.

Clique em “Consultar”

Quando a lista de formas de pagamento for exibida, navegue até o canto inferior esquerdo e clique no ícone 


Abra o arquivo “consulta.xls” gerado, deixe apenas as colunas intituladas Cód. | Receita, conforme destacado na imagem a seguir:

Assim que todos os produtos forem selecionados e devidamente filtrados (é importante utilizar o aplicativo de edição planilhas de sua preferência para enviar apenas o que o IFOOD precisa) e a tabela com formas de pagamento exportada do sistema, o analista implantador LINX* deve enviar os arquivos para o IFOOD [email protected] (com o cliente em cópia) que realizará os cadastros e o De / Para de códigos DEGUST x IFOOD.

*O envio do e-mail deve ser realizado pelo analista implantador LINX para que o mesmo consiga gerenciar o retorno do IFOOD quanto a conclusão do cadastro, SLA ou problemas encontrados durante o processo.


Configuração no Degust WEB

1. Marque as flag's: "Trabalhar com App do Consumidor" e "Delivery" no Degust WEB (Se o cliente trabalhar com take out, marque a flag take out; Valor mínimo vem como Default "0,00" não é obrigatório alterar, depende da regra de negócio de cada cliente);



2. Após configurações do passo 1 e geração do arquivo de produto para a loja, atualize as tabelas no PDV;


3. Vá na tela "Configuração Geral" e marque a flag : "Importar pedidos do Linx Food pelo módulo de venda Balcão/Delivery";


Configuração no Degust PDV

Na tela inicial do Degust, acesse o menu Configurações e Cadastros [F5] > 01 Configuração Geral > Tipos de venda > Delivery l

Marque as opções a seguir:

a. Permitir cancelamento pós-venda
b. Imprimir canhoto de conferência
c. Solicitar justificativa para cancelar pedido
d. Imprimir dados do cliente no relatório gerencial

Mude para a aba Delivery ll e marque as opções a seguir:

a. Gerar NFC-e na expedição
b. Imprimir cupom auxiliar com dados do cliente

Mude para a aba NFC-e / S@T l

Verifique se os campos a seguir estão devidamente marcados:

a. Imprimir Danfe NFC-e
b. Imprimir detalhe de venda no DANFE

Mude para a aba Call-Center – Os campos em destaque devem ser preenchidos conforme abaixo:

a. Selecione = Utilizar Integração com Call-Center
b. Tipo de Layout de Importação = Axa 24 horas
c. Caminho para recebimento de dados REC – Pedidos = C:\TEMP\REC
d. Caminho para resposta de dados RESP – Retorno de Pedidos = C:\TEMP\RESP
e. Selecione = Enviar o pedido para produção
f.  Selecione = Trabalhar com processo de expedição para pedido importado
g. Selecione = Importar dados do cliente
h. Chave para identificação do cliente = Telefone + nome do cliente
i.  Selecione um cliente padrão para importação (mais a frente, mostraremos como cadastrar um cliente padrão)
j.  Selecione = Enviar arquivo de status de pedido
k. Selecione = Efetivar importação de pedido automaticamente
l.  Selecione = Imprimir conferência no momento da importação


IFood – Ative o módulo selecionando “Utilizar integração com IFood

  1. Insira o Usuário IFood [geralmente é composto pela combinação POS-123456]
  2. Insira o Usuário IFood [geralmente é composto pela combinação POS-123456]

    Os dados acima são fornecidos diretamente pelo IFood.

Depois de realizar os passos, clique em “Salvar [F5]”.

Volte para a tela inicial do Degust e vá até o menu Configurações e Cadastros > PDV.

Após informar o número do PDV que irá trabalhar com a integração, selecione a opção Import. Call-Center 

Salve as configurações.


Vá até o menu 08 Configuração de Produto – Acesse a opção 01 Configuração de Produtos

a.   Utilize o botão Avançado [F6] para informar qual o departamento de impressão para o qual os produtos serão enviados.

Com essa ferramenta, todos os produtos serão direcionados para o mesmo local.

b.   O preenchimento pode ser realizado também grupo, onde todos os itens serão enviados para o departamento de impressão selecionado.

Vá até o menu 22 Configuração impressoras relatório TRP – Acesse as opções:

a.   06 Configuração de impressora por PDV = para cadastrar a impressora que irá imprimir os pedidos. Para tal, basta:

                                         i. Informar o caminho completo de compartilhamento de rede na mesma linha do modelo da impressora instalada. (ex: \\PDV01\COZINHA)

                                        ii. Coletar o código da impressora no Degust (ex: 16 Elgin I7)

b.   08 Config. De Depto. De Impressão por PDV = Após informar o número do PDV que está sendo configurado, na linha “Produção”, informe o código da impressora

 Vá até o menu 19 Clientes – Será preciso criar um cliente delivery (caso não haja nenhum) para ser usado como parâmetro de configuração no Call-Center

a.   Ao entrar no menu, basta clicar em Incluir [F3]
b.   Preencha os campos em obrigatórios (Vermelho)
c.    Clique em “Salvar”

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