O versionamento das aplicações do D-TEF é feito utilizando 4 componentes, separados pelo caractere ponto ("."), no formato 8.AB.XX.YYZZ, onde:

  • 8: 8 (fixo) – identifica o produto D-TEF 8
  • A: representa alterações na aplicação com alto impacto para os requisitos PA-DSS. Formato: N (um dígito numérico de 0 a 9).
  • B: representa alterações na aplicação com baixo impacto para os requisitos PA-DSS. Formato: N (um dígito numérico de 0 a 9). Se este identificador não estiver presente, possui valor 0.
  • XX: versão atualizada quando há implementações e evolução do produto, como novas funcionalidades mais representativas, atualização da especificação de redes adquirentes mais utilizadas, mas sem impacto para os requisitos PCI PA-DSS. Formato: NN (dois dígitos numéricos).
  • YY: versão atualizada quando há implementações de funcionalidades mais simples ou inclusão de novas redes de pequeno porte, sem impacto para os requisitos PCI PA-DSS. Formato: NN (dois dígitos numéricos).
  • ZZ: versão atualizada quando há correções de bugs ou ajustes pontuais, sem impacto para os requisitos PCI PA-DSS. Formato: NN (dois dígitos numéricos). Se esse identificador não estiver presente, possui valor 00.

Exemplos de alteração:

Versão anterior

Versão nova

Alteração

8.1.52.01

8.1.52.0101

Correção de bug

8.1.52.01

8.1.52.02

Implementação nova funcionalidade nos relatórios

8.1.52.01

8.1.53.01

Atualização de especificação de rede de grande porte

8.1.52.01

8.11.01.01

Nova especificação rede Cielo ou Rede, com impacto nos requisitos PA-DSS. Exige nova certificação PA-DSS

8.1.52.01

8.21.01.01

Atualização do D-TEF para nova versão do programa PA-DSS, com nova certificação completa PA-DSS

Observações:

  • O componente AB pode conter apenas um dígito, significando que o valor de B é 0.
  • O componente YYZZ pode conter apenas dois dígitos, significando que o valor de ZZ é 00.
  • Os identificadores XX e YYZZ podem ser considerados como caracteres curinga, indicando que alterações nesses identificadores não impactam nos requisitos PA-DSS. Ao contrário dos identificadores A ou B que, se alterados, exigirão nova certificação PCI PA-DSS.

A nova versão de uma aplicação deverá portanto seguir as regras de versionamento acima. Deverá ser identificado o tamanho da alteração que está originando a nova versão e definido o novo número de versão.
O número da versão gerada deverá ser revisado pela gerência a fim de garantir que a identificação da versão siga as regras definidas neste documento.
(Referências: PA-DSS 5.4.4)

  • Sem rótulos