Como Fazer Cadastro de Bancos e Instituições Financeiras?

O cadastro de bancos e instituições financeiras tem por objetivo manter a relação de dados bancários atualizada para utilização no momento do cadastro do cliente para detalhes de recebimento em duplicatas, referências bancárias, pelo financeiro com o contas a receber e a pagar, entre outros departamentos que podem utilizar esta informação. Este registro é apenas do nome da agência bancária e das demais instituições financeiras, as informações adicionais serão feitas em outro momento.
<span style="color: #000066"><strong>Pré Requisitos:</strong></span> Não há pré-requisitos para este procedimento.
<span style="color: #000066"><strong>Acesso:</strong></span> Configuração > Cadastros básicos > Bancos (Instituições financeiras) > Bancos

Figura 1 - Bancos
<span style="color: #000066"><strong>1. Solução</strong></span>
1.1 Cadastro novo
1.1.1 Habilite a tela ao pressionar F2;
1.1.2 Indique o Código que representa a agência bancária ou instituição financeira, e que a diferencia das demais agências. Este código é estabelecido pelo Banco Central do Brasil para que capacite as agências e instituições financeiras a estarem operando transações financeiras. Mais informações consulte o documento no site do BaCen [http://www.bcb.gov.br/pom/spb/estatistica/port/ASTR003.pdf];
1.1.3 Informe o nome da agência bancária ou da instituição financeira no campo Descrição. O nome utilizado é o nome usual da instituição, como por exemplo: Banco do Brasil, Bradesco, BMG, entre outras.
1.1.4 Determine o Status do cadastro do banco, se está ativo (pronto para uso) ou inativo (não existe mais contas para na agência bancária);
1.1.5 Pressione F2 para salvar as informações cadastradas.
1.2 Alterar Cadastro
1.2.1 Habilite a tela ao pressionar F2;
1.2.2 Selecione o banco cadastrado com um clique duplo. As informações serão carregadas na tela conforme o cadastro escolhido;

1.2.3 Efetue as alterações dos campos desejados;

  • Lembre-se que uma vez feita a alteração das informações cadastradas, todos os registros que utilizam a nova informação prestada serão modificados.
    1.2.4 Finalize o processo ao pressionar F2.
    1.3 Excluir cadastro
    1.3.1 Habilite a tela ao pressionar F2;
    1.3.2 Selecione o banco cadastrado com um clique duplo. As informações serão carregadas na tela conforme o cadastro escolhido;
    1.3.3 Pressione F5 e confirme a exclusão de dados, Figura 2.
    Assim que finalizar a exclusão todos os cadastros que utilizavam esta informação ficaram sem dados, portanto a exclusão deve ser tratada com cuidado e somente em casos em que a alteração ou o novo cadastro não solucione.

    2. Impactos
    Cadastro de cliente a prazo, Contas a receber, Contas a pagar.
    3. Processos Relacionados
    Cadastro Cliente a prazo – Aba Outras Informações\Fidelidade
    Lançamento de duplicatas no contas a receber
    Lançamento de duplicatas no contas a pagar
  • Sem rótulos